AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59383 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5523 "inscrito_id" => 7148 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE" "resumo" => "ESTE ESTUDO, QUE É UM RECORTE DA PESQUISA EM ANDAMENTO, TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA (OU NÃO) DE ARCABOUÇO LEGAL PARA AVALIAÇÕES, ASSIM COMO INICIATIVAS E ESTRATÉGIAS MUNICIPAIS, NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. VISA ANALISAR OS MODELOS E ABORDAGENS ADOTADOS PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, COMPARANDO COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA ÁREA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A CONSTRUÇÃO DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, NA PERSPECTIVA DE BARDIN (2016), QUANDO FORAM IDENTIFICADAS CATEGORIAS TEÓRICAS DE ANÁLISE, NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. SEJAM ELAS: AVALIAÇÃO COM FOCO INSTITUCIONAL (EXTERNA, INTERNA, AUTOAVALIAÇÃO, PARTICIPATIVA); COM FOCO NA CRIANÇA (DESENVOLVIMENTO INFANTIL, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS). NO QUE CONCERNE A ESTRATÉGIAS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FOCO DE NOSSO INTERESSE, PODE-SE OBSERVAR QUE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE MUNICÍPIOS, NO CASO QUATRO, NEM SEQUER CITOU ESTA AVALIAÇÃO EM SEUS PME’S. CONTRARIANDO AS DCNEI (2010), UM MUNICÍPIO PROPÕE ALINHAR A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O IDEB E OUTRO PÕE FOCO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CINCO DOS QUINZE MUNICÍPIOS DA RMR TEM SEUS PLANOS ALINHADOS COM AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSTANTES NAS DCNEI E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS AUTORES ESTUDADOS, QUE CONTEMPLAM UMA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA, COM FOCO NA INSTITUIÇÃO, NOS PROCESSOS E PORTANTO, MAIS COMPROMETIDA COM QUALIDADE. ESPERA-SE QUE ESTES PLANOS SEJAM LEVADOS EM CONTA E QUE SEJAM REALMENTE COLOCADOS EM PRÁTICA COMO POLÍTICA DE ESTADO. SERÁ UM AVANÇO PARA A EDUCAÇÃO EM GERAL E PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, EM PARTICULAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID7148_04102019165729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA PATRÍCIA JORGE DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RENATA SANTOS BARBOSA" "autor_email" => "renatapjsantos@hotmail.co" "autor_ies" => "FAFIRE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59383 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5523 "inscrito_id" => 7148 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE" "resumo" => "ESTE ESTUDO, QUE É UM RECORTE DA PESQUISA EM ANDAMENTO, TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA (OU NÃO) DE ARCABOUÇO LEGAL PARA AVALIAÇÕES, ASSIM COMO INICIATIVAS E ESTRATÉGIAS MUNICIPAIS, NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. VISA ANALISAR OS MODELOS E ABORDAGENS ADOTADOS PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, COMPARANDO COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA ÁREA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A CONSTRUÇÃO DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, NA PERSPECTIVA DE BARDIN (2016), QUANDO FORAM IDENTIFICADAS CATEGORIAS TEÓRICAS DE ANÁLISE, NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. SEJAM ELAS: AVALIAÇÃO COM FOCO INSTITUCIONAL (EXTERNA, INTERNA, AUTOAVALIAÇÃO, PARTICIPATIVA); COM FOCO NA CRIANÇA (DESENVOLVIMENTO INFANTIL, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS). NO QUE CONCERNE A ESTRATÉGIAS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FOCO DE NOSSO INTERESSE, PODE-SE OBSERVAR QUE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE MUNICÍPIOS, NO CASO QUATRO, NEM SEQUER CITOU ESTA AVALIAÇÃO EM SEUS PME’S. CONTRARIANDO AS DCNEI (2010), UM MUNICÍPIO PROPÕE ALINHAR A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O IDEB E OUTRO PÕE FOCO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CINCO DOS QUINZE MUNICÍPIOS DA RMR TEM SEUS PLANOS ALINHADOS COM AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSTANTES NAS DCNEI E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS AUTORES ESTUDADOS, QUE CONTEMPLAM UMA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA, COM FOCO NA INSTITUIÇÃO, NOS PROCESSOS E PORTANTO, MAIS COMPROMETIDA COM QUALIDADE. ESPERA-SE QUE ESTES PLANOS SEJAM LEVADOS EM CONTA E QUE SEJAM REALMENTE COLOCADOS EM PRÁTICA COMO POLÍTICA DE ESTADO. SERÁ UM AVANÇO PARA A EDUCAÇÃO EM GERAL E PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, EM PARTICULAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID7148_04102019165729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA PATRÍCIA JORGE DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RENATA SANTOS BARBOSA" "autor_email" => "renatapjsantos@hotmail.co" "autor_ies" => "FAFIRE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }