O PRESENTE ARTIGO VISA DESTACAR A PERCEPÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. O ESTUDO SELECIONOU A PARTIR DE DADOS DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS) DIRETORES DE DEZ ESCOLAS CONSIDERADAS COM PERFIL DE RESULTADOS DE EXCELÊNCIA, OU SEJA, CONSEGUIRAM MAIOR DESEMPENHO, A PARTIR DA LENTE DO PAS/UNB. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO, DO CARÁTER PREPONDERANTE DE INVESTIGAÇÕES REALIZADAS COM BASE EM DADOS EMPÍRICOS. OS INSTRUMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE INFORMAÇÕES TIVERAM COMO BASE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, ANÁLISE DOCUMENTAL, REFERENCIAIS GEOGRÁFICOS CIRCUNSCRITOS PELO CONCEITO OPERATIVO DA EXPRESSÃO ESPACIAL. APÓS A SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS, AS INFORMAÇÕES FORAM AGRUPADAS EM CATEGORIAS CENTRAIS QUE CERCAM O PERFIL DO GESTOR, CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS E SUA LOCALIZAÇÃO, AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO PAS/UNB. COMO PRINCIPAIS ACHADOS DESTACA-SE QUE AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES ESTÃO ASSOCIADAS À COMUNICAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO FORMA DE MELHORAR O DESEMPENHO NO PAS, A LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA TEM RELEVÂNCIA NO DESEMPENHO DA ESCOLA E A EXPERIÊNCIA DOS DIRETORES NA GESTÃO E EM REGÊNCIA ESCOLAR.