Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES ESCOLARES

Palavra-chaves: DIRETORES ESCOLARES, AVALIAÇÃO DA QUALIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59389
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 840
    "inscrito_id" => 8527
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES ESCOLARES"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA DESTACAR A PERCEPÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. O ESTUDO SELECIONOU A PARTIR DE DADOS DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS) DIRETORES DE DEZ ESCOLAS CONSIDERADAS COM PERFIL DE RESULTADOS DE EXCELÊNCIA, OU SEJA, CONSEGUIRAM MAIOR DESEMPENHO, A PARTIR DA LENTE DO PAS/UNB. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO, DO CARÁTER PREPONDERANTE DE INVESTIGAÇÕES REALIZADAS COM BASE EM DADOS EMPÍRICOS. OS INSTRUMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE INFORMAÇÕES TIVERAM COMO BASE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, ANÁLISE DOCUMENTAL, REFERENCIAIS GEOGRÁFICOS CIRCUNSCRITOS PELO CONCEITO OPERATIVO DA EXPRESSÃO ESPACIAL. APÓS A SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS, AS INFORMAÇÕES FORAM AGRUPADAS EM CATEGORIAS CENTRAIS QUE CERCAM O PERFIL DO GESTOR, CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS E SUA LOCALIZAÇÃO, AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO PAS/UNB. COMO PRINCIPAIS ACHADOS DESTACA-SE QUE AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES ESTÃO ASSOCIADAS À COMUNICAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO FORMA DE MELHORAR O DESEMPENHO NO PAS, A LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA TEM RELEVÂNCIA NO DESEMPENHO DA ESCOLA E A EXPERIÊNCIA DOS DIRETORES NA GESTÃO E EM REGÊNCIA ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIRETORES ESCOLARES, AVALIAÇÃO DA QUALIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8527_02082019112517.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDELMAR ALVES DA SILVA KUNZ"
    "autor_nome_curto" => "SIDELMAR"
    "autor_email" => "sidel.gea@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59389
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 840
    "inscrito_id" => 8527
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES ESCOLARES"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA DESTACAR A PERCEPÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. O ESTUDO SELECIONOU A PARTIR DE DADOS DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS) DIRETORES DE DEZ ESCOLAS CONSIDERADAS COM PERFIL DE RESULTADOS DE EXCELÊNCIA, OU SEJA, CONSEGUIRAM MAIOR DESEMPENHO, A PARTIR DA LENTE DO PAS/UNB. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO, DO CARÁTER PREPONDERANTE DE INVESTIGAÇÕES REALIZADAS COM BASE EM DADOS EMPÍRICOS. OS INSTRUMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE INFORMAÇÕES TIVERAM COMO BASE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, ANÁLISE DOCUMENTAL, REFERENCIAIS GEOGRÁFICOS CIRCUNSCRITOS PELO CONCEITO OPERATIVO DA EXPRESSÃO ESPACIAL. APÓS A SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS, AS INFORMAÇÕES FORAM AGRUPADAS EM CATEGORIAS CENTRAIS QUE CERCAM O PERFIL DO GESTOR, CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS E SUA LOCALIZAÇÃO, AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO PAS/UNB. COMO PRINCIPAIS ACHADOS DESTACA-SE QUE AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES ESTÃO ASSOCIADAS À COMUNICAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO FORMA DE MELHORAR O DESEMPENHO NO PAS, A LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA TEM RELEVÂNCIA NO DESEMPENHO DA ESCOLA E A EXPERIÊNCIA DOS DIRETORES NA GESTÃO E EM REGÊNCIA ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIRETORES ESCOLARES, AVALIAÇÃO DA QUALIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8527_02082019112517.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDELMAR ALVES DA SILVA KUNZ"
    "autor_nome_curto" => "SIDELMAR"
    "autor_email" => "sidel.gea@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO VISA DESTACAR A PERCEPÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. O ESTUDO SELECIONOU A PARTIR DE DADOS DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS) DIRETORES DE DEZ ESCOLAS CONSIDERADAS COM PERFIL DE RESULTADOS DE EXCELÊNCIA, OU SEJA, CONSEGUIRAM MAIOR DESEMPENHO, A PARTIR DA LENTE DO PAS/UNB. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO, DO CARÁTER PREPONDERANTE DE INVESTIGAÇÕES REALIZADAS COM BASE EM DADOS EMPÍRICOS. OS INSTRUMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE INFORMAÇÕES TIVERAM COMO BASE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, ANÁLISE DOCUMENTAL, REFERENCIAIS GEOGRÁFICOS CIRCUNSCRITOS PELO CONCEITO OPERATIVO DA EXPRESSÃO ESPACIAL. APÓS A SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS, AS INFORMAÇÕES FORAM AGRUPADAS EM CATEGORIAS CENTRAIS QUE CERCAM O PERFIL DO GESTOR, CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS E SUA LOCALIZAÇÃO, AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO PAS/UNB. COMO PRINCIPAIS ACHADOS DESTACA-SE QUE AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES ESTÃO ASSOCIADAS À COMUNICAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO FORMA DE MELHORAR O DESEMPENHO NO PAS, A LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA TEM RELEVÂNCIA NO DESEMPENHO DA ESCOLA E A EXPERIÊNCIA DOS DIRETORES NA GESTÃO E EM REGÊNCIA ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.