AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD): UMA PERCEPÇÃO ACADÊMICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59423 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5648 "inscrito_id" => 12475 "titulo" => "AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD): UMA PERCEPÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CARÁTER DESCRITIVO E BIBLIOGRÁFICO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER COMO A AVALIAÇÃO FORMATIVA É APLICADA NA MODALIDADE ENSINO À DISTÂNCIA. FOI REALIZADA A INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E AINDA A APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS FORAM SISTEMATIZADOS POR MEIO DE LINHA DO TEMPO DIACRÔNICA E SINCRÔNICA SOBRE O INÍCIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E POR MEIO DE NUVENS DE PALAVRAS COLOCANDO EM DESTAQUE AS DISCUSSÕES APRESENTADAS PELOS RESPECTIVOS AUTORES SOBRE O OBJETO DE ESTUDO. NESTE CONTEXTO, O QUE PREVALECEU NAS DISCUSSÕES DESTE ESTUDO FORAM AS AFIRMATIVAS E CONSIDERAÇÕES DADAS POR CADA AUTOR NO TOCANTE ÀS CONCEPÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA; OBSERVAÇÃO DE COMO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É APLICADA NA EAD, BEM COMO ACENTUAR A APLICABILIDADE DA AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EXPERIÊNCIAS EXITOSAS. O ESTUDO NÃO TINHA O ANSEIO EM ESGOTAR O CONTEÚDO E SIM CONVOCAR OS LEITORES PARA UMA REFLEXÃO QUANTO A AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. SOBRETUDO POR SER UMA MODALIDADE DE AVALIAÇÃO QUE SE PREOCUPA COM A APROPRIAÇÃO DOS SABERES PROCESSADOS, NESTE CASO EM DESTAQUE, POR MEIO DAS FERRAMENTAS DE ENSINO COMO CHAT, FÓRUNS DE DISCUSSÕES, QUESTIONÁRIOS ON LINE, DENTRE OUTROS. ESTANDO PRESENTE A CONSTANTE INTERVENÇÃO ATIVA DO PROFESSOR OU TUTOR, REGULANDO A APRENDIZAGEM E REVERTENDO EVENTUAL FRACASSO A CADA RESULTADO ALCANÇADO PELO ACADÊMICO. EM LINHAS GERAIS SE CONCEBE A PARTIR DESTA REVISÃO ACADÊMICA QUE A AVALIAÇÃO FORMATIVA POR SE INTERESSAR NA BUSCA PELA COMPATIBILIDADE ENTRE OS OBJETIVOS PROPOSTOS E OS RESULTADOS EFETIVAMENTE ALCANÇADOS CORRESPONDE A MODALIDADE DE AVALIAÇÃO QUE MELHOR SE APLICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, AVALIAÇÃO FORMATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID12475_03102019202036.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE TERESINHA CARVALHO PISSOLATO" "autor_nome_curto" => "SOLANGE" "autor_email" => "solangepissolato@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59423 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5648 "inscrito_id" => 12475 "titulo" => "AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD): UMA PERCEPÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CARÁTER DESCRITIVO E BIBLIOGRÁFICO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER COMO A AVALIAÇÃO FORMATIVA É APLICADA NA MODALIDADE ENSINO À DISTÂNCIA. FOI REALIZADA A INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E AINDA A APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS FORAM SISTEMATIZADOS POR MEIO DE LINHA DO TEMPO DIACRÔNICA E SINCRÔNICA SOBRE O INÍCIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E POR MEIO DE NUVENS DE PALAVRAS COLOCANDO EM DESTAQUE AS DISCUSSÕES APRESENTADAS PELOS RESPECTIVOS AUTORES SOBRE O OBJETO DE ESTUDO. NESTE CONTEXTO, O QUE PREVALECEU NAS DISCUSSÕES DESTE ESTUDO FORAM AS AFIRMATIVAS E CONSIDERAÇÕES DADAS POR CADA AUTOR NO TOCANTE ÀS CONCEPÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA; OBSERVAÇÃO DE COMO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É APLICADA NA EAD, BEM COMO ACENTUAR A APLICABILIDADE DA AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EXPERIÊNCIAS EXITOSAS. O ESTUDO NÃO TINHA O ANSEIO EM ESGOTAR O CONTEÚDO E SIM CONVOCAR OS LEITORES PARA UMA REFLEXÃO QUANTO A AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. SOBRETUDO POR SER UMA MODALIDADE DE AVALIAÇÃO QUE SE PREOCUPA COM A APROPRIAÇÃO DOS SABERES PROCESSADOS, NESTE CASO EM DESTAQUE, POR MEIO DAS FERRAMENTAS DE ENSINO COMO CHAT, FÓRUNS DE DISCUSSÕES, QUESTIONÁRIOS ON LINE, DENTRE OUTROS. ESTANDO PRESENTE A CONSTANTE INTERVENÇÃO ATIVA DO PROFESSOR OU TUTOR, REGULANDO A APRENDIZAGEM E REVERTENDO EVENTUAL FRACASSO A CADA RESULTADO ALCANÇADO PELO ACADÊMICO. EM LINHAS GERAIS SE CONCEBE A PARTIR DESTA REVISÃO ACADÊMICA QUE A AVALIAÇÃO FORMATIVA POR SE INTERESSAR NA BUSCA PELA COMPATIBILIDADE ENTRE OS OBJETIVOS PROPOSTOS E OS RESULTADOS EFETIVAMENTE ALCANÇADOS CORRESPONDE A MODALIDADE DE AVALIAÇÃO QUE MELHOR SE APLICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, AVALIAÇÃO FORMATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID12475_03102019202036.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE TERESINHA CARVALHO PISSOLATO" "autor_nome_curto" => "SOLANGE" "autor_email" => "solangepissolato@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }