AVALIANDO PRODUÇÕES TEXTUAIS DE CRIANÇAS: INDÍCIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59440 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4463 "inscrito_id" => 9467 "titulo" => "AVALIANDO PRODUÇÕES TEXTUAIS DE CRIANÇAS: INDÍCIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "ESTE ARTIGO BUSCOU AVALIAR AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL, A FIM DE APREENDER INDÍCIOS PARA A QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA. FUNDAMENTOU-SE NA CONCEPÇÃO SOCIOHISTÓRICA DA LINGUAGEM (BAKHTIN, 1982), CONSIDERANDO A LINGUAGEM COMO ATIVIDADE DE INTERAÇÃO. REALIZOU-SE A ANÁLISE DE 26 TEXTOS DE CRIANÇAS PERTENCENTES A TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO PARADIGMA INDICIÁRIO PROPOSTO POR CARLO GINZBURG (1979), OBJETIVANDO PERCEBER SINAIS EM SUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS QUE DESSEM PISTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA. OS INDÍCIOS FORAM CATEGORIZADOS EM DUAS DIMENSÕES DE GESTÃO TEXTUAL, NA DIMENSÃO DA LINEARIZAÇÃO, IDENTIFICANDO OS PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO E NA DIMENSÃO TEXTUAL-DISCURSIVA, ESPECIFICAMENTE A PARTIR DA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL E DOS MODOS DE ENUNCIAÇÃO (SCHNEUWLY, 1988; SCHNEUWLY & DOLZ, 2004; GOULART, 2008). O RESULTADO MOSTROU QUE AS CRIANÇAS REALIZAM OPERAÇÕES DE GESTÃO TEXTUAL AINDA DE MODO INCIPIENTE, EMBORA CONSIGAM ORGANIZAR A TESSITURA DO TEXTO LEVANDO EM CONTA OS ELEMENTOS COMPOSICIONAIS DO GÊNERO. PORÉM, GRANDE PARTE DOS SUJEITOS, O FAZ DE MANEIRA DESCRITIVA OU COMO UM RELATO, DISTANCIANDO-SE MAIS DA NARRATIVA. CONSIDERAMOS, PORTANTO, A RELEVÂNCIA DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL COM CRIANÇAS TENDO INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS QUE ATENTEM PARA AS OPERAÇÕES DE GESTÃO TEXTUAL QUE DEVEM EMERGIR NO PROCESSO DE ESCRITA COM FOCO NA QUALIFICAÇÃO TEXTUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, ALFABETIZAÇÃO, INDÍCIOS, PRÁTICA DOCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9467_26092019172428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE" "autor_nome_curto" => "LUIZA BRILHANTE" "autor_email" => "luizaherminia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59440 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4463 "inscrito_id" => 9467 "titulo" => "AVALIANDO PRODUÇÕES TEXTUAIS DE CRIANÇAS: INDÍCIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "ESTE ARTIGO BUSCOU AVALIAR AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL, A FIM DE APREENDER INDÍCIOS PARA A QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA. FUNDAMENTOU-SE NA CONCEPÇÃO SOCIOHISTÓRICA DA LINGUAGEM (BAKHTIN, 1982), CONSIDERANDO A LINGUAGEM COMO ATIVIDADE DE INTERAÇÃO. REALIZOU-SE A ANÁLISE DE 26 TEXTOS DE CRIANÇAS PERTENCENTES A TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO PARADIGMA INDICIÁRIO PROPOSTO POR CARLO GINZBURG (1979), OBJETIVANDO PERCEBER SINAIS EM SUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS QUE DESSEM PISTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA. OS INDÍCIOS FORAM CATEGORIZADOS EM DUAS DIMENSÕES DE GESTÃO TEXTUAL, NA DIMENSÃO DA LINEARIZAÇÃO, IDENTIFICANDO OS PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO E NA DIMENSÃO TEXTUAL-DISCURSIVA, ESPECIFICAMENTE A PARTIR DA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL E DOS MODOS DE ENUNCIAÇÃO (SCHNEUWLY, 1988; SCHNEUWLY & DOLZ, 2004; GOULART, 2008). O RESULTADO MOSTROU QUE AS CRIANÇAS REALIZAM OPERAÇÕES DE GESTÃO TEXTUAL AINDA DE MODO INCIPIENTE, EMBORA CONSIGAM ORGANIZAR A TESSITURA DO TEXTO LEVANDO EM CONTA OS ELEMENTOS COMPOSICIONAIS DO GÊNERO. PORÉM, GRANDE PARTE DOS SUJEITOS, O FAZ DE MANEIRA DESCRITIVA OU COMO UM RELATO, DISTANCIANDO-SE MAIS DA NARRATIVA. CONSIDERAMOS, PORTANTO, A RELEVÂNCIA DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL COM CRIANÇAS TENDO INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS QUE ATENTEM PARA AS OPERAÇÕES DE GESTÃO TEXTUAL QUE DEVEM EMERGIR NO PROCESSO DE ESCRITA COM FOCO NA QUALIFICAÇÃO TEXTUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, ALFABETIZAÇÃO, INDÍCIOS, PRÁTICA DOCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9467_26092019172428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE" "autor_nome_curto" => "LUIZA BRILHANTE" "autor_email" => "luizaherminia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }