BARALHO DOS VERTEBRADOS: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59447 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 9202 "titulo" => "BARALHO DOS VERTEBRADOS: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA." "resumo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA ENVOLVE CONTEÚDOS TEÓRICOS COMPLEXOS E MUITAS VEZES ABSTRATOS, NECESSITANDO DO AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA PROPORCIONAR A ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS DE MANEIRA MAIS EFICAZ. NESSE SENTIDO, OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO FERRAMENTAS ÚTEIS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS FACILITAM A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PELOS ALUNOS. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR COMO OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO DE ZOOLOGIA. O JOGO “BARALHO DOS VERTEBRADOS” FOI DESENVOLVIDO EM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NA CIDADE DE FORTALEZA/CE. O JOGO DE CARTAS FOI APLICADO APÓS SEREM MINISTRADAS TODAS AS AULAS TEÓRICAS REFERENTES AO CONTEÚDO DE ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS. DURANTE A APLICAÇÃO FOI EXPLICADO COMO FUNCIONAVA O JOGO DE CARTAS E REALIZADA A ATIVIDADE MONITORADA EM SALA DE AULA. APÓS, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM INTUITO DE AVALIAR A OPINIÃO DOS DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA. A PRINCÍPIO, HOUVE DESINTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES, MAS LOGO ESSA REALIDADE FOI MUDADA DEVIDO AO MOMENTO DE COOPERAÇÃO DESENVOLVIDO POR ELES, COLABORANDO PARA O INTERESSE, PARTICIPAÇÃO E O ENTENDIMENTO DE CONCEITOS. DIANTE DISSO, A UTILIZAÇÃO DO “BARALHO DOS VERTEBRADOS” MOSTROU-SE COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA NO PROCESSO EDUCATIVO, POIS PROMOVEU A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, A ARGUMENTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE ZOOLOGIA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9202_29072019113024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAÍRLA BIANCA AIRES PRACIANO" "autor_nome_curto" => "JAÍRLA PRACIANO" "autor_email" => "jairlaaires@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59447 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 9202 "titulo" => "BARALHO DOS VERTEBRADOS: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA." "resumo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA ENVOLVE CONTEÚDOS TEÓRICOS COMPLEXOS E MUITAS VEZES ABSTRATOS, NECESSITANDO DO AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA PROPORCIONAR A ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS DE MANEIRA MAIS EFICAZ. NESSE SENTIDO, OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO FERRAMENTAS ÚTEIS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS FACILITAM A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PELOS ALUNOS. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR COMO OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO DE ZOOLOGIA. O JOGO “BARALHO DOS VERTEBRADOS” FOI DESENVOLVIDO EM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NA CIDADE DE FORTALEZA/CE. O JOGO DE CARTAS FOI APLICADO APÓS SEREM MINISTRADAS TODAS AS AULAS TEÓRICAS REFERENTES AO CONTEÚDO DE ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS. DURANTE A APLICAÇÃO FOI EXPLICADO COMO FUNCIONAVA O JOGO DE CARTAS E REALIZADA A ATIVIDADE MONITORADA EM SALA DE AULA. APÓS, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM INTUITO DE AVALIAR A OPINIÃO DOS DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA. A PRINCÍPIO, HOUVE DESINTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES, MAS LOGO ESSA REALIDADE FOI MUDADA DEVIDO AO MOMENTO DE COOPERAÇÃO DESENVOLVIDO POR ELES, COLABORANDO PARA O INTERESSE, PARTICIPAÇÃO E O ENTENDIMENTO DE CONCEITOS. DIANTE DISSO, A UTILIZAÇÃO DO “BARALHO DOS VERTEBRADOS” MOSTROU-SE COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA NO PROCESSO EDUCATIVO, POIS PROMOVEU A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, A ARGUMENTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE ZOOLOGIA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9202_29072019113024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAÍRLA BIANCA AIRES PRACIANO" "autor_nome_curto" => "JAÍRLA PRACIANO" "autor_email" => "jairlaaires@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }