BARREIRAS COMUNICATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59448 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2316 "inscrito_id" => 7468 "titulo" => "BARREIRAS COMUNICATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "AS DISCUSSÕES DESENVOLVIDAS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE EM UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA SOBRE AS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, CUJO OBJETO DE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA BARREIRA COMUNICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, ONDE SÃO ARTICULADOS OS SABERES MOBILIZADOS PELOS (AS) DOCENTES NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AS BARREIRAS COMUNICATIVAS. NESSE CONTEXTO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER QUAIS AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO COMO PRESSUPOSTAS PARA AS HABILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, PARA TORNAR O APRENDIZADO DO DISCENTE DO CURSO DE ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO MAIS EFICAZ. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES FOI À PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA COM BASE DESCRITIVA, POR MEIO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, EM LIVROS, TRABALHOS ACADÊMICOS, REVISTAS E SITES ESPECIALIZADOS. ASSIM, UTILIZOU-SE UM ROTEIRO DE PESQUISA SEMIESTRUTURADO, COM TRÊS PROFESSORES, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DIRETA E OBJETIVA ENTRE OS DIAS 03 E 04 DE DEZEMBRO 2018. O QUESTIONÁRIO CONTOU COM 03 QUESTÕES EM QUE SE BUSCA RESPONDER AOS OBJETIVOS DA PESQUISA. DEPOIS DE FEITA A LEITURA DO QUESTIONÁRIO REALIZOU-SE UMA ANÁLISE, A FIM DE IDENTIFICAR AS IDEIAS CENTRAIS, SOBRE A CATEGORIA BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO. ENTÃO SE PERCEBE QUE A COMUNICAÇÃO PARA O PROFESSOR, É IMPORTANTE PARA A CONCRETIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS. E QUE A ARTE DA COMUNICAÇÃO, NA EXPLANAÇÃO DE CONTEÚDO DEVE-SE FAZER USO DE UMA LINGUAGEM SIMPLES, ACESSÍVEL A TODO TIPO DE ALUNO, RETÓRICAS NÃO CONDUZEM OS ALUNOS AO APRENDIZADO, UMA TURMA INTEIRA PODE SER CONDUZIDA AO APRENDIZADO SE O PROFESSOR SOUBER TRANSMITIR A MATÉRIA E SE FAZER ENTENDER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO,, DOCÊNCIA,, ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID7468_16082019005850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILMA NUNES DE MELO" "autor_nome_curto" => "ZILMA" "autor_email" => "znzilma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59448 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2316 "inscrito_id" => 7468 "titulo" => "BARREIRAS COMUNICATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "AS DISCUSSÕES DESENVOLVIDAS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE EM UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA SOBRE AS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, CUJO OBJETO DE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA BARREIRA COMUNICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, ONDE SÃO ARTICULADOS OS SABERES MOBILIZADOS PELOS (AS) DOCENTES NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AS BARREIRAS COMUNICATIVAS. NESSE CONTEXTO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER QUAIS AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO COMO PRESSUPOSTAS PARA AS HABILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, PARA TORNAR O APRENDIZADO DO DISCENTE DO CURSO DE ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO MAIS EFICAZ. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES FOI À PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA COM BASE DESCRITIVA, POR MEIO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, EM LIVROS, TRABALHOS ACADÊMICOS, REVISTAS E SITES ESPECIALIZADOS. ASSIM, UTILIZOU-SE UM ROTEIRO DE PESQUISA SEMIESTRUTURADO, COM TRÊS PROFESSORES, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DIRETA E OBJETIVA ENTRE OS DIAS 03 E 04 DE DEZEMBRO 2018. O QUESTIONÁRIO CONTOU COM 03 QUESTÕES EM QUE SE BUSCA RESPONDER AOS OBJETIVOS DA PESQUISA. DEPOIS DE FEITA A LEITURA DO QUESTIONÁRIO REALIZOU-SE UMA ANÁLISE, A FIM DE IDENTIFICAR AS IDEIAS CENTRAIS, SOBRE A CATEGORIA BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO. ENTÃO SE PERCEBE QUE A COMUNICAÇÃO PARA O PROFESSOR, É IMPORTANTE PARA A CONCRETIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS. E QUE A ARTE DA COMUNICAÇÃO, NA EXPLANAÇÃO DE CONTEÚDO DEVE-SE FAZER USO DE UMA LINGUAGEM SIMPLES, ACESSÍVEL A TODO TIPO DE ALUNO, RETÓRICAS NÃO CONDUZEM OS ALUNOS AO APRENDIZADO, UMA TURMA INTEIRA PODE SER CONDUZIDA AO APRENDIZADO SE O PROFESSOR SOUBER TRANSMITIR A MATÉRIA E SE FAZER ENTENDER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO,, DOCÊNCIA,, ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID7468_16082019005850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILMA NUNES DE MELO" "autor_nome_curto" => "ZILMA" "autor_email" => "znzilma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }