AS DISCUSSÕES DESENVOLVIDAS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE EM UMA REFLEXÃO TEÓRICA METODOLÓGICA SOBRE AS BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, CUJO OBJETO DE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA BARREIRA COMUNICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO, ONDE SÃO ARTICULADOS OS SABERES MOBILIZADOS PELOS (AS) DOCENTES NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AS BARREIRAS COMUNICATIVAS. NESSE CONTEXTO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER QUAIS AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO COMO PRESSUPOSTAS PARA AS HABILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, PARA TORNAR O APRENDIZADO DO DISCENTE DO CURSO DE ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO MAIS EFICAZ. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES FOI À PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA COM BASE DESCRITIVA, POR MEIO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, EM LIVROS, TRABALHOS ACADÊMICOS, REVISTAS E SITES ESPECIALIZADOS. ASSIM, UTILIZOU-SE UM ROTEIRO DE PESQUISA SEMIESTRUTURADO, COM TRÊS PROFESSORES, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DIRETA E OBJETIVA ENTRE OS DIAS 03 E 04 DE DEZEMBRO 2018. O QUESTIONÁRIO CONTOU COM 03 QUESTÕES EM QUE SE BUSCA RESPONDER AOS OBJETIVOS DA PESQUISA. DEPOIS DE FEITA A LEITURA DO QUESTIONÁRIO REALIZOU-SE UMA ANÁLISE, A FIM DE IDENTIFICAR AS IDEIAS CENTRAIS, SOBRE A CATEGORIA BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO. ENTÃO SE PERCEBE QUE A COMUNICAÇÃO PARA O PROFESSOR, É IMPORTANTE PARA A CONCRETIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS. E QUE A ARTE DA COMUNICAÇÃO, NA EXPLANAÇÃO DE CONTEÚDO DEVE-SE FAZER USO DE UMA LINGUAGEM SIMPLES, ACESSÍVEL A TODO TIPO DE ALUNO, RETÓRICAS NÃO CONDUZEM OS ALUNOS AO APRENDIZADO, UMA TURMA INTEIRA PODE SER CONDUZIDA AO APRENDIZADO SE O PROFESSOR SOUBER TRANSMITIR A MATÉRIA E SE FAZER ENTENDER.