BNC E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS DE BALL COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59461 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5203 "inscrito_id" => 14718 "titulo" => "BNC E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS DE BALL COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO" "resumo" => "ESTE TRABALHO SE ORIGINA DE DISCUSSÕES NA DISCIPLINA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, DO MESTRADO, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), DERIVANDO DE QUESTIONAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM TORNO DAS PESQUISAS DE FORMAÇÃO DOCENTE. COMPREENDENDO A PARTIR DE DOURADO (2016) QUE OS PROFISSIONAIS EM MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA FORMAÇÃO, NO CONTEXTO HISTÓRICO DO BRASIL, SÃO ALVOS DE DISPUTAS DE CONCEPÇÕES, ESTE TRABALHO TENCIONA NA PROPOSTA DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL E COLABORADORES (1992), UTILIZANDO O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA E PRODUÇÃO DE TEXTO, COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA RESPONDER À PROBLEMÁTICA QUE NOS PROPOMOS A INVESTIGAR. ASSIM, TENDO COMO EIXOS TEÓRICOS: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, O CONTEXTO NEOLIBERAL E POLÍTICAS DE CURRÍCULO, NOS ANCORAMOS NAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE BALL (2001); DOURADO (2016); AGUIAR (2018); FREITAS (2012) ARROYO (2011) E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, PARA COMPREENDERMOS O CENÁRIO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, E O CONTEXTO NEOLIBERAL QUE CARACTERIZA AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS ATUALMENTE NO BRASIL. DESSA FORMA, ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS PODEREMOS PERCEBER A PARTIR DE CADA CONTEXTO OS MOMENTOS DE PRODUÇÃO DA POLÍTICA AINDA NO SEU ESTÁGIO DE IDEAÇÃO, A MATERIALIZAÇÃO DA PROPOSTA NO TEXTO LEGAL, A REPERCUSSÃO DESSA POLÍTICA NA PRÁTICA, ALÉM DE SEUS EFEITOS, RESULTADOS E ESTRATÉGIAS. OS CONTEXTOS SÃO INTERLIGADOS, EMBORA CADA UM TENHA SUAS ESPECIFICIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BNC, CICLO DE POLÍTICAS, PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14718_02102019100010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARAIANE PINTO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARAIANE PINTO" "autor_email" => "maraiane.s@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59461 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5203 "inscrito_id" => 14718 "titulo" => "BNC E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS DE BALL COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO" "resumo" => "ESTE TRABALHO SE ORIGINA DE DISCUSSÕES NA DISCIPLINA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, DO MESTRADO, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), DERIVANDO DE QUESTIONAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM TORNO DAS PESQUISAS DE FORMAÇÃO DOCENTE. COMPREENDENDO A PARTIR DE DOURADO (2016) QUE OS PROFISSIONAIS EM MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA FORMAÇÃO, NO CONTEXTO HISTÓRICO DO BRASIL, SÃO ALVOS DE DISPUTAS DE CONCEPÇÕES, ESTE TRABALHO TENCIONA NA PROPOSTA DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL E COLABORADORES (1992), UTILIZANDO O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA E PRODUÇÃO DE TEXTO, COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA RESPONDER À PROBLEMÁTICA QUE NOS PROPOMOS A INVESTIGAR. ASSIM, TENDO COMO EIXOS TEÓRICOS: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, O CONTEXTO NEOLIBERAL E POLÍTICAS DE CURRÍCULO, NOS ANCORAMOS NAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE BALL (2001); DOURADO (2016); AGUIAR (2018); FREITAS (2012) ARROYO (2011) E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, PARA COMPREENDERMOS O CENÁRIO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, E O CONTEXTO NEOLIBERAL QUE CARACTERIZA AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS ATUALMENTE NO BRASIL. DESSA FORMA, ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS PODEREMOS PERCEBER A PARTIR DE CADA CONTEXTO OS MOMENTOS DE PRODUÇÃO DA POLÍTICA AINDA NO SEU ESTÁGIO DE IDEAÇÃO, A MATERIALIZAÇÃO DA PROPOSTA NO TEXTO LEGAL, A REPERCUSSÃO DESSA POLÍTICA NA PRÁTICA, ALÉM DE SEUS EFEITOS, RESULTADOS E ESTRATÉGIAS. OS CONTEXTOS SÃO INTERLIGADOS, EMBORA CADA UM TENHA SUAS ESPECIFICIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BNC, CICLO DE POLÍTICAS, PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14718_02102019100010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARAIANE PINTO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARAIANE PINTO" "autor_email" => "maraiane.s@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }