CARACTERIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS TRABALHADOS NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO AFORMAÇÃO E ENSINO DO MUNÍCIPIO DE CAMPINA GRANDE)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59509 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1669 "inscrito_id" => 6338 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS TRABALHADOS NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO AFORMAÇÃO E ENSINO DO MUNÍCIPIO DE CAMPINA GRANDE)" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NA REDE FUNDAMENTAL, GERALMENTE ACONTECE DE FORMA CONTEUDISTA E LONGE DA REALIDADE VIVIDA PELOS ALUNOS EM SEU COTIDIANO, DIFICULTANDO ASSIM, A APRENDIZAGEM E DISTANCIANDO O INTERESSE DO ALUNO PELA DISCIPLINA. A PARTIR DISSO, A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS SURGE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA COM GRANDE POTENCIAL PARA SUPERAR ESSA PROBLEMÁTICA, ONDE O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR OS EXPERIMENTOS DESENVOLVIDOS NO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E ENSINO – PROAFE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, QUE SURGE COMO UM PROGRAMA QUE BUSCA APOIAR E INTERVIR TANTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, NA PERSPECTIVA DE TRANSFORMAR O CONTEXTO ATRAVÉS DE AULAS EXPERIMENTAIS. BUSCANDO ELUCIDAR AS PRATICAS DESENVOLVIDA POR CADA UM DOS DOCENTES EM FORMAÇÃO DO CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, SEGUNDO A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DA EXPERIMENTAÇÃO ILUSTRATIVA. VISANDO ASSIM, OFERECER AULAS EXPERIMENTAIS EMBASADAS EM ALGUNS MODELOS DA EXPERIMENTOTECA DA UDSP, TRAZENDO OS CONTEÚDOS: SOLO (PERMEABILIDADE E DEGRADAÇÃO DAS ROCHAS PARA A FORMAÇÃO DO SOLO). A PESQUISA SE DESENVOLVEU EM DUAS ETAPAS, NA DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E NA DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS NO PROGRAMA DESDE MARÇO DE 2018 ATE JUNHO DE 2019. NESSA PERSPECTIVA, PERCEBEMOS QUE É FUNDAMENTAL ESTABELECER UMA RELAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS COM O CONTEÚDO TEÓRICO ABORDADO, E ASSIM MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO BÁSICO, TODAVIA, NECESSITA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROGRAMA COMO FORMA DE APERFEIÇOÁ-LO, POIS O DESAFIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO GERAL É DESENVOLVER AULAS QUE ENFATIZEM A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS A REALIDADE DOS ALUNOS, UNIDOS COM A EXPERIMENTAÇÃO, E ASSIM CONTRIBUAM SATISFATORIAMENTE NA QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROAFE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID6338_14082019204734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICLYS LUCIANO DE MORAIS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ERICLYS" "autor_email" => "ericlys00@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59509 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1669 "inscrito_id" => 6338 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS TRABALHADOS NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO AFORMAÇÃO E ENSINO DO MUNÍCIPIO DE CAMPINA GRANDE)" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NA REDE FUNDAMENTAL, GERALMENTE ACONTECE DE FORMA CONTEUDISTA E LONGE DA REALIDADE VIVIDA PELOS ALUNOS EM SEU COTIDIANO, DIFICULTANDO ASSIM, A APRENDIZAGEM E DISTANCIANDO O INTERESSE DO ALUNO PELA DISCIPLINA. A PARTIR DISSO, A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS SURGE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA COM GRANDE POTENCIAL PARA SUPERAR ESSA PROBLEMÁTICA, ONDE O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR OS EXPERIMENTOS DESENVOLVIDOS NO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E ENSINO – PROAFE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, QUE SURGE COMO UM PROGRAMA QUE BUSCA APOIAR E INTERVIR TANTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, NA PERSPECTIVA DE TRANSFORMAR O CONTEXTO ATRAVÉS DE AULAS EXPERIMENTAIS. BUSCANDO ELUCIDAR AS PRATICAS DESENVOLVIDA POR CADA UM DOS DOCENTES EM FORMAÇÃO DO CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, SEGUNDO A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DA EXPERIMENTAÇÃO ILUSTRATIVA. VISANDO ASSIM, OFERECER AULAS EXPERIMENTAIS EMBASADAS EM ALGUNS MODELOS DA EXPERIMENTOTECA DA UDSP, TRAZENDO OS CONTEÚDOS: SOLO (PERMEABILIDADE E DEGRADAÇÃO DAS ROCHAS PARA A FORMAÇÃO DO SOLO). A PESQUISA SE DESENVOLVEU EM DUAS ETAPAS, NA DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E NA DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS NO PROGRAMA DESDE MARÇO DE 2018 ATE JUNHO DE 2019. NESSA PERSPECTIVA, PERCEBEMOS QUE É FUNDAMENTAL ESTABELECER UMA RELAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS COM O CONTEÚDO TEÓRICO ABORDADO, E ASSIM MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO BÁSICO, TODAVIA, NECESSITA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROGRAMA COMO FORMA DE APERFEIÇOÁ-LO, POIS O DESAFIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO GERAL É DESENVOLVER AULAS QUE ENFATIZEM A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS A REALIDADE DOS ALUNOS, UNIDOS COM A EXPERIMENTAÇÃO, E ASSIM CONTRIBUAM SATISFATORIAMENTE NA QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROAFE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID6338_14082019204734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICLYS LUCIANO DE MORAIS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ERICLYS" "autor_email" => "ericlys00@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }