O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA - UM POSSÍVEL CASO DE AUTISMO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61472 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 786 "inscrito_id" => 3803 "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA - UM POSSÍVEL CASO DE AUTISMO" "resumo" => "A PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O LÚDICO ENQUANTO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, E MAIS ESPECIFICAMENTE, COM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O PRESENTE TRABALHO BUSCOU EXPLORAR O LÚDICO COMO UM MÉTODO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONTRIBUINDO ASSIM PARA TODA A EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS DIÁRIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES E DISCENTES. FOI ORGANIZADO EM DUAS FASES, A PRIMEIRA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA/DOCUMENTAL, ASSENTE NAS DISCUSSÕES DE: CAMARGO (2017), CRUZ (2009), SILVA, GAIATO E REVELES (2012), SIAULYS (2005), VARELLA (2018); E NOS DOCUMENTOS: CARTILHA - CONHECENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (2017), O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (BRASIL, 2013) E SABERES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – BRASIL (2003). A SEGUNDA ETAPA REFERE-SE À PESQUISA DE CAMPO, INICIADA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CURSO DE PEDAGOGIA, EM QUE POR MEIO DE ENTREVISTAS, RELATOS E QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS. BUSCOU-SE AINDA REALIZAR O ENSAIO DE UM ESTUDO DE CASO, EM QUE SE DESTACOU O OLHAR ACERCA DE UM POSSÍVEL CASO DE AUTISMO. CONTUDO É FUNDAMENTAL COMPREENDER AS DIFICULDADES DA CRIANÇA COM TEA E BUSCAR ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COM ELA, E NESSE CASO, O APOIO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR É VALIOSÍSSIMO, TANTO PARA O ACOMPANHAMENTO, O TRATAMENTO E O FUTURO DESSA CRIANÇA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "AUTISMO, LÚDICO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID3803_31072019155128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EMANUELA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "EMANUELA SILVA " "autor_email" => "emanuelasilva007@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61472 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 786 "inscrito_id" => 3803 "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA - UM POSSÍVEL CASO DE AUTISMO" "resumo" => "A PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O LÚDICO ENQUANTO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, E MAIS ESPECIFICAMENTE, COM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O PRESENTE TRABALHO BUSCOU EXPLORAR O LÚDICO COMO UM MÉTODO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONTRIBUINDO ASSIM PARA TODA A EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS DIÁRIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES E DISCENTES. FOI ORGANIZADO EM DUAS FASES, A PRIMEIRA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA/DOCUMENTAL, ASSENTE NAS DISCUSSÕES DE: CAMARGO (2017), CRUZ (2009), SILVA, GAIATO E REVELES (2012), SIAULYS (2005), VARELLA (2018); E NOS DOCUMENTOS: CARTILHA - CONHECENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (2017), O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (BRASIL, 2013) E SABERES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – BRASIL (2003). A SEGUNDA ETAPA REFERE-SE À PESQUISA DE CAMPO, INICIADA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CURSO DE PEDAGOGIA, EM QUE POR MEIO DE ENTREVISTAS, RELATOS E QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS. BUSCOU-SE AINDA REALIZAR O ENSAIO DE UM ESTUDO DE CASO, EM QUE SE DESTACOU O OLHAR ACERCA DE UM POSSÍVEL CASO DE AUTISMO. CONTUDO É FUNDAMENTAL COMPREENDER AS DIFICULDADES DA CRIANÇA COM TEA E BUSCAR ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COM ELA, E NESSE CASO, O APOIO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR É VALIOSÍSSIMO, TANTO PARA O ACOMPANHAMENTO, O TRATAMENTO E O FUTURO DESSA CRIANÇA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "AUTISMO, LÚDICO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID3803_31072019155128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EMANUELA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "EMANUELA SILVA " "autor_email" => "emanuelasilva007@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }