COLEÇÕES BOTÂNICAS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59546 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2539 "inscrito_id" => 4789 "titulo" => "COLEÇÕES BOTÂNICAS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "AS COLEÇÕES BOTÂNICAS AUXILIAM OS ESTUDANTES NO ENTENDIMENTO SOBRE OS GRANDES GRUPOS DE PLANTAS BRIÓFITA, PTERIDÓFITA, GIMNOSPERMA E ANGIOSPERMA. ENTRE AS VÁRIAS COLEÇÕES PODEM-SE CITAR AS XILOTECAS, COLEÇÕES FLORAIS EM MEIO LÍQUIDO, SEMENTEIROS E EXSICATAS QUE DESPERTAM, POR EXEMPLO, O INTERESSE NOS ASSUNTOS DE BOTÂNICA. PENSANDO EM UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA SOBRE ESTA CIÊNCIA, ESTA PESQUISA JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE COLEÇÕES BOTÂNICAS PARA FORTALECER O ENTENDIMENTO E DINAMIZAR ASSUNTOS DE BOTÂNICA PARA ESTUDANTES NO ENSINO BÁSICO. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE ABORDAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS COLEÇÕES BOTÂNICAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS GRANDES GRUPOS DE PLANTAS. UTILIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA AÇÃO COM ABORDAGEM QUATI/QUALI COM REFERÊNCIA AO MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, AS TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS UTILIZADAS FORAM: 1) OFICINA SOBRE COLEÇÕES BOTÂNICAS; 2) CONFECÇÃO DE COLEÇÕES BOTÂNICAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE, CONSIDERANDO A ABORDAGEM DOS ASSUNTOS PERTINENTES A BOTÂNICA MEDIANTE AS COLEÇÕES BOTÂNICAS, ACREDITA-SE QUE OS ESTUDANTES PUDERAM SE APROPRIAR DOS CONTEÚDOS DE MANEIRA DIDÁTICA E ESSE MOMENTO FOI OPORTUNO PARA ENTENDER A EFICIÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE ENSINO UTILIZADA EM CONTRIBUIR PARA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM BOTÂNICA, E REAFIRMAR UM PENSAMENTO LÓGICO DIANTE DO QUE FOI DISCUTIDO. PORTANTO, COM A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO, OS ESTUDANTES PUDERAM SE APROXIMAR DOS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM ESSA CIÊNCIA POR MEIO DE MATERIAL CONSTRUÍDO EM SALA DE AULA, DEMOSTRANDO AOS MESMOS QUE É POSSÍVEL ENSINAR E APRENDER DE MANEIRA DIDÁTICA/ DINÂMICA OS ASSUNTOS TEORIZADOS E CONSIDERADOS ENGESSADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ABORDAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4789_22082019133832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO CARVALHO ALVES" "autor_nome_curto" => "ALVES, LEONARDO" "autor_email" => "alves.bio93@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA/UFAM-AM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59546 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2539 "inscrito_id" => 4789 "titulo" => "COLEÇÕES BOTÂNICAS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "AS COLEÇÕES BOTÂNICAS AUXILIAM OS ESTUDANTES NO ENTENDIMENTO SOBRE OS GRANDES GRUPOS DE PLANTAS BRIÓFITA, PTERIDÓFITA, GIMNOSPERMA E ANGIOSPERMA. ENTRE AS VÁRIAS COLEÇÕES PODEM-SE CITAR AS XILOTECAS, COLEÇÕES FLORAIS EM MEIO LÍQUIDO, SEMENTEIROS E EXSICATAS QUE DESPERTAM, POR EXEMPLO, O INTERESSE NOS ASSUNTOS DE BOTÂNICA. PENSANDO EM UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA SOBRE ESTA CIÊNCIA, ESTA PESQUISA JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE COLEÇÕES BOTÂNICAS PARA FORTALECER O ENTENDIMENTO E DINAMIZAR ASSUNTOS DE BOTÂNICA PARA ESTUDANTES NO ENSINO BÁSICO. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE ABORDAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS COLEÇÕES BOTÂNICAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS GRANDES GRUPOS DE PLANTAS. UTILIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA AÇÃO COM ABORDAGEM QUATI/QUALI COM REFERÊNCIA AO MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, AS TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS UTILIZADAS FORAM: 1) OFICINA SOBRE COLEÇÕES BOTÂNICAS; 2) CONFECÇÃO DE COLEÇÕES BOTÂNICAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE, CONSIDERANDO A ABORDAGEM DOS ASSUNTOS PERTINENTES A BOTÂNICA MEDIANTE AS COLEÇÕES BOTÂNICAS, ACREDITA-SE QUE OS ESTUDANTES PUDERAM SE APROPRIAR DOS CONTEÚDOS DE MANEIRA DIDÁTICA E ESSE MOMENTO FOI OPORTUNO PARA ENTENDER A EFICIÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE ENSINO UTILIZADA EM CONTRIBUIR PARA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM BOTÂNICA, E REAFIRMAR UM PENSAMENTO LÓGICO DIANTE DO QUE FOI DISCUTIDO. PORTANTO, COM A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO, OS ESTUDANTES PUDERAM SE APROXIMAR DOS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM ESSA CIÊNCIA POR MEIO DE MATERIAL CONSTRUÍDO EM SALA DE AULA, DEMOSTRANDO AOS MESMOS QUE É POSSÍVEL ENSINAR E APRENDER DE MANEIRA DIDÁTICA/ DINÂMICA OS ASSUNTOS TEORIZADOS E CONSIDERADOS ENGESSADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ABORDAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4789_22082019133832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO CARVALHO ALVES" "autor_nome_curto" => "ALVES, LEONARDO" "autor_email" => "alves.bio93@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA/UFAM-AM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }