CONCEPÇÕES DE LEITURA ADOTADAS EM UM LIVRO DIDÁTICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59588 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2986 "inscrito_id" => 7542 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA ADOTADAS EM UM LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL DESENVOLVIDA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA, APLICADA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA, COM O FIM DE AVERIGUAR AS CONCEPÇÕES DE LEITURA ADOTADAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 7º ANO, DA COLEÇÃO UNIVERSOS. O RELATO DESPONTOU A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA TEXTO E ENSINO, DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS- PROFLETRAS- UFPB- CAMPOS IV NA CIDADE DE MAMANGUAPE. A ATIVIDADE JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA CONHECER A VISÃO DE TEXTO, DE LÍNGUA, DE LEITURA E DE SUJEITO ADOTADOS NA REFERIDA COLEÇÃO, UMA VEZ QUE AS REFERIDAS CONCEPÇÕES PODERÃO REFLETIR EM SUA PRÁTICA DE ENSINO. PARA TANTO, SERÁ DISCORRIDO O CONCEITO DE TEXTO, DE LÍNGUA E DE LEITURA, TOMANDO COMO REFERENCIAL BASILAR OS ESTUDOS DE SOLÉ (1998), KOCH (2006), MARCUSCHI (2008), CAVALCANTE (2013), KOCH E ELIAS (2017) E PCN (1998). A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTE NA COMPARAÇÃO SOBRE OS CONCEITOS DE TEXTO, LEITURA E LEITOR ADOTADOS NO LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO, BEM COMO O CONCEITO DE LEITURA EMPREGADO NOS PCN E A REFLEXÃO ACERCA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REALISADAS EM SALA DE AULA. CONSTATOU-SE QUE A LEITURA É COMPREENDIDA COMO UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR, POIS VERIFICAMOS QUE NAS SEÇÕES INTITULADAS: ANTES DA LEITURA, DURANTE A LEITURA E DEPOIS DA LEITURA, AS ATIVIDADES ENVOLVIAM OS MODELOS DE LEITURA BOTTOM-UP, TOP-DOWN, SOCIOINTERACIONISTA E SÓCIO-DISCURSIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID7542_06092019113701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA MORAIS MAIA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA" "autor_email" => "alexsandraletras@bol.com." "autor_ies" => "EMEF VEREADOR JOSÉ BARROS DE ALENCAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59588 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2986 "inscrito_id" => 7542 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA ADOTADAS EM UM LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL DESENVOLVIDA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA, APLICADA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA, COM O FIM DE AVERIGUAR AS CONCEPÇÕES DE LEITURA ADOTADAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 7º ANO, DA COLEÇÃO UNIVERSOS. O RELATO DESPONTOU A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA TEXTO E ENSINO, DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS- PROFLETRAS- UFPB- CAMPOS IV NA CIDADE DE MAMANGUAPE. A ATIVIDADE JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA CONHECER A VISÃO DE TEXTO, DE LÍNGUA, DE LEITURA E DE SUJEITO ADOTADOS NA REFERIDA COLEÇÃO, UMA VEZ QUE AS REFERIDAS CONCEPÇÕES PODERÃO REFLETIR EM SUA PRÁTICA DE ENSINO. PARA TANTO, SERÁ DISCORRIDO O CONCEITO DE TEXTO, DE LÍNGUA E DE LEITURA, TOMANDO COMO REFERENCIAL BASILAR OS ESTUDOS DE SOLÉ (1998), KOCH (2006), MARCUSCHI (2008), CAVALCANTE (2013), KOCH E ELIAS (2017) E PCN (1998). A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTE NA COMPARAÇÃO SOBRE OS CONCEITOS DE TEXTO, LEITURA E LEITOR ADOTADOS NO LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO, BEM COMO O CONCEITO DE LEITURA EMPREGADO NOS PCN E A REFLEXÃO ACERCA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REALISADAS EM SALA DE AULA. CONSTATOU-SE QUE A LEITURA É COMPREENDIDA COMO UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR, POIS VERIFICAMOS QUE NAS SEÇÕES INTITULADAS: ANTES DA LEITURA, DURANTE A LEITURA E DEPOIS DA LEITURA, AS ATIVIDADES ENVOLVIAM OS MODELOS DE LEITURA BOTTOM-UP, TOP-DOWN, SOCIOINTERACIONISTA E SÓCIO-DISCURSIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID7542_06092019113701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA MORAIS MAIA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA" "autor_email" => "alexsandraletras@bol.com." "autor_ies" => "EMEF VEREADOR JOSÉ BARROS DE ALENCAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }