CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
UM OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59594 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4204 "inscrito_id" => 12017 "titulo" => """ CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:\r\n UM OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO DE\r\n APRENDIZAGEM, OCORRIDA EM DUAS ESCOLAS, SENDO UMA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO E OUTRA DA REDE\r\n MUNICIPAL, AMBAS LOCALIZADAS NA CIDADE DE TERESINA – PI. TENDO COMO OBJETIVO GERAL: INVESTIGAR O QUE\r\n PENSA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. TENDO COMO OBJETIVOS\r\n ESPECÍFICOS: VERIFICAR AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DO PROFESSOR E ANALISAR A PRÁTICA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO\r\n BÁSICA. O ESTUDO OCORREU POR MEIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA COM\r\n A PARTICIPAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS QUE TRABALHAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO COMO\r\n INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO. DENTRE OS TEÓRICOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA ESSA PESQUISA\r\n UTILIZAMOS LUCKESI (2005), LIBÂNEO (2013), WERNECK (2001) DENTRE OUTROS. A ANÁLISE DE DADOS\r\n FOI AGRUPADA EM CINCO CATEGORIAS AS QUAIS MOSTRAM DE FORMA CLARA OS OBJETIVOS TRAÇADOS SOBRE A\r\n CONCEPÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CERTIFICAMOS QUE REQUER UMA\r\n REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR COM RELAÇÃO AO SEU SIGNIFICADO\r\n E A SUA PRÁTICA, POIS NECESSITAM DE UM APERFEIÇOAMENTO PARA SER EFICAZ. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO - APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12017_26092019115644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS LAINA PEREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "THAÍS LAINA" "autor_email" => "thaislainalima@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59594 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4204 "inscrito_id" => 12017 "titulo" => """ CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:\r\n UM OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO DE\r\n APRENDIZAGEM, OCORRIDA EM DUAS ESCOLAS, SENDO UMA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO E OUTRA DA REDE\r\n MUNICIPAL, AMBAS LOCALIZADAS NA CIDADE DE TERESINA – PI. TENDO COMO OBJETIVO GERAL: INVESTIGAR O QUE\r\n PENSA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. TENDO COMO OBJETIVOS\r\n ESPECÍFICOS: VERIFICAR AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DO PROFESSOR E ANALISAR A PRÁTICA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO\r\n BÁSICA. O ESTUDO OCORREU POR MEIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA COM\r\n A PARTICIPAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS QUE TRABALHAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO COMO\r\n INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO. DENTRE OS TEÓRICOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA ESSA PESQUISA\r\n UTILIZAMOS LUCKESI (2005), LIBÂNEO (2013), WERNECK (2001) DENTRE OUTROS. A ANÁLISE DE DADOS\r\n FOI AGRUPADA EM CINCO CATEGORIAS AS QUAIS MOSTRAM DE FORMA CLARA OS OBJETIVOS TRAÇADOS SOBRE A\r\n CONCEPÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CERTIFICAMOS QUE REQUER UMA\r\n REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR COM RELAÇÃO AO SEU SIGNIFICADO\r\n E A SUA PRÁTICA, POIS NECESSITAM DE UM APERFEIÇOAMENTO PARA SER EFICAZ. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO - APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12017_26092019115644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS LAINA PEREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "THAÍS LAINA" "autor_email" => "thaislainalima@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }