CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINAR GEOGRAFIA ATRAVÉS DA CATEGORIA LUGAR NA SALA DE AULA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59645 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 6033 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINAR GEOGRAFIA ATRAVÉS DA CATEGORIA LUGAR NA SALA DE AULA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA LUGAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, TRAZENDO IMPORTANTES CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSE CONCEITO NA VIDA DO ALUNO, BEM COMO SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SUAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, E PRINCIPALMENTE COMPREENDER A CIÊNCIA GEOGRÁFICA. O OBJETO DE ESTUDO PARTIR DA INTIMIDADE/AFETIVIDADE COM O LUGAR. O TRABALHO É ESTRUTURADO POR PROCEDIMENTOS QUE PROPORCIONAM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA UM LEVANTAMENTO TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICO REFERENTE AO TEMA QUE BUSCOU OFERECER SUPORTE CONCEITUAL E CONSISTENTE PARA A ELABORAÇÃO DO MESMO. A METODOLOGIA CONSISTE EM PESQUISA TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, PAUTADOS NA CATEGORIA LUGAR MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR GEOGRAFIA A PARTIR DO VIVIDO DO ALUNO. PRIMEIRAMENTE O ARTIGO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XIX E PARA COMPREENDER OS CONTEÚDO E CONCEITOS GEOGRÁFICOS, DANDO DESTAQUE A CATEGORIA LUGAR, FAZ-SE NECESSÁRIO O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS OU RECURSOS ALTERNATIVOS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. NESSE SENTIDO, O EXPOSTO, OBJETIVA-SE ARTICULAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA LUGAR PARA O CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA, E QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS MAIS ADEQUADAS, ABORDADAS EM SALA DE AULA QUE SÃO PERTINENTES PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DA MESMA. A PARTIR DA VIVÊNCIA A CAMPO, O RESULTADO QUE SE TEM, É QUE O ESPAÇO É MUTÁVEL, O HOMEM QUE O TRANSFORMA, ESSAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIOESPACIAIS SÃO PARA ATENDER AS DEMANDAS DO CAPITAL, COMO ELE SE APROPRIA E SE REESTRUTURA A PONTO DE SEGREGAR PESSOAS ATRAVÉS DE UM PROCESSO CHAMADO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, CIÊNCIA GEOGRÁFICA, CATEGORIA LUGAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6033_27072019133534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILO ALEX ROSA" "autor_nome_curto" => "MURILO ALEX" "autor_email" => "alex_anhg@hotmail.com" "autor_ies" => "UFG - REGIONAL CATALÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59645 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 6033 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINAR GEOGRAFIA ATRAVÉS DA CATEGORIA LUGAR NA SALA DE AULA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA LUGAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, TRAZENDO IMPORTANTES CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSE CONCEITO NA VIDA DO ALUNO, BEM COMO SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SUAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, E PRINCIPALMENTE COMPREENDER A CIÊNCIA GEOGRÁFICA. O OBJETO DE ESTUDO PARTIR DA INTIMIDADE/AFETIVIDADE COM O LUGAR. O TRABALHO É ESTRUTURADO POR PROCEDIMENTOS QUE PROPORCIONAM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA UM LEVANTAMENTO TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICO REFERENTE AO TEMA QUE BUSCOU OFERECER SUPORTE CONCEITUAL E CONSISTENTE PARA A ELABORAÇÃO DO MESMO. A METODOLOGIA CONSISTE EM PESQUISA TEÓRICA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, PAUTADOS NA CATEGORIA LUGAR MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR GEOGRAFIA A PARTIR DO VIVIDO DO ALUNO. PRIMEIRAMENTE O ARTIGO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XIX E PARA COMPREENDER OS CONTEÚDO E CONCEITOS GEOGRÁFICOS, DANDO DESTAQUE A CATEGORIA LUGAR, FAZ-SE NECESSÁRIO O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS OU RECURSOS ALTERNATIVOS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. NESSE SENTIDO, O EXPOSTO, OBJETIVA-SE ARTICULAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA LUGAR PARA O CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA, E QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS MAIS ADEQUADAS, ABORDADAS EM SALA DE AULA QUE SÃO PERTINENTES PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DA MESMA. A PARTIR DA VIVÊNCIA A CAMPO, O RESULTADO QUE SE TEM, É QUE O ESPAÇO É MUTÁVEL, O HOMEM QUE O TRANSFORMA, ESSAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIOESPACIAIS SÃO PARA ATENDER AS DEMANDAS DO CAPITAL, COMO ELE SE APROPRIA E SE REESTRUTURA A PONTO DE SEGREGAR PESSOAS ATRAVÉS DE UM PROCESSO CHAMADO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, CIÊNCIA GEOGRÁFICA, CATEGORIA LUGAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6033_27072019133534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILO ALEX ROSA" "autor_nome_curto" => "MURILO ALEX" "autor_email" => "alex_anhg@hotmail.com" "autor_ies" => "UFG - REGIONAL CATALÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }