CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DIDÁTICO CEARÁ ELEMENTAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59698 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3845 "inscrito_id" => 7311 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DIDÁTICO CEARÁ ELEMENTAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO É VISTA COM BASTANTE DIFICULDADE PELOS ALUNOS, E O ASSUNTO TABELA PERIÓDICA É UM DOS MAIS TEMIDOS POR POSSUIR CONCEITOS ABSTRATOS CONSIDERADOS DIFÍCEIS DE ENTENDER. UTILIZAR METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA QUE FAÇAM RELAÇÃO COM O COTIDIANO É UMA ESTRATÉGIA PARA COLABORAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE ESSAS METODOLOGIAS SE MOSTRAM EFICIENTES NO DESEMPENHO DOS ALUNOS. JOGOS DIDÁTICOS SÃO FERRAMENTAS AUXILIARES UTILIZADAS PARA QUE O ALUNO CONSIGA RELACIONAR A QUÍMICA COM O DIA A DIA, FAZENDO COM QUE OS MESMO ABSORVAM OS CONTEÚDOS DE MANEIRA EFICIENTE, SEM QUE PRECISEM SE PREOCUPAR EM MEMORIZAR CONCEITOS. DIANTE DO EXPOSTO, ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CEARÁ ELEMENTAR” PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES DE DUAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO – CE A COMPREENDER CONCEITOS RELACIONADOS A TABELA PERIÓDICA. ESSE TEMA FOI SELECIONADO POR SER UM ASSUNTO DA ATUALIDADE, POIS 2019 É CONSIDERADO O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, EM QUE FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES, LEVANTAMENTO DE DADOS PELA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, E A CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS COMO FORMA FACILITADORA DE ENSINO. A APLICAÇÃO DO JOGO RESULTOU NO DESPERTAR DO INTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA E TAMBÉM OCASIONOU SUAS RESPECTIVAS PARTICIPAÇÕES NAS SALAS DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE QUÍMICA, ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7311_25092019132214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA MARIA TAVARES CAMELO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA CAMÊLO" "autor_email" => "andressa.camel1996@gmail." "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59698 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3845 "inscrito_id" => 7311 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DIDÁTICO CEARÁ ELEMENTAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO É VISTA COM BASTANTE DIFICULDADE PELOS ALUNOS, E O ASSUNTO TABELA PERIÓDICA É UM DOS MAIS TEMIDOS POR POSSUIR CONCEITOS ABSTRATOS CONSIDERADOS DIFÍCEIS DE ENTENDER. UTILIZAR METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA QUE FAÇAM RELAÇÃO COM O COTIDIANO É UMA ESTRATÉGIA PARA COLABORAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE ESSAS METODOLOGIAS SE MOSTRAM EFICIENTES NO DESEMPENHO DOS ALUNOS. JOGOS DIDÁTICOS SÃO FERRAMENTAS AUXILIARES UTILIZADAS PARA QUE O ALUNO CONSIGA RELACIONAR A QUÍMICA COM O DIA A DIA, FAZENDO COM QUE OS MESMO ABSORVAM OS CONTEÚDOS DE MANEIRA EFICIENTE, SEM QUE PRECISEM SE PREOCUPAR EM MEMORIZAR CONCEITOS. DIANTE DO EXPOSTO, ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CEARÁ ELEMENTAR” PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES DE DUAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO – CE A COMPREENDER CONCEITOS RELACIONADOS A TABELA PERIÓDICA. ESSE TEMA FOI SELECIONADO POR SER UM ASSUNTO DA ATUALIDADE, POIS 2019 É CONSIDERADO O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, EM QUE FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES, LEVANTAMENTO DE DADOS PELA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, E A CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS COMO FORMA FACILITADORA DE ENSINO. A APLICAÇÃO DO JOGO RESULTOU NO DESPERTAR DO INTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA E TAMBÉM OCASIONOU SUAS RESPECTIVAS PARTICIPAÇÕES NAS SALAS DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE QUÍMICA, ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7311_25092019132214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA MARIA TAVARES CAMELO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA CAMÊLO" "autor_email" => "andressa.camel1996@gmail." "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }