CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: PERSPECTIVAS FRENTE À DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59745 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2142 "inscrito_id" => 7365 "titulo" => "CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: PERSPECTIVAS FRENTE À DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "NA ATUALIDADE, UMA DAS QUESTÕES QUE MAIS GERAM QUESTIONAMENTOS É A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE REFERENTE AO ENSINO BÁSICO, UMA REALIDADE QUE SE APRESENTA CADA VEZ MAIS NAS CRIANÇAS. A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM SE CARACTERIZA COMO ADVERSIDADES REFERENTES AO PRÓPRIO MÉTODO DE ENSINO OU INTERFERÊNCIAS EM GERAL QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO. POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO QUE É A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E SUA INTERAÇÃO COM O AMBIENTE ESCOLAR, POIS A SUA IDENTIFICAÇÃO AJUDA A ESTABELECER UM DIAGNÓSTICO PARA A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COM FINALIDADE DE SUPERÁ-LA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR TEORICAMENTE AS PERSPECTIVAS DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EM ARTIGOS DISPONÍVEIS EM PLATAFORMAS ON-LINE, COMO SCIELO, PEPSIC E GOOGLE ACADÊMICO, ALÉM DE LIVROS QUE VERSAM SOBRE O TEMA TRABALHADO. CONSTATOU-SE QUE, TANTO QUANTO O CURRÍCULO, A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM TAMBÉM DEVE SER PENSADA EM ACORDO COM AS NECESSIDADES DOS ALUNOS, JÁ QUE AMBOS SÃO ELEMENTOS CRUCIAIS PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ASSIM, EXISTE UMA RETROALIMENTAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NA AVALIAÇÃO ESCOLAR PARA QUE SEJAM CONSTRUÍDAS NOVAS METODOLOGIAS E, CONSEQUENTEMENTE, ADAPTAÇÕES CURRICULARES. CONCLUI-SE QUE É PRIMAZ QUE O SISTEMA EDUCACIONAL E OS SEUS ATORES REPENSEM AS PROPOSTAS DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO ESCOLAR FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COMO UM MODO DE RESPONDER PRONTAMENTE ÀS ESPECIFICIDADES QUE ESSES SUJEITOS DEMANDAM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, CRIANÇAS, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID7365_15082019182435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN JÔSY QUEIROZ DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JÔSY QUEIROZ" "autor_email" => "josyqueiroz0@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59745 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2142 "inscrito_id" => 7365 "titulo" => "CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: PERSPECTIVAS FRENTE À DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "NA ATUALIDADE, UMA DAS QUESTÕES QUE MAIS GERAM QUESTIONAMENTOS É A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE REFERENTE AO ENSINO BÁSICO, UMA REALIDADE QUE SE APRESENTA CADA VEZ MAIS NAS CRIANÇAS. A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM SE CARACTERIZA COMO ADVERSIDADES REFERENTES AO PRÓPRIO MÉTODO DE ENSINO OU INTERFERÊNCIAS EM GERAL QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO. POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO QUE É A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E SUA INTERAÇÃO COM O AMBIENTE ESCOLAR, POIS A SUA IDENTIFICAÇÃO AJUDA A ESTABELECER UM DIAGNÓSTICO PARA A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COM FINALIDADE DE SUPERÁ-LA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR TEORICAMENTE AS PERSPECTIVAS DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EM ARTIGOS DISPONÍVEIS EM PLATAFORMAS ON-LINE, COMO SCIELO, PEPSIC E GOOGLE ACADÊMICO, ALÉM DE LIVROS QUE VERSAM SOBRE O TEMA TRABALHADO. CONSTATOU-SE QUE, TANTO QUANTO O CURRÍCULO, A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM TAMBÉM DEVE SER PENSADA EM ACORDO COM AS NECESSIDADES DOS ALUNOS, JÁ QUE AMBOS SÃO ELEMENTOS CRUCIAIS PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ASSIM, EXISTE UMA RETROALIMENTAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NA AVALIAÇÃO ESCOLAR PARA QUE SEJAM CONSTRUÍDAS NOVAS METODOLOGIAS E, CONSEQUENTEMENTE, ADAPTAÇÕES CURRICULARES. CONCLUI-SE QUE É PRIMAZ QUE O SISTEMA EDUCACIONAL E OS SEUS ATORES REPENSEM AS PROPOSTAS DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO ESCOLAR FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COMO UM MODO DE RESPONDER PRONTAMENTE ÀS ESPECIFICIDADES QUE ESSES SUJEITOS DEMANDAM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, CRIANÇAS, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID7365_15082019182435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN JÔSY QUEIROZ DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JÔSY QUEIROZ" "autor_email" => "josyqueiroz0@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }