CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UNIVERSIDADES EM FLORIANO, PIAUÍ.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59751 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4405 "inscrito_id" => 6652 "titulo" => "CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UNIVERSIDADES EM FLORIANO, PIAUÍ." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO DISCUTE: COMO O PROFESSOR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ANALISA A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE? JUSTIFICA-SE A OPÇÃO POR ESSE TEMA FOI DEVIDO A NECESSIDADE DE IDENTIFICAR A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO, NO CONTEXTO SÓCIO EDUCACIONAL COM O PRINCIPAL OBJETIVO DE IDENTIFICAR DE QUE FORMA A INTERDISCIPLINARIDADE ESTÁ INSERIDA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO, PIAUÍ. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS APONTARAM EM ANALISAR O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CONHECER PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES, COMPARAR OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE DIFERENTES IES. COM ISSO CONFERIU-SE A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ADOTADA POR PESQUISADORES E PREDOMINANTE ENTRE OUTROS INVESTIGADORES. CONSTATOU-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE SE IDENTIFICA, CADA VEZ MAIS, COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DO PROFESSOR, ACENTUANDO-SE A UNIDADE DESSE PROCESSO NA DIVERSIDADE DE SUAS FASES: FORMAÇÃO PRÉ-SERVIÇO OU INICIAL E FORMAÇÃO EM SERVIÇO OU CONTINUADA. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO INSTALADAS EM FLORIANO OFERECEM EM SEUS CURSOS METODOLOGIAS A ALTURA PARA QUE O PROFESSOR EXERÇA A INTERDISCIPLINARIDADE EM SALA DE AULA. DESSA FORMA FOI FEITO UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS E COMPARANDO A PROPOSTA E AS METAS ENTRE ELES. PERCEBEU-SE QUE A OFERTA DE CURSOS E A QUALIDADE SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO DOS FORMANDOS. PORTANTO PERCEBEU-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURSOS SUPERIORES NA FORMAÇÃO INICIAL VEM ACONTECENDO GRADATIVAMENTE DE FORMA SISTEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6652_26092019162941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "VIVIAN SANTOS" "autor_email" => "viviansantos928@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59751 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4405 "inscrito_id" => 6652 "titulo" => "CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UNIVERSIDADES EM FLORIANO, PIAUÍ." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO DISCUTE: COMO O PROFESSOR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ANALISA A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE? JUSTIFICA-SE A OPÇÃO POR ESSE TEMA FOI DEVIDO A NECESSIDADE DE IDENTIFICAR A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO, NO CONTEXTO SÓCIO EDUCACIONAL COM O PRINCIPAL OBJETIVO DE IDENTIFICAR DE QUE FORMA A INTERDISCIPLINARIDADE ESTÁ INSERIDA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO, PIAUÍ. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS APONTARAM EM ANALISAR O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CONHECER PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES, COMPARAR OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE DIFERENTES IES. COM ISSO CONFERIU-SE A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ADOTADA POR PESQUISADORES E PREDOMINANTE ENTRE OUTROS INVESTIGADORES. CONSTATOU-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE SE IDENTIFICA, CADA VEZ MAIS, COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DO PROFESSOR, ACENTUANDO-SE A UNIDADE DESSE PROCESSO NA DIVERSIDADE DE SUAS FASES: FORMAÇÃO PRÉ-SERVIÇO OU INICIAL E FORMAÇÃO EM SERVIÇO OU CONTINUADA. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO INSTALADAS EM FLORIANO OFERECEM EM SEUS CURSOS METODOLOGIAS A ALTURA PARA QUE O PROFESSOR EXERÇA A INTERDISCIPLINARIDADE EM SALA DE AULA. DESSA FORMA FOI FEITO UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS E COMPARANDO A PROPOSTA E AS METAS ENTRE ELES. PERCEBEU-SE QUE A OFERTA DE CURSOS E A QUALIDADE SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO DOS FORMANDOS. PORTANTO PERCEBEU-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURSOS SUPERIORES NA FORMAÇÃO INICIAL VEM ACONTECENDO GRADATIVAMENTE DE FORMA SISTEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6652_26092019162941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "VIVIAN SANTOS" "autor_email" => "viviansantos928@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }