A ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO FOI PROPOSTA COMO ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA INDICADORES SOCIAIS E ESTATÍSTICA APLICADA NAS CIÊNCIAS HUMANAS, INTEGRANTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. NO DECORRER DO TEXTO ABORDA-SE A IMPORTÂNCIA DE SE AVALIAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS, FAZENDO UM BREVE RESGATE HISTÓRICO, NA SEQUÊNCIA APRESENTA-SE A PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, DISCORRE-SE SOBRE AS FORMAS DE MENSURAR O DESEMPENHO DE PROGRAMAS, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, BEM COMO AS METODOLOGIAS QUE PODEM SER EMPREENDIDAS. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE SOBRETUDO NOS AUTORES: COSTA E CASTANHAR (2003), FLEXOR E LEITE (2006) E WORTHEN (2004). REALIZOU-SE ESTA PESQUISA SEGUNDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, USOU-SE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA O ESTUDO DE CASO E EMPREENDEU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. CONCLUI-SE QUE AVALIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO É ALGO FÁCIL DE REALIZAR-SE, ENTRETANTO FAZ-SE NECESSÁRIO SUA EFETIVAÇÃO BUSCANDO-SE OBTER MAIOR EFICIÊNCIA DOS INVESTIMENTOS GOVERNAMENTAIS E RESSALTA-SE QUE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO E POLÍTICO BRASILEIRO.