NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, TEM SIDO USUAL OS ALUNOS APRESENTAREM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA, SITUAÇÃO COMPROVADA EM AVALIAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS E EM DEPOIMENTOS DOS DIVERSOS ATORES DO PROCESSO DE ENSINO. NESSAS AVALIAÇÕES, É POSSÍVEL VERIFICAR A QUANTIDADE DE ALUNOS CLASSIFICADOS E DISTRIBUÍDOS POR NÍVEIS E, A PARTIR DISSO, CONSTATAR ELEVADO NÚMERO DE ESTUDANTES QUE NÃO ADQUIRIRAM HABILIDADES CONSIDERADAS BÁSICAS EM MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA A SÉRIE ESCOLAR QUE CURSAM. FORAM ESTUDADOS OS DESAFIOS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL CEARENSE, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO ESCOLAR, COMO TAMBÉM BASEADO EM AUTORES COMO: AZEVEDO E REIS (2013), CURY (2010), DOURADO E OLIVEIRA (2009), HOFFMANN (2011), KRAWCZYK (2011), LIMA (2007), LUCKESI (2011) ENTRE OUTROS. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI BUSCAR ELEMENTOS TEÓRICOS E UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO, POR MEIO DA QUAL A GESTÃO ESCOLAR PUDESSE CONTRIBUIR DE MANEIRA EFICAZ NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. PARA A COLETA DE DADOS, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS E PROFESSORES, BEM COMO REALIZADAS ENTREVISTAS COM O NÚCLEO GESTOR E DOCENTES DE MATEMÁTICA, A FIM DE OBTER INFORMAÇÕES PARA DESCREVER E ANALISAR CRITERIOSAMENTE O CASO. ASSIM, DENTRO DAS LIMITAÇÕES DESSA INVESTIGAÇÃO, AS PROPOSIÇÕES FORAM CONSIDERADAS NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL QUE ACIONA ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PESQUISADA.