DESENVOLVIMENTO AFETIVO-EMOCIONAL NA ESCOLA: O OLHAR DOS EDUCADORES SOBRE A HUMANIZAÇÃO DO ENSINO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59846 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2644 "inscrito_id" => 10625 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO AFETIVO-EMOCIONAL NA ESCOLA: O OLHAR DOS EDUCADORES SOBRE A HUMANIZAÇÃO DO ENSINO" "resumo" => "COMPREENDER DE QUE FORMA SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR É ESSENCIAL, SOBRETUDO PARA QUE SEJA POSSÍVEL A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, IMPRESCINDÍVEIS A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E SOCIAL DE TODOS OS ENVOLVIDOS NESTE ESPAÇO. É ATRAVÉS DESSE DESENVOLVIMENTO QUE O SUJEITO SE TORNA CAPAZ DE RELACIONAR SUA COMPREENSÃO SOBRE O MUNDO COM SUAS PRÓPRIAS EMOÇÕES. POR ISSO, HAVENDO UM TRABALHO ADEQUADO, TORNA-SE POSSÍVEL ALCANÇAR MELHORES HABILIDADES NO TRATO DE SITUAÇÕES E DEMANDAS RELACIONAIS E INTRAPSÍQUICAS. SEGUINDO ESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA SE PROPÔS A ANALISAR QUAIS ESTRATÉGIAS TÊM SIDO DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES PARA RELACIONAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS DEMANDAS AFETIVAS E EMOCIONAIS DESTES. VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES, EM SUA MAIORIA, RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS, NO ENTANTO, SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM ESTE TEMA AINDA CAUSAM INSEGURANÇA NOS EDUCADORES. ESTES PROFISSIONAIS DEMONSTRARAM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR, ASSIM COMO OS BENEFÍCIOS QUE SERIAM ALCANÇADOS AO EFETIVAR TAL FUNÇÃO. ENDOSSA-SE, POIS, QUE ESSE FATOR É ATRAVESSADO PELA DEFICIÊNCIA DE CAPACITAÇÕES QUE PREPAREM O PROFESSOR PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM SEUS ALUNOS E PARA LIDAR COM AS EVENTUAIS DIFICULDADES ADVINDAS DESSE PROCESSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR, EDUCAÇÃO, SAÚDE MENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID10625_25082019212559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY KAROLINE DE ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMILY ANDRADE" "autor_email" => "emilyandrade140@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59846 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2644 "inscrito_id" => 10625 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO AFETIVO-EMOCIONAL NA ESCOLA: O OLHAR DOS EDUCADORES SOBRE A HUMANIZAÇÃO DO ENSINO" "resumo" => "COMPREENDER DE QUE FORMA SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR É ESSENCIAL, SOBRETUDO PARA QUE SEJA POSSÍVEL A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, IMPRESCINDÍVEIS A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E SOCIAL DE TODOS OS ENVOLVIDOS NESTE ESPAÇO. É ATRAVÉS DESSE DESENVOLVIMENTO QUE O SUJEITO SE TORNA CAPAZ DE RELACIONAR SUA COMPREENSÃO SOBRE O MUNDO COM SUAS PRÓPRIAS EMOÇÕES. POR ISSO, HAVENDO UM TRABALHO ADEQUADO, TORNA-SE POSSÍVEL ALCANÇAR MELHORES HABILIDADES NO TRATO DE SITUAÇÕES E DEMANDAS RELACIONAIS E INTRAPSÍQUICAS. SEGUINDO ESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA SE PROPÔS A ANALISAR QUAIS ESTRATÉGIAS TÊM SIDO DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES PARA RELACIONAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS DEMANDAS AFETIVAS E EMOCIONAIS DESTES. VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES, EM SUA MAIORIA, RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS, NO ENTANTO, SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM ESTE TEMA AINDA CAUSAM INSEGURANÇA NOS EDUCADORES. ESTES PROFISSIONAIS DEMONSTRARAM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR, ASSIM COMO OS BENEFÍCIOS QUE SERIAM ALCANÇADOS AO EFETIVAR TAL FUNÇÃO. ENDOSSA-SE, POIS, QUE ESSE FATOR É ATRAVESSADO PELA DEFICIÊNCIA DE CAPACITAÇÕES QUE PREPAREM O PROFESSOR PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM SEUS ALUNOS E PARA LIDAR COM AS EVENTUAIS DIFICULDADES ADVINDAS DESSE PROCESSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR, EDUCAÇÃO, SAÚDE MENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID10625_25082019212559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY KAROLINE DE ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMILY ANDRADE" "autor_email" => "emilyandrade140@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }