DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA E A CRÍTICA À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TDAH À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59847 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2003 "inscrito_id" => 10960 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA E A CRÍTICA À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TDAH À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL" "resumo" => """ O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É COMPREENDER COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL TEM CONTRIBUÍDO NA\r\n DISCUSSÃO ATUAL EM TORNO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ACOMETIDO EM CRIANÇAS.\r\n PRIMEIRAMENTE, FEZ-SE NECESSÁRIO ASSIMILAR COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL COMPREENDE O\r\n DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, PARA, POSTERIORMENTE, ENTENDER SUAS CRÍTICAS À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA QUE TOMA COMO PRINCÍPIO O SUPOSTO TRANSTORNO DE ATENÇÃO. PARA ALCANÇAR TAL\r\n OBJETIVO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, TENDO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A BUSCA\r\n DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM DOIS BANCOS DE DADOS: CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. COMO PALAVRAS-CHAVE,\r\n DE FORMA COMBINADA, FORAM UTILIZADAS: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, TDAH, VYGOTSKY. DISCUTIU-SE QUE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, AO CONTRÁRIO DE UMA VISÃO\r\n MATURACIONISTA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, COMO É O CASO DA ATENÇÃO\r\n VOLUNTÁRIA, INCLUI QUESTÕES DE ORDEM POLÍTICA, SOCIAL, SOBRETUDO, CULTURAL, SEM EXCLUIR A DIMENSÃO\r\n BIOLÓGICA, POIS ESTA SE APRESENTA COMO O PONTO DE PARTIDA PARA QUE O HOMEM SE CONSTITUA COMO TAL E\r\n COMO UMA UNIDADE INDISSOCIÁVEL JUNTO COM A DIMENSÃO SOCIAL. POR FIM, COMO SUGESTÃO PARA OS PRÓXIMOS\r\n ESTUDOS, FAZ-SE ÚTIL INVESTIGAR AS RELAÇÕES POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS QUE ESTÃO IMPLICADAS DESDE O\r\n CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATÉ OS PROCESSOS DE ENCAMINHAMENTO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA CRIANÇA\r\n CONSIDERADA HIPERATIVA OU DESATENTA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "RITALINA, VYGOTSKY, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID10960_15082019125310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZEQUIEL FRANCISCO CARVALHO VIANA" "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL VIANA" "autor_email" => "Ezequielvianaa@outlook.co" "autor_ies" => "UNI7" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59847 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2003 "inscrito_id" => 10960 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA E A CRÍTICA À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TDAH À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL" "resumo" => """ O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É COMPREENDER COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL TEM CONTRIBUÍDO NA\r\n DISCUSSÃO ATUAL EM TORNO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ACOMETIDO EM CRIANÇAS.\r\n PRIMEIRAMENTE, FEZ-SE NECESSÁRIO ASSIMILAR COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL COMPREENDE O\r\n DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, PARA, POSTERIORMENTE, ENTENDER SUAS CRÍTICAS À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA QUE TOMA COMO PRINCÍPIO O SUPOSTO TRANSTORNO DE ATENÇÃO. PARA ALCANÇAR TAL\r\n OBJETIVO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, TENDO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A BUSCA\r\n DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM DOIS BANCOS DE DADOS: CAPES E GOOGLE ACADÊMICO. COMO PALAVRAS-CHAVE,\r\n DE FORMA COMBINADA, FORAM UTILIZADAS: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, TDAH, VYGOTSKY. DISCUTIU-SE QUE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, AO CONTRÁRIO DE UMA VISÃO\r\n MATURACIONISTA DO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, COMO É O CASO DA ATENÇÃO\r\n VOLUNTÁRIA, INCLUI QUESTÕES DE ORDEM POLÍTICA, SOCIAL, SOBRETUDO, CULTURAL, SEM EXCLUIR A DIMENSÃO\r\n BIOLÓGICA, POIS ESTA SE APRESENTA COMO O PONTO DE PARTIDA PARA QUE O HOMEM SE CONSTITUA COMO TAL E\r\n COMO UMA UNIDADE INDISSOCIÁVEL JUNTO COM A DIMENSÃO SOCIAL. POR FIM, COMO SUGESTÃO PARA OS PRÓXIMOS\r\n ESTUDOS, FAZ-SE ÚTIL INVESTIGAR AS RELAÇÕES POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS QUE ESTÃO IMPLICADAS DESDE O\r\n CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATÉ OS PROCESSOS DE ENCAMINHAMENTO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA CRIANÇA\r\n CONSIDERADA HIPERATIVA OU DESATENTA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "RITALINA, VYGOTSKY, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID10960_15082019125310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZEQUIEL FRANCISCO CARVALHO VIANA" "autor_nome_curto" => "EZEQUIEL VIANA" "autor_email" => "Ezequielvianaa@outlook.co" "autor_ies" => "UNI7" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }