DIALOGANDO A RESPEITO DAS PERCEPÇÕES DE ALGUNS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UFPE-CAA SOBRE A ESCRITA/PESQUISA CIENTÍFICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59874 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1288 "inscrito_id" => 9930 "titulo" => "DIALOGANDO A RESPEITO DAS PERCEPÇÕES DE ALGUNS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UFPE-CAA SOBRE A ESCRITA/PESQUISA CIENTÍFICA" "resumo" => "PERCEBE-SE, QUE A ESCRITA/PESQUISA CIENTÍFICA É UMA DAS EXIGÊNCIAS DA MAIORIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, COMPREENDIDA COMO UM PONTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOCENTE, PARA QUE ALÉM DE PROFESSORES DE DETERMINADAS DISCIPLINAS, SEJAM PESQUISADORES. DIANTE DISSO, TRAÇAMOS O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DE 20 DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE – CAA, ACERCA DA ESCRITA CIENTÍFICA QUE SÃO TÃO REQUISITADOS NO PROCESSO AVALIATIVO DE ALGUMAS DISCIPLINAS DA GRADE CURRICULAR DO REFERIDO CURSO. COMO APORTE PARA A PRODUÇÃO DE DADOS DA PESQUISA UTILIZOU-SE COMO RECURSO DIDÁTICO UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO COMPOSTO POR 11 PERGUNTAS, ASSUMINDO UMA INVESTIGAÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO. À VISTA DISSO, OS RESULTADOS PONTUARAM A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA/PESQUISA CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, PREPARANDO-OS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), COMO TAMBÉM, ENRIQUECE O CURRÍCULO, ABRINDO AS PORTAS PARA O INGRESSO EM FORMAÇÕES CONTINUADAS (ESPECIALIZAÇÕES, PÓS-GRADUAÇÃO, CURSOS DE APERFEIÇOAMENTOS). DE MODO GERAL, TRAZEM A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SER TAMBÉM PESQUISADORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCRITA E PESQUISAS CIENTÍFICA, PERCEPÇÕES DOS DISCENTES, DOCENTES DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID9930_12082019233640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCIS TELES XAVIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TARCIS TELES XAVIER" "autor_email" => "tarcist@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59874 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1288 "inscrito_id" => 9930 "titulo" => "DIALOGANDO A RESPEITO DAS PERCEPÇÕES DE ALGUNS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UFPE-CAA SOBRE A ESCRITA/PESQUISA CIENTÍFICA" "resumo" => "PERCEBE-SE, QUE A ESCRITA/PESQUISA CIENTÍFICA É UMA DAS EXIGÊNCIAS DA MAIORIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, COMPREENDIDA COMO UM PONTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOCENTE, PARA QUE ALÉM DE PROFESSORES DE DETERMINADAS DISCIPLINAS, SEJAM PESQUISADORES. DIANTE DISSO, TRAÇAMOS O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DE 20 DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE – CAA, ACERCA DA ESCRITA CIENTÍFICA QUE SÃO TÃO REQUISITADOS NO PROCESSO AVALIATIVO DE ALGUMAS DISCIPLINAS DA GRADE CURRICULAR DO REFERIDO CURSO. COMO APORTE PARA A PRODUÇÃO DE DADOS DA PESQUISA UTILIZOU-SE COMO RECURSO DIDÁTICO UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO COMPOSTO POR 11 PERGUNTAS, ASSUMINDO UMA INVESTIGAÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO. À VISTA DISSO, OS RESULTADOS PONTUARAM A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA/PESQUISA CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, PREPARANDO-OS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), COMO TAMBÉM, ENRIQUECE O CURRÍCULO, ABRINDO AS PORTAS PARA O INGRESSO EM FORMAÇÕES CONTINUADAS (ESPECIALIZAÇÕES, PÓS-GRADUAÇÃO, CURSOS DE APERFEIÇOAMENTOS). DE MODO GERAL, TRAZEM A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SER TAMBÉM PESQUISADORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCRITA E PESQUISAS CIENTÍFICA, PERCEPÇÕES DOS DISCENTES, DOCENTES DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID9930_12082019233640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCIS TELES XAVIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TARCIS TELES XAVIER" "autor_email" => "tarcist@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }