DISCUSSÕES ACERCA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NO ENSINO DE IDOSOS DO PROJETO INFORMÁTICA NA MELHOR IDADE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59943 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2557 "inscrito_id" => 11941 "titulo" => "DISCUSSÕES ACERCA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NO ENSINO DE IDOSOS DO PROJETO INFORMÁTICA NA MELHOR IDADE" "resumo" => "O MUNDO, E PRINCIPALMENTE A INFORMÁTICA, ESTÃO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, HAVENDO CADA VEZ MAIS RECURSOS TECNOLÓGICOS PRESENTES NO COTIDIANO DAS PESSOAS. EM CONTRASTE A ISSO, MUITOS NÃO TÊM ACESSO A ESSAS TECNOLOGIAS, TAMPOUCO ESTÃO APTOS A UTILIZAR ESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A EFICÁCIA DAS METODOLOGIAS PROPOSTAS NO ENSINO DE IDOSOS E OS IMPACTOS SOCIAIS GERADOS A PARTIR DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS NA TERCEIRA IDADE PROMOVIDA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EXECUTADAS PELO PROJETO INFORMÁTICA NA MELHOR IDADE. A DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO DEVE-SE AO FATO DE QUE MUITOS CURSOS E PROJETOS DE INFORMÁTICA SÃO DESTINADOS A PESSOAS DE FAIXA ETÁRIA VARIADA, DIFICULTANDO A INSERÇÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL, VISTO QUE ESTES POSSUEM FORMA E TEMPO DE APRENDIZADO DIFERENCIADOS. PARA CONCRETIZAÇÃO DOS OBJETIVOS, APÓS A DIVULGAÇÃO DO CURSO, DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS EM TURMAS BÁSICAS E AVANÇADA E REALIZAÇÃO DAS AULAS ORGANIZADAS DIDATICAMENTE, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS PARA QUE FOSSEM EXTRAÍDOS OS DADOS PARA ANÁLISE DISCUTIDA NO ARTIGO. ATUALMENTE, EM SUA OITAVA EDIÇÃO, O PROJETO JÁ INCLUIU DIGITALMENTE CERCA DE QUINHENTAS PESSOAS. POR ESSA RAZÃO, AO DECORRER DO CURSO OBTIVERAM-SE INFORMAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO ADEQUAÇÃO DAS AULAS AO RITMO DE SEUS APRENDIZADOS E NECESSIDADES. COM BASE NA PESQUISA EFETUADA, CONCLUI-SE QUE ALÉM DE REALIZAR A INCLUSÃO DIGITAL, OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POSSIBILITAM AOS PARTICIPANTES NOVAS FORMAS DE ACESSO À INFORMAÇÃO QUE GERAM AUTONOMIA E MELHORA DA AUTOESTIMA MEDIANTE A INSERÇÃO NO MUNDO TECNOLÓGICO, QUE ANTERIORMENTE NÃO PERTENCIA ÀS SUAS REALIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, TERCEIRA IDADE, IMPACTOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID11941_22082019214319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANE CAROLINE SCHUH DEBALD" "autor_nome_curto" => "ANE DEBALD" "autor_email" => "ane.debald@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL RIO-GRANDENSE (IFSUL) - CÂMPUS VENÂNCIO AIRES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59943 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2557 "inscrito_id" => 11941 "titulo" => "DISCUSSÕES ACERCA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NO ENSINO DE IDOSOS DO PROJETO INFORMÁTICA NA MELHOR IDADE" "resumo" => "O MUNDO, E PRINCIPALMENTE A INFORMÁTICA, ESTÃO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, HAVENDO CADA VEZ MAIS RECURSOS TECNOLÓGICOS PRESENTES NO COTIDIANO DAS PESSOAS. EM CONTRASTE A ISSO, MUITOS NÃO TÊM ACESSO A ESSAS TECNOLOGIAS, TAMPOUCO ESTÃO APTOS A UTILIZAR ESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A EFICÁCIA DAS METODOLOGIAS PROPOSTAS NO ENSINO DE IDOSOS E OS IMPACTOS SOCIAIS GERADOS A PARTIR DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS NA TERCEIRA IDADE PROMOVIDA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EXECUTADAS PELO PROJETO INFORMÁTICA NA MELHOR IDADE. A DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO DEVE-SE AO FATO DE QUE MUITOS CURSOS E PROJETOS DE INFORMÁTICA SÃO DESTINADOS A PESSOAS DE FAIXA ETÁRIA VARIADA, DIFICULTANDO A INSERÇÃO DOS IDOSOS NO MUNDO DIGITAL, VISTO QUE ESTES POSSUEM FORMA E TEMPO DE APRENDIZADO DIFERENCIADOS. PARA CONCRETIZAÇÃO DOS OBJETIVOS, APÓS A DIVULGAÇÃO DO CURSO, DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS EM TURMAS BÁSICAS E AVANÇADA E REALIZAÇÃO DAS AULAS ORGANIZADAS DIDATICAMENTE, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS PARA QUE FOSSEM EXTRAÍDOS OS DADOS PARA ANÁLISE DISCUTIDA NO ARTIGO. ATUALMENTE, EM SUA OITAVA EDIÇÃO, O PROJETO JÁ INCLUIU DIGITALMENTE CERCA DE QUINHENTAS PESSOAS. POR ESSA RAZÃO, AO DECORRER DO CURSO OBTIVERAM-SE INFORMAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO ADEQUAÇÃO DAS AULAS AO RITMO DE SEUS APRENDIZADOS E NECESSIDADES. COM BASE NA PESQUISA EFETUADA, CONCLUI-SE QUE ALÉM DE REALIZAR A INCLUSÃO DIGITAL, OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POSSIBILITAM AOS PARTICIPANTES NOVAS FORMAS DE ACESSO À INFORMAÇÃO QUE GERAM AUTONOMIA E MELHORA DA AUTOESTIMA MEDIANTE A INSERÇÃO NO MUNDO TECNOLÓGICO, QUE ANTERIORMENTE NÃO PERTENCIA ÀS SUAS REALIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, TERCEIRA IDADE, IMPACTOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID11941_22082019214319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANE CAROLINE SCHUH DEBALD" "autor_nome_curto" => "ANE DEBALD" "autor_email" => "ane.debald@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL RIO-GRANDENSE (IFSUL) - CÂMPUS VENÂNCIO AIRES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }