DO APRENDER AO ENSINAR: O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59960 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3571 "inscrito_id" => 8533 "titulo" => "DO APRENDER AO ENSINAR: O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS?" "resumo" => "DIANTE DAS DIFICULDADES NA PRÁTICA DOCENTE E DADA A CONJUNTURA VIGENTE, SER PROFESSOR TEM SE TORNADO UMA TAREFA CADA VEZ MAIS E DE ENORME RESPONSABILIDADE O QUE PODE LEVAR A UMA INQUIETAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM RELAÇÃO À PROFISSÃO ESCOLHIDA. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO OBJETIVA ANALISAR O QUE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PENSAM SOBRE O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS E COM ISSO, APRESENTAR UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA CONJUNTURA ATUAL. PARA TANTO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM ESTUDANTES DE UMA DAS DISCIPLINAS DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DO 3º SEMESTRE DA LICENCIATURA, POR MEIO DA OBTENÇÃO DE RESPOSTAS À PERGUNTA “O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS?” E POSTERIOR ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. A RUPTURA DO TRADICIONALISMO, O CONSERVADORISMO, O USO DE TECNOLOGIAS E DIFICULDADE DE SE RECONHECER COMO PROFESSOR SÃO DESAFIOS PRESENTES E CITADOS PELOS LICENCIANDOS E QUE NECESSITAM SER MAIS DEBATIDOS NOS CURSOS. DESSE MODO, SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE REQUER MUITA PRÁTICA PARA SABER LIDAR COM AS MAIS DIFERENTES PROBLEMÁTICAS ENCONTRADAS NO AMBIENTE ESCOLAR. A PROFISSÃO EXIGE TAMBÉM UMA BOA FORMAÇÃO PARA SE TER O APORTE NECESSÁRIO DIANTE ÀS DIFICULDADES. PORTANTO, POR MAIS CONFLITUOSA QUE ESSA DISCUSSÃO SEJA, FAZ-SE ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR E EM SUA FORMAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, IDENTIDADE, AMBIENTE ESCOLAR, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8533_23092019114854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA FERREIRA PAIVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "letferreira001@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59960 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3571 "inscrito_id" => 8533 "titulo" => "DO APRENDER AO ENSINAR: O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS?" "resumo" => "DIANTE DAS DIFICULDADES NA PRÁTICA DOCENTE E DADA A CONJUNTURA VIGENTE, SER PROFESSOR TEM SE TORNADO UMA TAREFA CADA VEZ MAIS E DE ENORME RESPONSABILIDADE O QUE PODE LEVAR A UMA INQUIETAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM RELAÇÃO À PROFISSÃO ESCOLHIDA. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO OBJETIVA ANALISAR O QUE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PENSAM SOBRE O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS E COM ISSO, APRESENTAR UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA CONJUNTURA ATUAL. PARA TANTO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM ESTUDANTES DE UMA DAS DISCIPLINAS DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DO 3º SEMESTRE DA LICENCIATURA, POR MEIO DA OBTENÇÃO DE RESPOSTAS À PERGUNTA “O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS?” E POSTERIOR ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. A RUPTURA DO TRADICIONALISMO, O CONSERVADORISMO, O USO DE TECNOLOGIAS E DIFICULDADE DE SE RECONHECER COMO PROFESSOR SÃO DESAFIOS PRESENTES E CITADOS PELOS LICENCIANDOS E QUE NECESSITAM SER MAIS DEBATIDOS NOS CURSOS. DESSE MODO, SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE REQUER MUITA PRÁTICA PARA SABER LIDAR COM AS MAIS DIFERENTES PROBLEMÁTICAS ENCONTRADAS NO AMBIENTE ESCOLAR. A PROFISSÃO EXIGE TAMBÉM UMA BOA FORMAÇÃO PARA SE TER O APORTE NECESSÁRIO DIANTE ÀS DIFICULDADES. PORTANTO, POR MAIS CONFLITUOSA QUE ESSA DISCUSSÃO SEJA, FAZ-SE ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR E EM SUA FORMAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, IDENTIDADE, AMBIENTE ESCOLAR, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8533_23092019114854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA FERREIRA PAIVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "letferreira001@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }