EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60007 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1474 "inscrito_id" => 7799 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "A EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E A DESIGUALDADE SOCIAL REPRODUZEM UMA SITUAÇÃO NO MUNDO ATUAL QUE TEM, COMO UMA DE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, A DIFICULDADE DE ACESSO DAS CLASSES DOMINADAS AOS BENS DE PRODUÇÃO, ENQUANTO O RESTANTE DA SOCIEDADE APRESENTA PADRÕES DE CONSUMO DESNECESSÁRIOS E EXAGERADOS. PARA SE TRANSFORMAR ESSA SITUAÇÃO, EM QUE UMA MINORIA MONOPOLIZA OS RECURSOS DO MEIO E UMA MAIORIA FICA MARGINALIZADA DESSE PROCESSO, É INDISPENSÁVEL REFLETIR SOBRE A INTERAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA E REPENSAR A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA QUE DESENVOLVA UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA CAPAZ DE QUESTIONAR A RELAÇÃO OPRESSOR-OPRIMIDO E APONTAR CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. NO PRESENTE TRABALHO, BUSCOU-SE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E DIALÓGICA, FUNDAMENTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE, A FIM DE SUPERAR O DISTANCIAMENTO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO. ATRAVÉS DO ESTABELECIMENTO DE UM DIÁLOGO PROFÍCUO ENTRE ESTES, É POSSÍVEL TOMAR CONSCIÊNCIA DO MUNDO E, A PARTIR DESSA CONSCIÊNCIA, REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS VIGENTES, ADQUIRINDO AS FERRAMENTAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ESTABELECIDA. NESSE QUADRO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESDE QUE SE PROPONHA A SER CRÍTICA E DIALÓGICA, DESEMPENHA IMPORTANTE PAPEL NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA VISÃO DE MUNDO, CALCADA NA RECONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA BUSCA POR NOVAS RELAÇÕES DA SOCIEDADE ENTRE SI E DESTA COM O MEIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "DIALÓGICA, PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID7799_14082019095433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE PRISCILLA DE PAIVA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LEIDINHA" "autor_email" => "leidianepriscilla@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60007 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1474 "inscrito_id" => 7799 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "A EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E A DESIGUALDADE SOCIAL REPRODUZEM UMA SITUAÇÃO NO MUNDO ATUAL QUE TEM, COMO UMA DE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, A DIFICULDADE DE ACESSO DAS CLASSES DOMINADAS AOS BENS DE PRODUÇÃO, ENQUANTO O RESTANTE DA SOCIEDADE APRESENTA PADRÕES DE CONSUMO DESNECESSÁRIOS E EXAGERADOS. PARA SE TRANSFORMAR ESSA SITUAÇÃO, EM QUE UMA MINORIA MONOPOLIZA OS RECURSOS DO MEIO E UMA MAIORIA FICA MARGINALIZADA DESSE PROCESSO, É INDISPENSÁVEL REFLETIR SOBRE A INTERAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA E REPENSAR A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA QUE DESENVOLVA UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA CAPAZ DE QUESTIONAR A RELAÇÃO OPRESSOR-OPRIMIDO E APONTAR CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. NO PRESENTE TRABALHO, BUSCOU-SE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E DIALÓGICA, FUNDAMENTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE, A FIM DE SUPERAR O DISTANCIAMENTO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO. ATRAVÉS DO ESTABELECIMENTO DE UM DIÁLOGO PROFÍCUO ENTRE ESTES, É POSSÍVEL TOMAR CONSCIÊNCIA DO MUNDO E, A PARTIR DESSA CONSCIÊNCIA, REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS VIGENTES, ADQUIRINDO AS FERRAMENTAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ESTABELECIDA. NESSE QUADRO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESDE QUE SE PROPONHA A SER CRÍTICA E DIALÓGICA, DESEMPENHA IMPORTANTE PAPEL NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA VISÃO DE MUNDO, CALCADA NA RECONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA BUSCA POR NOVAS RELAÇÕES DA SOCIEDADE ENTRE SI E DESTA COM O MEIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "DIALÓGICA, PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID7799_14082019095433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE PRISCILLA DE PAIVA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LEIDINHA" "autor_email" => "leidianepriscilla@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }