INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALÉM DO DISCURSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60779 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5338 "inscrito_id" => 4168 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALÉM DO DISCURSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A EXPERIÊNCIA RELATADA AQUI ORIGINOU-SE A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO DECORRER DA DISCIPLINA "EDUCAÇÃO INCLUSIVA". NESTA, FORAM ANALISADAS AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS ACERCA DA INCLUSÃO, DISCUTIDAS A FORMAÇÃO DO DOCENTE E COMO AS SUAS ATITUDES DIANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PODEM FAVORECER OU DIFICULTAR A SUA EFETIVAÇÃO, BEM COMO FORAM EXERCITADAS POSSIBILIDADES CONCRETAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALAS REGULARES. TAL EXERCÍCIO SE DEU POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS, A PARTIR DAS QUAIS, DIANTE DE CASOS FICTÍCIOS DE ALUNOS E ALUNAS COM DEFICIÊNCIA (SOBRETUDO, DE ORDEM INTELECTUAL), ERA PRECISO ELABORAR ATIVIDADES QUE CONTRIBUÍSSEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESPECÍFICAS DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA FICTÍCIO, QUE PUDESSEM TAMBÉM ATENDER AS DEMANDAS DA TURMA REGULAR NA QUAL ESTAVA INSERIDO, SEM SEPARÁ-LO DA TURMA. O EXERCÍCIO DA CRIAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, GEROU O DESEJO DO GRUPO DE IR ALÉM NA EXPERIÊNCIA E DE APLICAR AS ATIVIDADES NUM CENÁRIO REAL. NESSE SENTIDO, ATIVIDADES COM O OBJETIVO DE TRABALHAR SOCIALIZAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO NUMÉRICA E IDENTIFICAÇÃO DE CORES FORAM APLICADAS EM UMA ESCOLA REGULAR DA CAPITAL PERNAMBUCANA, EM UMA TURMA DO INFANTIL III, COM ALUNOS QUE APRESENTAVAM DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS. AS DISCUSSÕES E PRÁTICAS REALIZADAS NA DISCIPLINA, BEM COMO AS ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA, PROVOCARAM NO GRUPO REFLEXÕES A RESPEITO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E DA IMPORTÂNCIA DA ATITUDE DO DOCENTE PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, ADAPTAÇÃO CURRICULAR, ATITUDE INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID4168_02102019230021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINA SILVA FLORÊNCIO" "autor_nome_curto" => "KAROL FLORÊNCIO" "autor_email" => "karolinaflorencio2017@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60779 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5338 "inscrito_id" => 4168 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALÉM DO DISCURSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A EXPERIÊNCIA RELATADA AQUI ORIGINOU-SE A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO DECORRER DA DISCIPLINA "EDUCAÇÃO INCLUSIVA". NESTA, FORAM ANALISADAS AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS ACERCA DA INCLUSÃO, DISCUTIDAS A FORMAÇÃO DO DOCENTE E COMO AS SUAS ATITUDES DIANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PODEM FAVORECER OU DIFICULTAR A SUA EFETIVAÇÃO, BEM COMO FORAM EXERCITADAS POSSIBILIDADES CONCRETAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALAS REGULARES. TAL EXERCÍCIO SE DEU POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS, A PARTIR DAS QUAIS, DIANTE DE CASOS FICTÍCIOS DE ALUNOS E ALUNAS COM DEFICIÊNCIA (SOBRETUDO, DE ORDEM INTELECTUAL), ERA PRECISO ELABORAR ATIVIDADES QUE CONTRIBUÍSSEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESPECÍFICAS DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA FICTÍCIO, QUE PUDESSEM TAMBÉM ATENDER AS DEMANDAS DA TURMA REGULAR NA QUAL ESTAVA INSERIDO, SEM SEPARÁ-LO DA TURMA. O EXERCÍCIO DA CRIAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, GEROU O DESEJO DO GRUPO DE IR ALÉM NA EXPERIÊNCIA E DE APLICAR AS ATIVIDADES NUM CENÁRIO REAL. NESSE SENTIDO, ATIVIDADES COM O OBJETIVO DE TRABALHAR SOCIALIZAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO NUMÉRICA E IDENTIFICAÇÃO DE CORES FORAM APLICADAS EM UMA ESCOLA REGULAR DA CAPITAL PERNAMBUCANA, EM UMA TURMA DO INFANTIL III, COM ALUNOS QUE APRESENTAVAM DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS. AS DISCUSSÕES E PRÁTICAS REALIZADAS NA DISCIPLINA, BEM COMO AS ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA, PROVOCARAM NO GRUPO REFLEXÕES A RESPEITO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E DA IMPORTÂNCIA DA ATITUDE DO DOCENTE PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, ADAPTAÇÃO CURRICULAR, ATITUDE INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID4168_02102019230021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINA SILVA FLORÊNCIO" "autor_nome_curto" => "KAROL FLORÊNCIO" "autor_email" => "karolinaflorencio2017@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }