AULA PRÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59347 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5228 "inscrito_id" => 4258 "titulo" => "AULA PRÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA COMO OBJETIVO UTILIZAR MODELOS ANATÔMICOS E EXPERIMENTO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO. NA METODOLOGIA FORAM FEITAS DUAS ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA. A PRIMEIRA ATIVIDADE CONSTOU EM UMA APRESENTAÇÃO PEDAGÓGICA DOS MODELOS ANATÔMICOS. UTILIZAMOS NESSA PRIMEIRA PARTE, A OBSERVAÇÃO COMO COLETA DE DADOS. JÁ NA SEGUNDA ATIVIDADE, REALIZAMOS UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL ENVOLVENDO DUAS SITUAÇÕES, NAS QUAIS O COMPROMIDO SIMBOLIZAVA UM PEDAÇO DE PROTEÍNA E O COPO COM ÁGUA O ESTÔMAGO COM O SUCO GÁSTRICO. PERCEBEMOS O TOM DE DESCONTRAÇÃO E ENTUSIASMO DA TURMA, MAS FICOU EVIDENCIADO A DISTÂNCIA QUE HÁ ENTRE AS GRAVURAS DOS LIVROS (ABSTRATAS) COM AS PEÇAS ANATÔMICAS (PALPÁVEIS), POIS OS ALUNOS MOSTRARAM CERTA DIFICULDADE EM RELAÇÃO AS POSIÇÕES CORRETAS, BEM COMO O NOME DE ALGUMAS ESTRUTURAS. O EXPERIMENTO FOI PRÁTICO E DIDÁTICO QUE TODAS AS EQUIPES CHEGARAM ÀS MESMAS CONCLUSÕES, COM PALAVRAS DIFERENTES CONVERGINDO PARA A QUESTÃO DA SUPERFÍCIE DE CONTATO, OU SEJA, QUANTO MAIOR O CONTADO DOS NUTRIENTES COM O SUCO GÁSTRICO, MAIOR SERÁ A ATUAÇÃO DE ENZIMAS, FAVORECENDO UM TEMPO MENOR PARA QUE O PROCESSO DA DIGESTÃO ESTOMACAL OCORRA. O USO DE MODELOS ANATÔMICOS ALIADOS AOS EXPERIMENTOS FORAM PROVEITOSOS POIS PROPICIOU UM CLIMA DINÂMICO TANTO PARA O CONHECIMENTO ANATÔMICO DO CORPO HUMANO, PARTICULARMENTE DO SISTEMA DIGESTÓRIO, POR MEIO DE UTILIZA-LOS COMO UM QUEBRA-CABEÇA E UTILIZAR MATERIAIS SIMPLES PARA O EXPERIMENTO, EXPLICANDO PROCESSOS BIOLÓGICOS COMPLEXOS, SEM TIRAR A ESSÊNCIA DA CIENTIFICIDADE POR TRÁS DO EXPERIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MODELOS ANATÔMICOS, SISTEMA DIGESTÓRIO, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4258_02102019133359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARBAS DE NEGREIROS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JARBINHAS" "autor_email" => "jarbasnegreiros03@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59347 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5228 "inscrito_id" => 4258 "titulo" => "AULA PRÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA COMO OBJETIVO UTILIZAR MODELOS ANATÔMICOS E EXPERIMENTO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DO SISTEMA DIGESTÓRIO. NA METODOLOGIA FORAM FEITAS DUAS ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA. A PRIMEIRA ATIVIDADE CONSTOU EM UMA APRESENTAÇÃO PEDAGÓGICA DOS MODELOS ANATÔMICOS. UTILIZAMOS NESSA PRIMEIRA PARTE, A OBSERVAÇÃO COMO COLETA DE DADOS. JÁ NA SEGUNDA ATIVIDADE, REALIZAMOS UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL ENVOLVENDO DUAS SITUAÇÕES, NAS QUAIS O COMPROMIDO SIMBOLIZAVA UM PEDAÇO DE PROTEÍNA E O COPO COM ÁGUA O ESTÔMAGO COM O SUCO GÁSTRICO. PERCEBEMOS O TOM DE DESCONTRAÇÃO E ENTUSIASMO DA TURMA, MAS FICOU EVIDENCIADO A DISTÂNCIA QUE HÁ ENTRE AS GRAVURAS DOS LIVROS (ABSTRATAS) COM AS PEÇAS ANATÔMICAS (PALPÁVEIS), POIS OS ALUNOS MOSTRARAM CERTA DIFICULDADE EM RELAÇÃO AS POSIÇÕES CORRETAS, BEM COMO O NOME DE ALGUMAS ESTRUTURAS. O EXPERIMENTO FOI PRÁTICO E DIDÁTICO QUE TODAS AS EQUIPES CHEGARAM ÀS MESMAS CONCLUSÕES, COM PALAVRAS DIFERENTES CONVERGINDO PARA A QUESTÃO DA SUPERFÍCIE DE CONTATO, OU SEJA, QUANTO MAIOR O CONTADO DOS NUTRIENTES COM O SUCO GÁSTRICO, MAIOR SERÁ A ATUAÇÃO DE ENZIMAS, FAVORECENDO UM TEMPO MENOR PARA QUE O PROCESSO DA DIGESTÃO ESTOMACAL OCORRA. O USO DE MODELOS ANATÔMICOS ALIADOS AOS EXPERIMENTOS FORAM PROVEITOSOS POIS PROPICIOU UM CLIMA DINÂMICO TANTO PARA O CONHECIMENTO ANATÔMICO DO CORPO HUMANO, PARTICULARMENTE DO SISTEMA DIGESTÓRIO, POR MEIO DE UTILIZA-LOS COMO UM QUEBRA-CABEÇA E UTILIZAR MATERIAIS SIMPLES PARA O EXPERIMENTO, EXPLICANDO PROCESSOS BIOLÓGICOS COMPLEXOS, SEM TIRAR A ESSÊNCIA DA CIENTIFICIDADE POR TRÁS DO EXPERIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MODELOS ANATÔMICOS, SISTEMA DIGESTÓRIO, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4258_02102019133359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARBAS DE NEGREIROS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JARBINHAS" "autor_email" => "jarbasnegreiros03@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }