A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA AS CRIANÇAS APLICA-SE EM INSERIR ELEMENTOS PARA A AQUISIÇÃO DA PALAVRA, LEITURA DE MUNDO, RELAÇÃO ENTRE O IMAGINÁRIO E A REALIDADE, COMO TAMBÉM, NA ARTICULAÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS INTERDISCIPLINARES. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É DESCREVER EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CONTRIBUINDO PARA PRÁTICA DE HISTÓRIAS CONTADAS ASSOCIADAS ÀS ÁREAS DE CONHECIMENTOS – MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE OUTRAS. PARA ISTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, DA REDE PÚBLICA DE SOBRAL–CE.
O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É COORDENADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, O QUAL POSSIBILITAM APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS PARTICIPANTES E PROPICIA UMA INOVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR. DESSE MODO, COM A ENTRADA DO DISCENTE NO ESTÁGIO, ACONTECEM CONHECIMENTOS QUE AMPLIAM A VISÃO DO EDUCANDO, FAZENDO QUE SE CONHEÇA A REALIDADE ESCOLAR, COMO SE DAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A REALIZAÇÃO DE REGÊNCIAS EM SALA DE AULA.