O BEM-ESTAR DOCENTE NA PERCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MOSSORÓ/RN
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61242 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5949 "inscrito_id" => 7276 "titulo" => "O BEM-ESTAR DOCENTE NA PERCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MOSSORÓ/RN" "resumo" => "O ARTIGO ABORDA O FENÔMENO INERENTE AO BEM-ESTAR DOCENTE, NO QUAL VEM SENDO INVESTIGADO POR PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, EM PAÍSES EUROPEUS, ENQUANTO NO BRASIL, TRATA-SE DE UMA TEMÁTICA ATUAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE PESQUISA DE MESTRADO CONCLUIDA. ONDE OBJETIVOU-SE ANALISAR OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS SOBRE O BEM-ESTAR CONSTITUÍDO POR UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A QUESTÃO NORTEADORA DO ESTUDO FOI: QUE SIGNIFICADOS E SENTIDOS SOBRE O BEM-ESTAR DOCENTE SÃO CONSTITUÍDOS POR UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL? ESTA INDAGAÇÃO FOI PRIMORDIAL PARA SE COMPREENDER QUAIS ELEMENTOS DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA, ANCORADA NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA RECORRENTE E REFLEXIVA, APLICADA COM UMA PROFESSORA DE UMA UNIDADE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. TEORICAMENTE RESPALDA-SE EM: JESUS (1998, 2000, 2002), MARCHESI (2007, 2008) SOBRE O BEM-ESTAR DOCENTE E OUTROS QUE TEORIZAM O BEM-ESTAR DE PROFESSORES NA SUA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. COMO CONSIDERAÇÕES, PERCEBEMOS UM GRAU ELEVADO DE BEM-ESTAR DOCENTE DA PROFESSORA, O QUE, TEORICAMENTE, VISLUMBRA A POSSIBILIDADE DE QUE DESENVOLVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMPROMETIDA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BEM-ESTAR DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID7276_03102019233534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIVANIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSIVANIA" "autor_email" => "s.rosivania@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61242 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5949 "inscrito_id" => 7276 "titulo" => "O BEM-ESTAR DOCENTE NA PERCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MOSSORÓ/RN" "resumo" => "O ARTIGO ABORDA O FENÔMENO INERENTE AO BEM-ESTAR DOCENTE, NO QUAL VEM SENDO INVESTIGADO POR PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, EM PAÍSES EUROPEUS, ENQUANTO NO BRASIL, TRATA-SE DE UMA TEMÁTICA ATUAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE PESQUISA DE MESTRADO CONCLUIDA. ONDE OBJETIVOU-SE ANALISAR OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS SOBRE O BEM-ESTAR CONSTITUÍDO POR UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A QUESTÃO NORTEADORA DO ESTUDO FOI: QUE SIGNIFICADOS E SENTIDOS SOBRE O BEM-ESTAR DOCENTE SÃO CONSTITUÍDOS POR UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL? ESTA INDAGAÇÃO FOI PRIMORDIAL PARA SE COMPREENDER QUAIS ELEMENTOS DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA, ANCORADA NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA RECORRENTE E REFLEXIVA, APLICADA COM UMA PROFESSORA DE UMA UNIDADE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. TEORICAMENTE RESPALDA-SE EM: JESUS (1998, 2000, 2002), MARCHESI (2007, 2008) SOBRE O BEM-ESTAR DOCENTE E OUTROS QUE TEORIZAM O BEM-ESTAR DE PROFESSORES NA SUA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. COMO CONSIDERAÇÕES, PERCEBEMOS UM GRAU ELEVADO DE BEM-ESTAR DOCENTE DA PROFESSORA, O QUE, TEORICAMENTE, VISLUMBRA A POSSIBILIDADE DE QUE DESENVOLVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMPROMETIDA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BEM-ESTAR DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID7276_03102019233534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIVANIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSIVANIA" "autor_email" => "s.rosivania@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }