O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61359 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2282 "inscrito_id" => 865 "titulo" => "O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "A LITERATURA POSSIBILITA O LEITOR ENTENDER E PERCEBER O MUNDO, ADQUIRIR VOCABULÁRIO, REFLETIR SOBRE OS SENTIMENTOS E RELAÇÕES SOCIAIS. DESTE MODO A LITERATURA TEM UM PAPEL RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, NESSE SENTIDO A LEITURA LITERÁRIA DEVE SER CONCEBIDA COMO UM PROCESSO ATIVO E DIALÓGICO ENTRE LEITOR, AUTOR E TEXTO PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. MEDIANTE ESSA PERSPECTIVA ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR QUAIS AS CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA SÃO PROPOSTAS NA SEÇÃO FOCO DO TEXTO, DO CAPÍTULO 2, TERCEIRA UNIDADE DO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: DIÁLOGO, REFLEXÃO E USO (CEREJA; VIANNA; CODENHOTO, 2016). COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CARÁTER PREDOMINANTEMENTE DESCRITIVO E DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. RESPALDAMO-NOS EM ESTUDOS DE BITTENCOURT (1985), CHIAPPINI (1997), KLEIMAN (2001), LAJOLO (1996) E PETIT (2009). ATRAVÉS DESTA PESQUISA SE OBSERVOU QUE O REFERIDO MATERIAL DIDÁTICO APRESENTA AS CONCEPÇÕES DE LEITURA COMO DECODIFICAÇÃO E COMO INTERAÇÃO. DE TAL MODO, O LIVRO LIMITA A LEITURA DE POEMAS VOLTANDO-SE PARA A IDENTIFICAÇÃO E REFLEXÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO BARROCO, SEM, CONTUDO BUSCAR REFLETIR SOBRE OS DIFERENTES SENTIDOS E DIALOGAR COM AS IMAGENS. PORTANTO, O TRABALHO COM O LIVRO DIDÁTICO REQUER DO PROFESSOR UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LEITURA QUE O LIVRO PROPÕE, BEM COMO SOBRE AS HABILIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NO ALUNO, PARA QUE A LEITURA POSSA PROMOVER UM DIÁLOGO SIGNIFICATIVO ENTRE LEITOR, TEXTO E AUTOR E POSSA EXISTIR UMA CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA, LEITURA LITERÁRIA, CONCEPÇÕES DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID865_15082019231337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA DAS GRAÇAS" "autor_email" => "mary_ta_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61359 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2282 "inscrito_id" => 865 "titulo" => "O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "A LITERATURA POSSIBILITA O LEITOR ENTENDER E PERCEBER O MUNDO, ADQUIRIR VOCABULÁRIO, REFLETIR SOBRE OS SENTIMENTOS E RELAÇÕES SOCIAIS. DESTE MODO A LITERATURA TEM UM PAPEL RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, NESSE SENTIDO A LEITURA LITERÁRIA DEVE SER CONCEBIDA COMO UM PROCESSO ATIVO E DIALÓGICO ENTRE LEITOR, AUTOR E TEXTO PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. MEDIANTE ESSA PERSPECTIVA ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR QUAIS AS CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA SÃO PROPOSTAS NA SEÇÃO FOCO DO TEXTO, DO CAPÍTULO 2, TERCEIRA UNIDADE DO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: DIÁLOGO, REFLEXÃO E USO (CEREJA; VIANNA; CODENHOTO, 2016). COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CARÁTER PREDOMINANTEMENTE DESCRITIVO E DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. RESPALDAMO-NOS EM ESTUDOS DE BITTENCOURT (1985), CHIAPPINI (1997), KLEIMAN (2001), LAJOLO (1996) E PETIT (2009). ATRAVÉS DESTA PESQUISA SE OBSERVOU QUE O REFERIDO MATERIAL DIDÁTICO APRESENTA AS CONCEPÇÕES DE LEITURA COMO DECODIFICAÇÃO E COMO INTERAÇÃO. DE TAL MODO, O LIVRO LIMITA A LEITURA DE POEMAS VOLTANDO-SE PARA A IDENTIFICAÇÃO E REFLEXÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO BARROCO, SEM, CONTUDO BUSCAR REFLETIR SOBRE OS DIFERENTES SENTIDOS E DIALOGAR COM AS IMAGENS. PORTANTO, O TRABALHO COM O LIVRO DIDÁTICO REQUER DO PROFESSOR UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LEITURA QUE O LIVRO PROPÕE, BEM COMO SOBRE AS HABILIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NO ALUNO, PARA QUE A LEITURA POSSA PROMOVER UM DIÁLOGO SIGNIFICATIVO ENTRE LEITOR, TEXTO E AUTOR E POSSA EXISTIR UMA CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA, LEITURA LITERÁRIA, CONCEPÇÕES DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID865_15082019231337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA DAS GRAÇAS" "autor_email" => "mary_ta_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }