EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:
PERCEPÇÕES VIVÊNCIADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO
JOSÉ BONIFÁCIO - SUMÉ-PB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60019 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3567 "inscrito_id" => 11759 "titulo" => """ EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:\r\n PERCEPÇÕES VIVÊNCIADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO\r\n JOSÉ BONIFÁCIO - SUMÉ-PB """ "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR DE QUE FORMA OS ALUNOS DA ESCOLA DO CAMPO COMPREENDEM\r\n COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTA TRANSCENDE AMPLAMENTE SUBSTRATOS\r\n LIMITADOS ÀS CIÊNCIAS NATURAIS, OFÍCIO EXPLORADO PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL- EA CONTEMPORÂNEA. NESTE\r\n SENTIDO, SERVIRAM DE BASE OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL DO\r\n CAMPO JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE PIO X - SUMÉ/PB. CONSIDEROU-SE NESSA PESQUISA, O\r\n ENFOQUE E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PROPOSTA POR VARIADOS TEÓRICOS QUE RECONHECEM A\r\n NECESSIDADE DE INTRODUZIR NA AMBIÊNCIA ESCOLAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRATEM A VERTENTE AMBIENTAL A\r\n PARTIR DE UM VIÉS SISTEMÁTICO ONDE O NATURAL E SOCIAL APERCEBAM-SE COMO APPROACHES INTRÍNSECOS, PARA\r\n QUE ASSIM SEJAM DESCONSIDERADAS AS ABORDAGENS DE CUNHO MERAMENTE NATURALISTA, PRAXE MUITO VIVA\r\n AINDA NESTES ESPAÇOS DE FORMAÇÃO-TRANSFORMAÇÃO HUMANA. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE A\r\n APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÕES DIAGNÓSTICAS. NO TOCANTE AOS RESULTADOS ALCANÇADOS,\r\n IDENTIFICOU-SE QUE O PÚBLICO PESQUISADO NÃO PERCEBE A EA EM SUA TOTALIDADE, MAS TENDE A ASSOCIÁ-LA\r\n MERAMENTE AOS FATORES NATURAIS, PRÁTICA ADVERSA DE SOCIEDADE DITA CONSUMISTA E DE EA CONTEMPORÂNEA\r\n AOS RUMORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL. EM SÍNTESE, O QUE SE PRETENDEU COM ESSE TRABALHO FOI\r\n ESTIMULAR E/OU INSTIGAR O RESPECTIVO COLETIVO ESCOLAR A ADOTAR UMA NOVA PERCEPÇÃO E/OU POSTURA FRENTE\r\n ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, DESTARTE, MOSTRAR A NECESSIDADE DE INTRODUZIR-SE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS UM\r\n NOVO MODELO PEDAGÓGICO CAPAZ DE PROMOVER TRANSFORMAÇÕES ECOSSOCIAIS PARA QUE SE POSSA ALCANÇAR\r\n UMA SOCIEDADE JUSTA E EQUÍDEA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA DO CAMPO, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID11759_23092019111859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO JOSÉ VASCONCELOS DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "tiagojs97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60019 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3567 "inscrito_id" => 11759 "titulo" => """ EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:\r\n PERCEPÇÕES VIVÊNCIADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO\r\n JOSÉ BONIFÁCIO - SUMÉ-PB """ "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR DE QUE FORMA OS ALUNOS DA ESCOLA DO CAMPO COMPREENDEM\r\n COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTA TRANSCENDE AMPLAMENTE SUBSTRATOS\r\n LIMITADOS ÀS CIÊNCIAS NATURAIS, OFÍCIO EXPLORADO PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL- EA CONTEMPORÂNEA. NESTE\r\n SENTIDO, SERVIRAM DE BASE OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL DO\r\n CAMPO JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE PIO X - SUMÉ/PB. CONSIDEROU-SE NESSA PESQUISA, O\r\n ENFOQUE E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PROPOSTA POR VARIADOS TEÓRICOS QUE RECONHECEM A\r\n NECESSIDADE DE INTRODUZIR NA AMBIÊNCIA ESCOLAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRATEM A VERTENTE AMBIENTAL A\r\n PARTIR DE UM VIÉS SISTEMÁTICO ONDE O NATURAL E SOCIAL APERCEBAM-SE COMO APPROACHES INTRÍNSECOS, PARA\r\n QUE ASSIM SEJAM DESCONSIDERADAS AS ABORDAGENS DE CUNHO MERAMENTE NATURALISTA, PRAXE MUITO VIVA\r\n AINDA NESTES ESPAÇOS DE FORMAÇÃO-TRANSFORMAÇÃO HUMANA. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE A\r\n APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÕES DIAGNÓSTICAS. NO TOCANTE AOS RESULTADOS ALCANÇADOS,\r\n IDENTIFICOU-SE QUE O PÚBLICO PESQUISADO NÃO PERCEBE A EA EM SUA TOTALIDADE, MAS TENDE A ASSOCIÁ-LA\r\n MERAMENTE AOS FATORES NATURAIS, PRÁTICA ADVERSA DE SOCIEDADE DITA CONSUMISTA E DE EA CONTEMPORÂNEA\r\n AOS RUMORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL. EM SÍNTESE, O QUE SE PRETENDEU COM ESSE TRABALHO FOI\r\n ESTIMULAR E/OU INSTIGAR O RESPECTIVO COLETIVO ESCOLAR A ADOTAR UMA NOVA PERCEPÇÃO E/OU POSTURA FRENTE\r\n ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, DESTARTE, MOSTRAR A NECESSIDADE DE INTRODUZIR-SE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS UM\r\n NOVO MODELO PEDAGÓGICO CAPAZ DE PROMOVER TRANSFORMAÇÕES ECOSSOCIAIS PARA QUE SE POSSA ALCANÇAR\r\n UMA SOCIEDADE JUSTA E EQUÍDEA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA DO CAMPO, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID11759_23092019111859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO JOSÉ VASCONCELOS DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "tiagojs97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }