AIRES, Rosilene. Educação escolar em território quilombola- croatá-ceará.. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60107>. Acesso em: 22/11/2024 08:31
ESTE ARTIGO DISCUTE OS FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA, TENDO COMO REFERÊNCIA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OBSERVADAS NO QUILOMBO DE TRÊS IRMÃOS EM CROATÁ- CEARÁ. ESTE TERRITÓRIO É UM RECORTE ESPACIAL PERMEADO DE RELAÇÕES DE PODER, MARCAS SIMBÓLICAS E FORMAS DE OCUPAÇÃO, QUE REPRESENTA UM GRUPO ÉTNICO-RACIAL DE ANCESTRALIDADE NEGRA, NO QUAL RESIDEM CERCA DE 12 FAMÍLIAS. OBJETIVA-SE REAFIRMAR O DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA PARA A POPULAÇÃO QUILOMBOLA, REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA ESCOLA QUILOMBOLA LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO. A DISCUSSÃO TEÓRICA BASEOU-SE EM BRASIL (2007) E BRASIL (2011), MALCHER (2017), SANTOS E BEZERRA (2016) E PIMENTA (1996), ABORDANDO OS FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, O COTIDIANO ESCOLAR QUILOMBOLA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RELACIONANDO-A AOS GRUPOS ÉTNICOS. PARA TANTO, ENTREVISTOU-SE DUAS PROFESSORAS DA ESCOLA, E RELACIONA-SE AS SUAS PRÁTICAS AOS FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS QUILOMBOLAS. POR FIM, ENFATIZOU-SE, UMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA PAUTADA NA IDENTIDADE CULTURAL NA/DA ESCOLA COM SUJEITOS ABERTOS AO DIÁLOGO E A REFLEXÃO E COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VALORATIVAS DA MEMÓRIA COLETIVA E DOS ACERVOS E REPERTÓRIOS ORAIS DO QUILOMBO.