EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA LEI DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA PESSOA COM AUTISMO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60128 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2281 "inscrito_id" => 7553 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA LEI DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA PESSOA COM AUTISMO" "resumo" => """ TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA DESCRITIVA ANCORADA PELAS PRINCIPAIS LEIS E\r\n TEÓRICOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COM ÊNFASE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO\r\n DO AUTISMO, TEA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL, SISTEMÁTICA E NÃO\r\n PARTICIPANTE ADOTOU O USO DO DIÁRIO DE CAMPO. GUIOU-SE PELO OBJETIVO DE EXPLICAR COMO ESTÁ SENDO\r\n COMPREENDIDA A LEI NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO, COM ÊNFASE NA\r\n PROTEÇÃO AOS DIREITOS EDUCACIONAIS. A PESQUISA EMPÍRICA FOI REALIZADA EM UMA UNIDADE ESCOLAR\r\n MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE FORTALEZA ENTRE OS MESES DE SETEMBRO DE 2016 A\r\n FEVEREIRO 2017. A PESQUISA DOCUMENTAL POSSIBILITOU APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS E DAS LEIS DE EDUCAÇÃO\r\n QUE EMBASAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI ORGANIZADA\r\n EM TRÊS EIXOS TEMÁTICOS, EXTRAÍDOS DA LEI DE INCLUSÃO: A PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE APOIO EM SALA DE\r\n AULA, A RELEVÂNCIA DO SETOR DE AEE PARA A APRENDIZAGEM, E A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM AUTISMO NAS\r\n ATIVIDADES ACADÊMICAS EM SALA DE AULA. ASSIM, FORAM ABORDADAS E DISCUTIDAS A PARTIR DOS DADOS,\r\n EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÃO DIRETA NA REALIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR. AS OBSERVAÇÕES\r\n APONTARAM PARA O PROCESSO INCLUSIVO COMO INCOMPLETO, NÃO ALCANÇANDO TODAS AS CRIANÇAS MATRÍCULAS\r\n COM AUTISMO. APONTA SUGESTÕES POR CONSTRUIR ESPAÇOS FORMAIS PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE\r\n INCLUSÃO, FORMAÇÃO ADEQUADA E CONTÍNUA PARA COMPREENSÃO SOBRE O AUTISMO, APONTA PARA NECESSIDADE\r\n DE UMA MAIOR REDE DE APOIO PROFISSIONAL, MAIOR ENVOLVIMENTO DO CORPO DOCENTE PARA COMPREENDER O\r\n PAPEL DO AEE NA ESCOLA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO, ALUNO AUTISTA, LEI BERENICE PIANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7553_15082019230638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA APOLINARIO CAMURÇA" "autor_nome_curto" => "TATIANA CAMURÇA" "autor_email" => "tatiana1510@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60128 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2281 "inscrito_id" => 7553 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA LEI DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA PESSOA COM AUTISMO" "resumo" => """ TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA DESCRITIVA ANCORADA PELAS PRINCIPAIS LEIS E\r\n TEÓRICOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COM ÊNFASE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO\r\n DO AUTISMO, TEA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL, SISTEMÁTICA E NÃO\r\n PARTICIPANTE ADOTOU O USO DO DIÁRIO DE CAMPO. GUIOU-SE PELO OBJETIVO DE EXPLICAR COMO ESTÁ SENDO\r\n COMPREENDIDA A LEI NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO, COM ÊNFASE NA\r\n PROTEÇÃO AOS DIREITOS EDUCACIONAIS. A PESQUISA EMPÍRICA FOI REALIZADA EM UMA UNIDADE ESCOLAR\r\n MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE FORTALEZA ENTRE OS MESES DE SETEMBRO DE 2016 A\r\n FEVEREIRO 2017. A PESQUISA DOCUMENTAL POSSIBILITOU APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS E DAS LEIS DE EDUCAÇÃO\r\n QUE EMBASAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI ORGANIZADA\r\n EM TRÊS EIXOS TEMÁTICOS, EXTRAÍDOS DA LEI DE INCLUSÃO: A PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE APOIO EM SALA DE\r\n AULA, A RELEVÂNCIA DO SETOR DE AEE PARA A APRENDIZAGEM, E A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM AUTISMO NAS\r\n ATIVIDADES ACADÊMICAS EM SALA DE AULA. ASSIM, FORAM ABORDADAS E DISCUTIDAS A PARTIR DOS DADOS,\r\n EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÃO DIRETA NA REALIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR. AS OBSERVAÇÕES\r\n APONTARAM PARA O PROCESSO INCLUSIVO COMO INCOMPLETO, NÃO ALCANÇANDO TODAS AS CRIANÇAS MATRÍCULAS\r\n COM AUTISMO. APONTA SUGESTÕES POR CONSTRUIR ESPAÇOS FORMAIS PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE\r\n INCLUSÃO, FORMAÇÃO ADEQUADA E CONTÍNUA PARA COMPREENSÃO SOBRE O AUTISMO, APONTA PARA NECESSIDADE\r\n DE UMA MAIOR REDE DE APOIO PROFISSIONAL, MAIOR ENVOLVIMENTO DO CORPO DOCENTE PARA COMPREENDER O\r\n PAPEL DO AEE NA ESCOLA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO, ALUNO AUTISTA, LEI BERENICE PIANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7553_15082019230638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA APOLINARIO CAMURÇA" "autor_nome_curto" => "TATIANA CAMURÇA" "autor_email" => "tatiana1510@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }