ENSINO DE ÁLGEBRA: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR
ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60244 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3458 "inscrito_id" => 8745 "titulo" => """ ENSINO DE ÁLGEBRA: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR\r\n ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II """ "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO, É UM RECORTE QUE SERVIRÁ DE BASE PARA UM FUTURO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE\r\n CURSO, TENDO COMO PILARES O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ELE TEM\r\n COMO OBJETIVO ANALISAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NA TURMA DO 8°, DE UMA ESCOLA DA\r\n REDE PÚBLICA MUNICIPAL, NA CIDADE DE RAFAEL GODEIRO/RN, COM INTUITO DE IDENTIFICAR QUAIS OS\r\n PROBLEMAS QUE OS ALUNOS DA REFERIDA UNIDADE DE ENSINO, POSSUEM EM RELAÇÃO AO ENSINO ÁLGEBRA,\r\n E VERIFICAR SE OS MESMOS CONSEGUEM APLICAR OS CONHECIMENTOS ALGÉBRICOS ADQUIRIDOS NO\r\n DECORRER DA DISCIPLINA. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 5 QUESTÕES PROBLEMAS\r\n ABRANGENDO DIFERENTES CONCEITOS ALGÉBRICOS. A ATIVIDADE QUE SERVIU PARA AUXILIAR A PESQUISA, FOI\r\n RETIRADA DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO APORTE TEÓRICO NOS FUNDAMENTOS NOS\r\n TRABALHOS E PESQUISAS REALIZADAS POR AZEVÊDO (2010), TEDESCO E GIARETA (2009), GIL (2008) E\r\n GONÇALVES (2013). ASSIM, FOI FEITA A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E PERCEBEU-SE QUE OS\r\n ALUNOS NÃO POSSUÍAM AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS, ENCONTRANDO\r\n BASTANTE DIFICULDADES NO TOCANTE AO CONHECIMENTO ALGÉBRICO, GERANDO UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO.\r\n POR FIM, CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE ÁLGEBRA É ALGO QUE PRECISA SER REVISTO E QUE OS MÉTODOS DE\r\n ENSINO APLICADOS NÃO SÃO ADEQUADOS PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM UM NÍVEL DE APRENDIZAGEM\r\n SATISFATÓRIO, DE MANEIRA QUE OS MESMOS CONSIGAM INTERPRETAR E ENTENDER OS CONCEITOS QUE\r\n ENGLOBAM O CONHECIMENTO ALGÉBRICO """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO ALGÉBRICO, ENSINO DE ÁLGEBRA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8745_21092019155301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO OLIVEIRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO " "autor_email" => "jsm106rg@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60244 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3458 "inscrito_id" => 8745 "titulo" => """ ENSINO DE ÁLGEBRA: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR\r\n ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II """ "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO, É UM RECORTE QUE SERVIRÁ DE BASE PARA UM FUTURO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE\r\n CURSO, TENDO COMO PILARES O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ELE TEM\r\n COMO OBJETIVO ANALISAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NA TURMA DO 8°, DE UMA ESCOLA DA\r\n REDE PÚBLICA MUNICIPAL, NA CIDADE DE RAFAEL GODEIRO/RN, COM INTUITO DE IDENTIFICAR QUAIS OS\r\n PROBLEMAS QUE OS ALUNOS DA REFERIDA UNIDADE DE ENSINO, POSSUEM EM RELAÇÃO AO ENSINO ÁLGEBRA,\r\n E VERIFICAR SE OS MESMOS CONSEGUEM APLICAR OS CONHECIMENTOS ALGÉBRICOS ADQUIRIDOS NO\r\n DECORRER DA DISCIPLINA. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 5 QUESTÕES PROBLEMAS\r\n ABRANGENDO DIFERENTES CONCEITOS ALGÉBRICOS. A ATIVIDADE QUE SERVIU PARA AUXILIAR A PESQUISA, FOI\r\n RETIRADA DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO APORTE TEÓRICO NOS FUNDAMENTOS NOS\r\n TRABALHOS E PESQUISAS REALIZADAS POR AZEVÊDO (2010), TEDESCO E GIARETA (2009), GIL (2008) E\r\n GONÇALVES (2013). ASSIM, FOI FEITA A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E PERCEBEU-SE QUE OS\r\n ALUNOS NÃO POSSUÍAM AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS, ENCONTRANDO\r\n BASTANTE DIFICULDADES NO TOCANTE AO CONHECIMENTO ALGÉBRICO, GERANDO UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO.\r\n POR FIM, CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE ÁLGEBRA É ALGO QUE PRECISA SER REVISTO E QUE OS MÉTODOS DE\r\n ENSINO APLICADOS NÃO SÃO ADEQUADOS PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM UM NÍVEL DE APRENDIZAGEM\r\n SATISFATÓRIO, DE MANEIRA QUE OS MESMOS CONSIGAM INTERPRETAR E ENTENDER OS CONCEITOS QUE\r\n ENGLOBAM O CONHECIMENTO ALGÉBRICO """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO ALGÉBRICO, ENSINO DE ÁLGEBRA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8745_21092019155301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO OLIVEIRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO " "autor_email" => "jsm106rg@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }