O PRESENTE ESTUDO, É UM RECORTE QUE SERVIRÁ DE BASE PARA UM FUTURO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE
CURSO, TENDO COMO PILARES O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ELE TEM
COMO OBJETIVO ANALISAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NA TURMA DO 8°, DE UMA ESCOLA DA
REDE PÚBLICA MUNICIPAL, NA CIDADE DE RAFAEL GODEIRO/RN, COM INTUITO DE IDENTIFICAR QUAIS OS
PROBLEMAS QUE OS ALUNOS DA REFERIDA UNIDADE DE ENSINO, POSSUEM EM RELAÇÃO AO ENSINO ÁLGEBRA,
E VERIFICAR SE OS MESMOS CONSEGUEM APLICAR OS CONHECIMENTOS ALGÉBRICOS ADQUIRIDOS NO
DECORRER DA DISCIPLINA. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 5 QUESTÕES PROBLEMAS
ABRANGENDO DIFERENTES CONCEITOS ALGÉBRICOS. A ATIVIDADE QUE SERVIU PARA AUXILIAR A PESQUISA, FOI
RETIRADA DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO APORTE TEÓRICO NOS FUNDAMENTOS NOS
TRABALHOS E PESQUISAS REALIZADAS POR AZEVÊDO (2010), TEDESCO E GIARETA (2009), GIL (2008) E
GONÇALVES (2013). ASSIM, FOI FEITA A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E PERCEBEU-SE QUE OS
ALUNOS NÃO POSSUÍAM AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS, ENCONTRANDO
BASTANTE DIFICULDADES NO TOCANTE AO CONHECIMENTO ALGÉBRICO, GERANDO UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO.
POR FIM, CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE ÁLGEBRA É ALGO QUE PRECISA SER REVISTO E QUE OS MÉTODOS DE
ENSINO APLICADOS NÃO SÃO ADEQUADOS PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM UM NÍVEL DE APRENDIZAGEM
SATISFATÓRIO, DE MANEIRA QUE OS MESMOS CONSIGAM INTERPRETAR E ENTENDER OS CONCEITOS QUE
ENGLOBAM O CONHECIMENTO ALGÉBRICO