PRÁTICA DOCENTE: O PLANEJAMENTO COMO UMA NECESSIDADE EDUCACIONAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62112 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2752 "inscrito_id" => 4310 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE: O PLANEJAMENTO COMO UMA NECESSIDADE EDUCACIONAL" "resumo" => "O PLANEJAMENTO PODE SER COMPREENDIDO COMO UMA RELEVANTE AÇÃO DESENVOLVIDA PELO SER HUMANO E, PARTICULARMENTE PELO PROFESSOR. DESSA FORMA, É ELEMENTAR A ORGANIZAÇÃO DAS INTERPRETAÇÕES E PROCEDIMENTOS QUE SERÃO APLICADOS NO DECORRER DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR JUNTO AOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA QUAL A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DE PLANEJAR, SEUS CONCEITOS E DEFINIÇÕES, BEM COMO A SUA PERIODICIDADE NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. ALÉM DISSO, TAMBÉM BUSCA IDENTIFICAR QUE POTENCIAL APRESENTA NO MOMENTO DE INFLUENCIAR DE MANEIRA POSITIVA AS SITUAÇÕES QUE SÃO PRÓPRIAS DO DIA A DIA DA SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO DESCRITO NO MODELO DA ESCALA LIKERT E COMPOSTO POR CINCO AFIRMATIVAS, COM UMA ESCALA DE CINCO OPÇÕES DE RESPOSTAS: CONCORDO FORTEMENTE - CF, CONCORDO - C, INDECISO - I, DISCORDO - D E DISCORDO FORTEMENTE – DF. OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITIRAM VERIFICAR QUE 86,6% (SOMA DOS ÍNDICES POSITIVOS CF E C) DOS PROFESSORES CONSIDERAM A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO COMO UMA ATIVIDADE RELEVANTE PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO DIA A DIA DE SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID4310_17092019154350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GEANE DOS SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANTONIA GEANE" "autor_email" => "antoniajeane41@gmail.com" "autor_ies" => "UFMA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62112 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2752 "inscrito_id" => 4310 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE: O PLANEJAMENTO COMO UMA NECESSIDADE EDUCACIONAL" "resumo" => "O PLANEJAMENTO PODE SER COMPREENDIDO COMO UMA RELEVANTE AÇÃO DESENVOLVIDA PELO SER HUMANO E, PARTICULARMENTE PELO PROFESSOR. DESSA FORMA, É ELEMENTAR A ORGANIZAÇÃO DAS INTERPRETAÇÕES E PROCEDIMENTOS QUE SERÃO APLICADOS NO DECORRER DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR JUNTO AOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA QUAL A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DE PLANEJAR, SEUS CONCEITOS E DEFINIÇÕES, BEM COMO A SUA PERIODICIDADE NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. ALÉM DISSO, TAMBÉM BUSCA IDENTIFICAR QUE POTENCIAL APRESENTA NO MOMENTO DE INFLUENCIAR DE MANEIRA POSITIVA AS SITUAÇÕES QUE SÃO PRÓPRIAS DO DIA A DIA DA SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO DESCRITO NO MODELO DA ESCALA LIKERT E COMPOSTO POR CINCO AFIRMATIVAS, COM UMA ESCALA DE CINCO OPÇÕES DE RESPOSTAS: CONCORDO FORTEMENTE - CF, CONCORDO - C, INDECISO - I, DISCORDO - D E DISCORDO FORTEMENTE – DF. OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITIRAM VERIFICAR QUE 86,6% (SOMA DOS ÍNDICES POSITIVOS CF E C) DOS PROFESSORES CONSIDERAM A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO COMO UMA ATIVIDADE RELEVANTE PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO DIA A DIA DE SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID4310_17092019154350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GEANE DOS SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANTONIA GEANE" "autor_email" => "antoniajeane41@gmail.com" "autor_ies" => "UFMA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }