REALPOLITIK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62368 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 982 "inscrito_id" => 9054 "titulo" => "REALPOLITIK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "TRATA-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL QUE OBJETIVA ANALISAR A REALPOLITIK PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, APONTANDO PARA UM CENÁRIO IDEAL, ENTENDIDO COMO AQUELE QUE INVESTE NAS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES, FOMENTANDO A FORMAÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA, SOBRETUDO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS. NÃO MENOS IMPORTANTE, A POLÍTICA IDEAL VALORIZA A DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO, COM PLANOS DE CARREIRA QUE POSSAM ATRAIR OS JOVENS PARA AS LICENCIATURAS. CONTUDO, AS POLÍTICAS REAIS TENDEM A CULPABILIZAR OS PROFESSORES PELAS MAZELAS DA EDUCAÇÃO, QUESTIONANDO, INCLUSIVE, A QUALIDADE DA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL COMO FEZ EM 2016, A ENTÃO SECRETÁRIA EXECUTIVA DO MEC, CASTRO (2016), AO AFIRMAR QUE A QUALIDADE DE FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES NÃO É BOA, POIS, NÃO OS PREPARA PARA O MUNDO REAL E MUITO MENOS PARA A PRÁTICA DIDÁTICA. PORTANTO, O IDEAL SERIA QUE O ESTADO IMPLEMENTASSE POLÍTICAS DE MELHORIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES, MAS NA REALIDADE O GOVERNO DEFENDE QUE PROFISSIONAIS COM O NOTÓRIO SABER POSSAM ASSUMIR AULAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP). SOB ESSE CENÁRIO, OS RESULTADOS APONTAM PARA POLÍTICAS DE GOVERNO IMPLANTADAS DE FORMA DESCONEXA, FRAGMENTADA, ALIGEIRADA COM A FINALIDADE DE SUPRIR LACUNAS, DE TAL MODO QUE PARA SER PROFESSOR PODE-SE SER QUALQUER PROFISSIONAL QUE TENHA UM NOTÓRIO SABER. ISTO É, CRIAM-SE MECANISMOS LEGAIS PARA NORMATIZAR SITUAÇÕES ILEGAIS, COMO É O CASO DA PERMISSIVIDADE DE PROFISSIONAIS SEM LICENCIATURA ATUANDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOBRETUDO NA EP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID9054_06082019194155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE CARDOSO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "cardosobm05@gmail.com" "autor_ies" => "CEFET-MG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62368 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 982 "inscrito_id" => 9054 "titulo" => "REALPOLITIK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "TRATA-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL QUE OBJETIVA ANALISAR A REALPOLITIK PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, APONTANDO PARA UM CENÁRIO IDEAL, ENTENDIDO COMO AQUELE QUE INVESTE NAS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES, FOMENTANDO A FORMAÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA, SOBRETUDO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS. NÃO MENOS IMPORTANTE, A POLÍTICA IDEAL VALORIZA A DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO, COM PLANOS DE CARREIRA QUE POSSAM ATRAIR OS JOVENS PARA AS LICENCIATURAS. CONTUDO, AS POLÍTICAS REAIS TENDEM A CULPABILIZAR OS PROFESSORES PELAS MAZELAS DA EDUCAÇÃO, QUESTIONANDO, INCLUSIVE, A QUALIDADE DA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL COMO FEZ EM 2016, A ENTÃO SECRETÁRIA EXECUTIVA DO MEC, CASTRO (2016), AO AFIRMAR QUE A QUALIDADE DE FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES NÃO É BOA, POIS, NÃO OS PREPARA PARA O MUNDO REAL E MUITO MENOS PARA A PRÁTICA DIDÁTICA. PORTANTO, O IDEAL SERIA QUE O ESTADO IMPLEMENTASSE POLÍTICAS DE MELHORIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES, MAS NA REALIDADE O GOVERNO DEFENDE QUE PROFISSIONAIS COM O NOTÓRIO SABER POSSAM ASSUMIR AULAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EP). SOB ESSE CENÁRIO, OS RESULTADOS APONTAM PARA POLÍTICAS DE GOVERNO IMPLANTADAS DE FORMA DESCONEXA, FRAGMENTADA, ALIGEIRADA COM A FINALIDADE DE SUPRIR LACUNAS, DE TAL MODO QUE PARA SER PROFESSOR PODE-SE SER QUALQUER PROFISSIONAL QUE TENHA UM NOTÓRIO SABER. ISTO É, CRIAM-SE MECANISMOS LEGAIS PARA NORMATIZAR SITUAÇÕES ILEGAIS, COMO É O CASO DA PERMISSIVIDADE DE PROFISSIONAIS SEM LICENCIATURA ATUANDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOBRETUDO NA EP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID9054_06082019194155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE CARDOSO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "cardosobm05@gmail.com" "autor_ies" => "CEFET-MG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }