ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60255 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2394 "inscrito_id" => 8702 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS" "resumo" => "O OBJETIVO DO ARTIGO É PENSAR EM FRONTEIRAS MOVEDIÇAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS FOCALIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO. DESSE MODO, BUSCAMOS A PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA POSITIVISTA, PAUTADA NA GENERALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, NA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA E NA SOBREPOSIÇÃO DA CIÊNCIA DIANTE DOS DEMAIS CONHECIMENTOS. OS ESTUDOS CULTURAIS TIVERAM SEU MARCO NOS ANOS 1960, COM A VIRADA CULTURAL, ADQUIRINDO UM DESTAQUE SOBRE O COTIDIANO INTELECTUAL E ACADÊMICO, GERANDO UMA ÁREA INTERDISCIPLINAR, PAUTADA NA CULTURA, CHAMADA DE ESTUDOS CULTURAIS. A METODOLOGIA EMPREGADA AQUI É UMA PESQUISA DE REVISÃO DE LITERATURA DE CUNHO QUALITATIVO, DIVIDIDA EM DUAS CATEGORIAS, SENDO A PRIMEIRA UMA ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS CULTURAIS E A SEGUNDA, REFERE-SE AO ESTADO DA ARTE NA EXPERIMENTAÇÃO RELACIONANDO-SE A CULTURA. COMO RESULTADOS PERCEBEMOS QUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS PODE SER TRABALHADO EM UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA, POIS A MESMA DIALOGA COM AS OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO, O ESTADO DA ARTE REALIZADO NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES TEVE COMO AS PALAVRAS-CHAVE DE PESQUISA: ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO E ESTUDOS CULTURAIS, COM BASE NOS OITO TRABALHADOS PUBLICADOS, APENAS TRÊS TESES E CINCO DISSERTAÇÕES MOSTRAVAM O ENFOQUE PARA OS ESTUDOS CULTURAIS. CONCLUÍMOS QUE A CIÊNCIA ESCOLAR FAZ PARTE DE UMA INTEGRAÇÃO DINÂMICA ENTRE CULTURA CIENTÍFICA E O COTIDIANO DOS ALUNOS, POIS POSSUI SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS DEFINIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, ESTUDOS CULTURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8702_17082019234750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA BRUNO ANTUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAFAELLA ANTUNES" "autor_email" => "rafaella.antunes19@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60255 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2394 "inscrito_id" => 8702 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS" "resumo" => "O OBJETIVO DO ARTIGO É PENSAR EM FRONTEIRAS MOVEDIÇAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS FOCALIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO. DESSE MODO, BUSCAMOS A PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA POSITIVISTA, PAUTADA NA GENERALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, NA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA E NA SOBREPOSIÇÃO DA CIÊNCIA DIANTE DOS DEMAIS CONHECIMENTOS. OS ESTUDOS CULTURAIS TIVERAM SEU MARCO NOS ANOS 1960, COM A VIRADA CULTURAL, ADQUIRINDO UM DESTAQUE SOBRE O COTIDIANO INTELECTUAL E ACADÊMICO, GERANDO UMA ÁREA INTERDISCIPLINAR, PAUTADA NA CULTURA, CHAMADA DE ESTUDOS CULTURAIS. A METODOLOGIA EMPREGADA AQUI É UMA PESQUISA DE REVISÃO DE LITERATURA DE CUNHO QUALITATIVO, DIVIDIDA EM DUAS CATEGORIAS, SENDO A PRIMEIRA UMA ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB AS LENTES DOS ESTUDOS CULTURAIS E A SEGUNDA, REFERE-SE AO ESTADO DA ARTE NA EXPERIMENTAÇÃO RELACIONANDO-SE A CULTURA. COMO RESULTADOS PERCEBEMOS QUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS PODE SER TRABALHADO EM UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA, POIS A MESMA DIALOGA COM AS OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO, O ESTADO DA ARTE REALIZADO NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES TEVE COMO AS PALAVRAS-CHAVE DE PESQUISA: ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO E ESTUDOS CULTURAIS, COM BASE NOS OITO TRABALHADOS PUBLICADOS, APENAS TRÊS TESES E CINCO DISSERTAÇÕES MOSTRAVAM O ENFOQUE PARA OS ESTUDOS CULTURAIS. CONCLUÍMOS QUE A CIÊNCIA ESCOLAR FAZ PARTE DE UMA INTEGRAÇÃO DINÂMICA ENTRE CULTURA CIENTÍFICA E O COTIDIANO DOS ALUNOS, POIS POSSUI SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS DEFINIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, ESTUDOS CULTURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8702_17082019234750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA BRUNO ANTUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAFAELLA ANTUNES" "autor_email" => "rafaella.antunes19@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }