ENSINO DE VETORES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60279 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 6870 "titulo" => "ENSINO DE VETORES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA." "resumo" => """ A PREOCUPAÇÃO COM O ENSINO-APRENDIZAGEM DO OBJETO MATEMÁTICO VETOR SURGIU COM A PRÁTICA ENQUANTO DOCENTE DO ENSINO MÉDIO E INTENSIFICOU-SE DURANTE O MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE (PROFMAT). LECIONANDO GEOMETRIA ANALÍTICA PARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, COMPROVAMOS AS DEFICIÊNCIAS APRESENTADAS PELOS DISCENTES COM RELAÇÃO A ESTE OBJETO MATEMÁTICO - OM. CONSIDERAMOS A IMPORTÂNCIA DESSE OBJETO MATEMÁTICO TANTO PARA APLICAÇÃO EM OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO, COMO EM GEOMETRIA E FÍSICA, QUANTO PARA O ESTUDO DE OUTROS TÓPICOS DA MATEMÁTICA SUPERIOR, COMO A ÁLGEBRA LINEAR.\r\n BASEANDO-SE NO EXPOSTO ACIMA, REALIZAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA - ED. PARA A SD, ESCOLHEMOS O OM VETOR, COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE VETOR A PARTIR DA IDEIA DE SEGMENTO ORIENTADO. \r\n NAS ETAPAS INICIAIS DA ED, A SABER: ANÁLISES PRELIMINARES E CONCEPÇÃO E ANÁLISE A PRIORI VERIFICAMOS O BAIXO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE O OM CONSIDERADO E IDENTIFICAMOS QUE A EXPLORAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS - RS DOS VETORES, POTENCIALIZADA PELA UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA, PODE FACILITAR A APRENDIZAGEM DESTE OM E CONSTRUÍMOS A SD. \r\n NA ETAPA DE EXPERIMENTAÇÃO E DE ANÁLISE A POSTERIORI E VALIDAÇÃO APLICAMOS A SD E, MEDIANTE OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS, COMPROVAMOS ALGUMAS HIPÓTESES, COMO O BAIXO CONHECIMENTO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AO OBJETO MATEMÁTICO VETOR E A IMPORTÂNCIA DA EXPLORAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VETORES. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENGENHARIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VETORES, REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS, REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID6870_06092019194834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉSAR MARCOS DO NASCIMENTO LUCAS" "autor_nome_curto" => "CÉSAR LUCAS" "autor_email" => "cesar.lucas@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS URUÇUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60279 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2998 "inscrito_id" => 6870 "titulo" => "ENSINO DE VETORES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA." "resumo" => """ A PREOCUPAÇÃO COM O ENSINO-APRENDIZAGEM DO OBJETO MATEMÁTICO VETOR SURGIU COM A PRÁTICA ENQUANTO DOCENTE DO ENSINO MÉDIO E INTENSIFICOU-SE DURANTE O MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE (PROFMAT). LECIONANDO GEOMETRIA ANALÍTICA PARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, COMPROVAMOS AS DEFICIÊNCIAS APRESENTADAS PELOS DISCENTES COM RELAÇÃO A ESTE OBJETO MATEMÁTICO - OM. CONSIDERAMOS A IMPORTÂNCIA DESSE OBJETO MATEMÁTICO TANTO PARA APLICAÇÃO EM OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO, COMO EM GEOMETRIA E FÍSICA, QUANTO PARA O ESTUDO DE OUTROS TÓPICOS DA MATEMÁTICA SUPERIOR, COMO A ÁLGEBRA LINEAR.\r\n BASEANDO-SE NO EXPOSTO ACIMA, REALIZAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA - ED. PARA A SD, ESCOLHEMOS O OM VETOR, COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE VETOR A PARTIR DA IDEIA DE SEGMENTO ORIENTADO. \r\n NAS ETAPAS INICIAIS DA ED, A SABER: ANÁLISES PRELIMINARES E CONCEPÇÃO E ANÁLISE A PRIORI VERIFICAMOS O BAIXO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE O OM CONSIDERADO E IDENTIFICAMOS QUE A EXPLORAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS - RS DOS VETORES, POTENCIALIZADA PELA UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA, PODE FACILITAR A APRENDIZAGEM DESTE OM E CONSTRUÍMOS A SD. \r\n NA ETAPA DE EXPERIMENTAÇÃO E DE ANÁLISE A POSTERIORI E VALIDAÇÃO APLICAMOS A SD E, MEDIANTE OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS, COMPROVAMOS ALGUMAS HIPÓTESES, COMO O BAIXO CONHECIMENTO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AO OBJETO MATEMÁTICO VETOR E A IMPORTÂNCIA DA EXPLORAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VETORES. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENGENHARIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VETORES, REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS, REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID6870_06092019194834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉSAR MARCOS DO NASCIMENTO LUCAS" "autor_nome_curto" => "CÉSAR LUCAS" "autor_email" => "cesar.lucas@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS URUÇUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }