ESPAÇO E EDUCAÇÃO: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ITABAIANA – PB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60340 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1807 "inscrito_id" => 6641 "titulo" => "ESPAÇO E EDUCAÇÃO: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ITABAIANA – PB" "resumo" => "O ESPAÇO ESCOLAR, POR SUA NATUREZA, DEVE SER INCLUSIVO E LIVRE DE QUALQUER ESPÉCIE DE BARREIRAS DE MODO A PROPICIAR O ACESSO E O DESENVOLVIMENTO PLENO DOS SUJEITOS QUE ALI CONVIVEM. AS ESCOLAS BRASILEIRAS, ENTRETANTO, DEIXAM A DESEJAR NO QUE TANGE A OFERTA DE CONDIÇÕES DE ACESSO A EDUCANDOS E SERVIDORES COM LIMITAÇÕES DE ORDEM FÍSICA, SENSORIAL OU INTELECTUAL. TAL CONDIÇÃO VAI DE ENCONTRO À CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 QUE INSTITUI A ACESSIBILIDADE COMO DIREITO, ALÉM DE ATRIBUIR AO ESTADO O DEVER DE ASSEGURAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL DESDE O NASCIMENTO E DE GARANTIR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PREFERENCIALMENTE, NA REDE REGULAR DE ENSINO. A PARTIR DESSA CONSTATAÇÃO, ESTE TRABALHO DEDICOU-SE A AVALIAR AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE DOS PRÉDIOS DO CAMPUS DO IFPB E DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL E TÉCNICA – ECIT, AMBOS NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA, FRENTE ÀS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CONTIDAS NA NBR 9050. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS MEDIÇÕES OBJETIVANDO IDENTIFICAR QUE ESPAÇOS E ELEMENTOS DE ACESSIBILIDADE CORRESPONDIAM AOS PARÂMETROS PRESENTES NA NORMA. OS RESULTADOS ALCANÇADOS EXPLICITARAM FALHAS NA CONSTRUÇÃO DAS EDIFICAÇÕES RELATIVAS ÀS EXIGÊNCIAS NORMATIVAS QUE PODEM LEVAR A CONFLITOS DE USO, DIFICULDADES OU MESMO IMPEDIMENTO AO ACESSO. OS RESULTADOS DEMONSTRAM, POR CONSEGUINTE, QUE MESMO EM OBRAS PÚBLICAS RECENTES (A CONSTRUÇÃO DOS PRÉDIOS SE DEU ENTRE 2015 E 2018) A INCLUSÃO ENQUANTO CONCEITO NÃO PERMEIA AS AÇÕES. A DIVULGAÇÃO DE TAIS APONTAMENTOS CONTRIBUI COM O DEBATE NECESSÁRIO ACERCA DA QUALIDADE DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, EM PARTICULAR, E DOS EDIFÍCIOS DE USO COLETIVO EM GERAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO ESCOLAR, NORMAS TÉCNICAS, ITABAIANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID6641_15082019003147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIRTON DE MELO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "LAIRTON RODRIGUES" "autor_email" => "laluscocraft@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB CAMPUS ITABAIANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60340 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1807 "inscrito_id" => 6641 "titulo" => "ESPAÇO E EDUCAÇÃO: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ITABAIANA – PB" "resumo" => "O ESPAÇO ESCOLAR, POR SUA NATUREZA, DEVE SER INCLUSIVO E LIVRE DE QUALQUER ESPÉCIE DE BARREIRAS DE MODO A PROPICIAR O ACESSO E O DESENVOLVIMENTO PLENO DOS SUJEITOS QUE ALI CONVIVEM. AS ESCOLAS BRASILEIRAS, ENTRETANTO, DEIXAM A DESEJAR NO QUE TANGE A OFERTA DE CONDIÇÕES DE ACESSO A EDUCANDOS E SERVIDORES COM LIMITAÇÕES DE ORDEM FÍSICA, SENSORIAL OU INTELECTUAL. TAL CONDIÇÃO VAI DE ENCONTRO À CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 QUE INSTITUI A ACESSIBILIDADE COMO DIREITO, ALÉM DE ATRIBUIR AO ESTADO O DEVER DE ASSEGURAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL DESDE O NASCIMENTO E DE GARANTIR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PREFERENCIALMENTE, NA REDE REGULAR DE ENSINO. A PARTIR DESSA CONSTATAÇÃO, ESTE TRABALHO DEDICOU-SE A AVALIAR AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE DOS PRÉDIOS DO CAMPUS DO IFPB E DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL E TÉCNICA – ECIT, AMBOS NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA, FRENTE ÀS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CONTIDAS NA NBR 9050. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS MEDIÇÕES OBJETIVANDO IDENTIFICAR QUE ESPAÇOS E ELEMENTOS DE ACESSIBILIDADE CORRESPONDIAM AOS PARÂMETROS PRESENTES NA NORMA. OS RESULTADOS ALCANÇADOS EXPLICITARAM FALHAS NA CONSTRUÇÃO DAS EDIFICAÇÕES RELATIVAS ÀS EXIGÊNCIAS NORMATIVAS QUE PODEM LEVAR A CONFLITOS DE USO, DIFICULDADES OU MESMO IMPEDIMENTO AO ACESSO. OS RESULTADOS DEMONSTRAM, POR CONSEGUINTE, QUE MESMO EM OBRAS PÚBLICAS RECENTES (A CONSTRUÇÃO DOS PRÉDIOS SE DEU ENTRE 2015 E 2018) A INCLUSÃO ENQUANTO CONCEITO NÃO PERMEIA AS AÇÕES. A DIVULGAÇÃO DE TAIS APONTAMENTOS CONTRIBUI COM O DEBATE NECESSÁRIO ACERCA DA QUALIDADE DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, EM PARTICULAR, E DOS EDIFÍCIOS DE USO COLETIVO EM GERAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO ESCOLAR, NORMAS TÉCNICAS, ITABAIANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID6641_15082019003147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIRTON DE MELO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "LAIRTON RODRIGUES" "autor_email" => "laluscocraft@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB CAMPUS ITABAIANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }