ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO DE GEOGRAFIA: EVASÃO ESCOLAR NA EMEF SÃO JOSÉ, EM FORTALEZA/CE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60366 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3663 "inscrito_id" => 10235 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO DE GEOGRAFIA: EVASÃO ESCOLAR NA EMEF SÃO JOSÉ, EM FORTALEZA/CE" "resumo" => "OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM GEOGRAFIA SÃO COMPONENTES OBRIGATÓRIOS DA MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA, E SÃO RESPONSÁVEIS PELA APROXIMAÇÃO DOS GRADUANDOS COM A PRÁTICA DOCENTE. SEGUINDO AS SUGESTÕES DO CURRÍCULO DO CURSO, OS ALUNOS INICIAM AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO, TENDO O PRIMEIRO DELES ENFOQUE NO CONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE BÁSICA DE ENSINO. ALÉM DE PROPORCIONAR O CONHECIMENTO DESSE ESPAÇO EM SUAS DIMENSÕES ADMINISTRATIVA, PEDAGÓGICA E FÍSICA, O ESTÁGIO DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, POSSUINDO ASSIM, UM ARCABOUÇO TEÓRICO CAPAZ DE EMBASAR A ATUAÇÃO PRÁTICA DE ESTÁGIO, MOSTRA AOS DISCENTES A IMPORTÂNCIA DE SER UM PROFESSOR-PESQUISADOR E DO RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE, NO INTUITO DE ALCANÇAR A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO. DIANTE DESSE CONTEXTO, E EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO DAS DINÂMICAS ESTABELECIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO, ESSE TRABALHO TEM COMO INTUITO ANALISAR O ESPAÇO FÍSICO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE, BEM COMO AS RELAÇÕES ENTRE SEUS AGENTES ATUANTES E OS POSSÍVEIS FATORES QUE ACARRETAM NOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR OBSERVADOS NA INSTITUIÇÃO ANALISADA. PARA ISSO, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR E SEU ENTORNO, ALÉM DE ENTREVISTAS COM OS SUJEITOS QUE O COMPÕEM. FOI POSSÍVEL ENTÃO CONSTATAR COMO A PRÁTICA ALIADA À TEORIA É ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA, POR PROPORCIONAR A REFLEXÃO DA DINÂMICA DESSE AMBIENTE E DA PROFISSÃO. NOTAMOS TAMBÉM COMO A EVASÃO ESCOLAR É UM ASSUNTO ATUAL QUE PRECISA SER DISCUTIDO, LEVANDO-SE EM CONTA TAMBÉM O CONTEXTO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFESSOR-PESQUISADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10235_24092019055657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA AMÂNCIO DE SOUSA MORAES" "autor_nome_curto" => "MARIANA AMÂNCIO" "autor_email" => "mariana.amancio2901@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60366 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3663 "inscrito_id" => 10235 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO DE GEOGRAFIA: EVASÃO ESCOLAR NA EMEF SÃO JOSÉ, EM FORTALEZA/CE" "resumo" => "OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM GEOGRAFIA SÃO COMPONENTES OBRIGATÓRIOS DA MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA, E SÃO RESPONSÁVEIS PELA APROXIMAÇÃO DOS GRADUANDOS COM A PRÁTICA DOCENTE. SEGUINDO AS SUGESTÕES DO CURRÍCULO DO CURSO, OS ALUNOS INICIAM AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO, TENDO O PRIMEIRO DELES ENFOQUE NO CONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE BÁSICA DE ENSINO. ALÉM DE PROPORCIONAR O CONHECIMENTO DESSE ESPAÇO EM SUAS DIMENSÕES ADMINISTRATIVA, PEDAGÓGICA E FÍSICA, O ESTÁGIO DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, POSSUINDO ASSIM, UM ARCABOUÇO TEÓRICO CAPAZ DE EMBASAR A ATUAÇÃO PRÁTICA DE ESTÁGIO, MOSTRA AOS DISCENTES A IMPORTÂNCIA DE SER UM PROFESSOR-PESQUISADOR E DO RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE, NO INTUITO DE ALCANÇAR A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO. DIANTE DESSE CONTEXTO, E EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO DAS DINÂMICAS ESTABELECIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO, ESSE TRABALHO TEM COMO INTUITO ANALISAR O ESPAÇO FÍSICO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE, BEM COMO AS RELAÇÕES ENTRE SEUS AGENTES ATUANTES E OS POSSÍVEIS FATORES QUE ACARRETAM NOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR OBSERVADOS NA INSTITUIÇÃO ANALISADA. PARA ISSO, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR E SEU ENTORNO, ALÉM DE ENTREVISTAS COM OS SUJEITOS QUE O COMPÕEM. FOI POSSÍVEL ENTÃO CONSTATAR COMO A PRÁTICA ALIADA À TEORIA É ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA, POR PROPORCIONAR A REFLEXÃO DA DINÂMICA DESSE AMBIENTE E DA PROFISSÃO. NOTAMOS TAMBÉM COMO A EVASÃO ESCOLAR É UM ASSUNTO ATUAL QUE PRECISA SER DISCUTIDO, LEVANDO-SE EM CONTA TAMBÉM O CONTEXTO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFESSOR-PESQUISADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10235_24092019055657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA AMÂNCIO DE SOUSA MORAES" "autor_nome_curto" => "MARIANA AMÂNCIO" "autor_email" => "mariana.amancio2901@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }