ESTRATÉGIAS E PROCESSOS DA GESTÃO ESCOLAR IMPLEMENTADAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60411 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4849 "inscrito_id" => 3418 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E PROCESSOS DA GESTÃO ESCOLAR IMPLEMENTADAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB, EM SUA ÚLTIMA COLETA, EVIDENCIOU A PRECARIEDADE DA EDUCAÇÃO NA BAHIA E, NO TII, ESTÁ MUITO ABAIXO DA MÉDIA ESPERADA. DENTRE OUTROS FATORES, É POSSÍVEL ATRIBUIR A AUSÊNCIA OU MÁ FORMAÇÃO DOS GESTORES EDUCACIONAIS, NO ENTANTO, NESTE CENÁRIO SURGE O CETEP/IRECÊ, QUE APRESENTOU ÍNDICES EDUCACIONAIS ACIMA DA MÉDIA NA SAEB, NO PERÍODO DE 2014 À 2019. DIANTE DESTE CONTEXTO REFLETIMOS E BUSCAMOS RESPONDER: QUAIS ESTRATÉGIAS E PROCESSOS DA GESTÃO ESCOLAR FORAM IMPLEMENTADOS NO CETEP/IRECÊ, PARA QUE SE TORNASSE UMA REFERÊNCIA NO TII? E EM QUE MEDIDA ESSAS ESTRATÉGIAS E PROCESSOS CONTRIBUÍRAM PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM? PARA RESPONDERMOS ESSA QUESTÃO UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJO MÉTODO CONFIGURA-SE COMO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, A PARTIR DO ESTUDO DE CASO E, CONSIDERANDO A NATUREZA DO OBJETO, O DEFINIMOS COMO TEÓRICO-EMPÍRICO. ESTE TRABALHO TEM, COMO LÓCUS DE PESQUISA, O CETEP/IRECÊ E COMO PARTICIPANTES DO ESTUDO OS MEMBROS DA GESTÃO DO PERÍODO DE 2015 A 2019. ESTA PESQUISA ENCONTRA-SE EM FASE DE DESENVOLVIMENTO, PORTANTO, SEUS RESULTADOS SÃO AINDA PARCIAIS. PRETENDE-SE COM ESTE ESTUDO RESPONDER AOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS, ALÉM DE IMPLEMENTAR O OBSERVATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE IRECÊ: OBEP-TII, QUE SE ENCONTRA REGISTRADO NO SIP / UNEB E QUE TEM POR OBJETIVO PROMOVER UMA ARTICULAÇÃO ENTRE GESTORES EDUCACIONAIS DO TII, DESENVOLVER ESTUDOS E PROPOR INTERVENÇÕES NO ÂMBITO DA GESTÃO PÚBLICA EDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ENSINO TÉCNICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO EDUCACIONAL, GESTÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID3418_26092019235113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITHANY FELIPE ALCÂNTARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ITHANY ALCÂNTARA" "autor_email" => "ithany.uneb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB CAMPUS XVI-IRECÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60411 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4849 "inscrito_id" => 3418 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E PROCESSOS DA GESTÃO ESCOLAR IMPLEMENTADAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB, EM SUA ÚLTIMA COLETA, EVIDENCIOU A PRECARIEDADE DA EDUCAÇÃO NA BAHIA E, NO TII, ESTÁ MUITO ABAIXO DA MÉDIA ESPERADA. DENTRE OUTROS FATORES, É POSSÍVEL ATRIBUIR A AUSÊNCIA OU MÁ FORMAÇÃO DOS GESTORES EDUCACIONAIS, NO ENTANTO, NESTE CENÁRIO SURGE O CETEP/IRECÊ, QUE APRESENTOU ÍNDICES EDUCACIONAIS ACIMA DA MÉDIA NA SAEB, NO PERÍODO DE 2014 À 2019. DIANTE DESTE CONTEXTO REFLETIMOS E BUSCAMOS RESPONDER: QUAIS ESTRATÉGIAS E PROCESSOS DA GESTÃO ESCOLAR FORAM IMPLEMENTADOS NO CETEP/IRECÊ, PARA QUE SE TORNASSE UMA REFERÊNCIA NO TII? E EM QUE MEDIDA ESSAS ESTRATÉGIAS E PROCESSOS CONTRIBUÍRAM PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM? PARA RESPONDERMOS ESSA QUESTÃO UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJO MÉTODO CONFIGURA-SE COMO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, A PARTIR DO ESTUDO DE CASO E, CONSIDERANDO A NATUREZA DO OBJETO, O DEFINIMOS COMO TEÓRICO-EMPÍRICO. ESTE TRABALHO TEM, COMO LÓCUS DE PESQUISA, O CETEP/IRECÊ E COMO PARTICIPANTES DO ESTUDO OS MEMBROS DA GESTÃO DO PERÍODO DE 2015 A 2019. ESTA PESQUISA ENCONTRA-SE EM FASE DE DESENVOLVIMENTO, PORTANTO, SEUS RESULTADOS SÃO AINDA PARCIAIS. PRETENDE-SE COM ESTE ESTUDO RESPONDER AOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS, ALÉM DE IMPLEMENTAR O OBSERVATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE IRECÊ: OBEP-TII, QUE SE ENCONTRA REGISTRADO NO SIP / UNEB E QUE TEM POR OBJETIVO PROMOVER UMA ARTICULAÇÃO ENTRE GESTORES EDUCACIONAIS DO TII, DESENVOLVER ESTUDOS E PROPOR INTERVENÇÕES NO ÂMBITO DA GESTÃO PÚBLICA EDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ENSINO TÉCNICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO EDUCACIONAL, GESTÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID3418_26092019235113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITHANY FELIPE ALCÂNTARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ITHANY ALCÂNTARA" "autor_email" => "ithany.uneb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB CAMPUS XVI-IRECÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }