ESTE TRABALHO PROPÕE ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTAS DE MEDIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR (TURMAS DE CRIANÇAS OU JOVENS E ADULTOS), A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ALÉM DISSO, É DE INTERESSE TAMBÉM SONDAR AS NOVAS MOVIMENTAÇÕES A RESPEITO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, PRINCIPALMENTE AQUELAS QUE SE PREOCUPAM EM ENTENDER COMO O EDUCANDO APRENDE, NÃO SE DETENDO APENAS AO QUE O PROFESSOR DEVE ENSINAR. A PESQUISA É DO TIPO BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO. COMO APORTE TEÓRICO ESTE TRABALHO UTILIZA FERREIRO & TEBEROSKY (1985) POR SUA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO, FIGUEIREDO ET AL (2009) AS QUAIS VERSAM SOBRE ATIVIDADES PARA O NÍVEL DE HIPÓTESES DE LEITURA E ESCRITA E KISHIMOTO (2003), POR ABORDAR SOBRE JOGOS E OS SEUS USOS NA EDUCAÇÃO. POR CONCLUSÃO, FOI EVIDENCIADO QUE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DE LEITURA E ESCRITA DOS EDUCANDOS, SENDO ASSIM UM INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO IMPORTANTE EM SALA DE AULA. COM ISSO, O TRABALHO COM DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POSSIBILITA PRÁTICAS LÚDICAS PARA AMPLIAR O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS.