EXTRAÇÃO DE DNA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA E GENÉTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60487 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1906 "inscrito_id" => 1898 "titulo" => "EXTRAÇÃO DE DNA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA E GENÉTICA" "resumo" => "O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA AS DISCIPLINAS DO EIXO DAS CIÊNCIAS NA NATUREZA DEMANDA EXIGÊNCIAS PARTICULARES PARA QUE O LETRAMENTO CIENTÍFICO SEJA PROMOVIDO. DENTRE OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PELOS PROFISSIONAIS DA ÁREA NESSE PROCESSO, DESTACA-SE A INVISIBILIDADE DAS TEMÁTICAS ABORDADAS. NESSA PERSPECTIVA, DUAS FERRAMENTAS SÃO EFICIENTES NO ENFRENTAMENTO DO DESAFIO LANÇADO: AULAS PRÁTICAS/EXPERIMENTAIS E MODELOS DIDÁTICOS. ENQUANTO A PRIMEIRA INSERE OS ESTUDANTES NO FAZER CIÊNCIA, A SEGUNDA É CAPAZ DE CONCRETIZAR FENÔMENOS DISTANTES DO IMAGINÁRIO COMUM. BUSCANDO VALIDAR AS PREMISSAS ANTERIORMENTE CITADAS, APLICOU-SE AULAS PRÁTICAS DE EXTRAÇÃO DE DNA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR WALFREDO GURGEL. ESTA FOI REALIZADA NA ESCOLA, COM APOIO DA PROFESSORA DE BIOLOGIA, DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRN E COM AUXÍLIO DE UM MODELO DIDÁTICO. APÓS ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS ANTES E APÓS AS AULAS PRÁTICAS, 96% DOS ESTUDANTES CONCORDARAM QUE HOUVE UMA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA. 84% DESTES MOSTRARAM CONHECER AS DEFINIÇÕES E FUNÇÕES DO DNA, COMO AINDA, 76% FORAM CAPAZES DE EXPLICITAR ISSO LIVREMENTE NOS QUESTIONÁRIOS DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM. 66% FORAM CAPAZES DE ASSOCIAR CORRETAMENTE IMAGEM E CONCEITOS COMO NÚCLEO, CROMOSSOMO E DNA. AS ANÁLISES DOS RESULTADOS EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE CORRELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA E GENÉTICA. O ENSINO DE CIÊNCIAS TOMA DISTANCIAMENTO DO ESTEREÓTIPO DE INCOMPREENSÍVEL QUANDO UTILIZA-SE DE APARATOS PEDAGÓGICOS CAPAZES DE PREENCHER AS COMPLEXIDADES INERENTES DOS PROCESSOS CIENTÍFICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, AULAS EXPERIMENTAIS, MODELOS DIDÁTICOS, CITOLOGIA, CITOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID1898_15082019100948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO VINÍCIUS MEDEIROS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "DIEGO VINÍCIUS" "autor_email" => "diegovmcarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60487 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1906 "inscrito_id" => 1898 "titulo" => "EXTRAÇÃO DE DNA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA E GENÉTICA" "resumo" => "O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA AS DISCIPLINAS DO EIXO DAS CIÊNCIAS NA NATUREZA DEMANDA EXIGÊNCIAS PARTICULARES PARA QUE O LETRAMENTO CIENTÍFICO SEJA PROMOVIDO. DENTRE OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PELOS PROFISSIONAIS DA ÁREA NESSE PROCESSO, DESTACA-SE A INVISIBILIDADE DAS TEMÁTICAS ABORDADAS. NESSA PERSPECTIVA, DUAS FERRAMENTAS SÃO EFICIENTES NO ENFRENTAMENTO DO DESAFIO LANÇADO: AULAS PRÁTICAS/EXPERIMENTAIS E MODELOS DIDÁTICOS. ENQUANTO A PRIMEIRA INSERE OS ESTUDANTES NO FAZER CIÊNCIA, A SEGUNDA É CAPAZ DE CONCRETIZAR FENÔMENOS DISTANTES DO IMAGINÁRIO COMUM. BUSCANDO VALIDAR AS PREMISSAS ANTERIORMENTE CITADAS, APLICOU-SE AULAS PRÁTICAS DE EXTRAÇÃO DE DNA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR WALFREDO GURGEL. ESTA FOI REALIZADA NA ESCOLA, COM APOIO DA PROFESSORA DE BIOLOGIA, DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRN E COM AUXÍLIO DE UM MODELO DIDÁTICO. APÓS ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS ANTES E APÓS AS AULAS PRÁTICAS, 96% DOS ESTUDANTES CONCORDARAM QUE HOUVE UMA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA. 84% DESTES MOSTRARAM CONHECER AS DEFINIÇÕES E FUNÇÕES DO DNA, COMO AINDA, 76% FORAM CAPAZES DE EXPLICITAR ISSO LIVREMENTE NOS QUESTIONÁRIOS DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM. 66% FORAM CAPAZES DE ASSOCIAR CORRETAMENTE IMAGEM E CONCEITOS COMO NÚCLEO, CROMOSSOMO E DNA. AS ANÁLISES DOS RESULTADOS EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE CORRELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA E GENÉTICA. O ENSINO DE CIÊNCIAS TOMA DISTANCIAMENTO DO ESTEREÓTIPO DE INCOMPREENSÍVEL QUANDO UTILIZA-SE DE APARATOS PEDAGÓGICOS CAPAZES DE PREENCHER AS COMPLEXIDADES INERENTES DOS PROCESSOS CIENTÍFICOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, AULAS EXPERIMENTAIS, MODELOS DIDÁTICOS, CITOLOGIA, CITOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID1898_15082019100948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO VINÍCIUS MEDEIROS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "DIEGO VINÍCIUS" "autor_email" => "diegovmcarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }