O CONTEXTO ESCOLAR CONSTITUI LOCUS PRIVILEGIADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO E DO PENSAMENTO CIENTÍFICO, EXIGINDO QUE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CONTEMPLE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS NESSA PERSPECTIVA. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO TRATA DE UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA NO CAMPO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACE COM A FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO CIÊNCIA E FILOSOFIA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O APRENDIZADO DOS EDUCANDOS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA ENTREVISTA, E OS SUJEITOS FORAM QUATRO PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ACOPIARA-CE. A PESQUISA REVELOU QUE DOIS DOS ENTREVISTADOS NÃO VIVENCIARAM DISCIPLINAS DE CUNHO FILOSÓFICO EM SUA FORMAÇÃO INICIAL, EMBORA TODOS TENHAM MENCIONADO A IMPORTÂNCIA DESSE CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE; RELACIONARAM A FILOSOFIA À BASE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DESTACARAM SUAS CONTRIBUIÇÕES À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, NA FORMA DE PENSAR E DE BUSCAR RESPOSTAS PARA INDAGAÇÕES NO CAMPO DAS CIÊNCIAS. SOBRE A RELAÇÃO DA FILOSOFIA COM O ENSINO DE CIÊNCIAS, AFIRMAM QUE A CONTEMPLAM EM SUAS AULAS, A FIM DE ESTIMULAR E POTENCIALIZAR O ENSINO DE SUAS DISCIPLINAS. ASSIM, PODE-SE ENTENDER, A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO, QUE A RELAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E FILOSOFIA CONSTITUI-SE COMO UMA PRÁTICA POSSÍVEL NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS. CONTUDO, SE FAZ NECESSÁRIO MAIOR ATENÇÃO À CONSTRUÇÃO DESSA RELAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS, NAS LICENCIATURAS.