DISCUTINDO SOBRE A RESILIÊNCIA E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59949 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5756 "inscrito_id" => 1215 "titulo" => "DISCUTINDO SOBRE A RESILIÊNCIA E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO VEM TORNANDO-SE UMA PRÁTICA CORRIQUEIRA. ENTRETANTO, A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA DEVE SER PERMEADA POR FINALIDADES QUE VISEM ACRESCER NO DESEMPENHO EDUCACIONAL E NÃO COMO UM PASSA TEMPO. NESSA PERSPECTIVA, OBJETIVAMOS A EXIBIÇÃO E ANÁLISE DE FILMES HISTÓRICOS FRENTE AO CONCEITO DE RESILIÊNCIA BEM COMO DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO NOS ALUNOS, ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A RESILIÊNCIA NAS CENAS EXIBIDAS DO FILME; REALIZAR ATIVIDADES PARA CONSTATAR SE O CONCEITO DE RESILIÊNCIA E O PERÍODO HISTÓRICO RETRATADOS NAS CENAS FORAM COMPREENDIDOS. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZAMOS OS SEGUINTES AUTORES: FERRO (1992); MORETTIN (2011); ASSIS (2008); ANGST (2009). PARA TANTO FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER QUALITATIVA, NO QUAL FOI APLICADO UM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 10 E 16 ANOS. FRENTE AOS DADOS OBJETIVOS, AVERIGUAMOS QUE OS FILMES SE CONFIGURAM COMO EXCELENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS, IMERSOS DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, SUA UTILIZAÇÃO FOMENTA DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NA COMPREENSÃO E NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS, DESENVOLVE O PENSAMENTO CRÍTICO DO ALUNADO ALÉM DE TORNAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "RESILIÊNCIA, DIREITOS CIVIS, FILMES HISTÓRICOS, CINEMA, CINEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID1215_03102019213918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DE ARAÚJO LIMA" "autor_nome_curto" => "VALERIA ARAUJO" "autor_email" => "valeriaaraujo1941@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59949 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5756 "inscrito_id" => 1215 "titulo" => "DISCUTINDO SOBRE A RESILIÊNCIA E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO VEM TORNANDO-SE UMA PRÁTICA CORRIQUEIRA. ENTRETANTO, A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA DEVE SER PERMEADA POR FINALIDADES QUE VISEM ACRESCER NO DESEMPENHO EDUCACIONAL E NÃO COMO UM PASSA TEMPO. NESSA PERSPECTIVA, OBJETIVAMOS A EXIBIÇÃO E ANÁLISE DE FILMES HISTÓRICOS FRENTE AO CONCEITO DE RESILIÊNCIA BEM COMO DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO NOS ALUNOS, ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A RESILIÊNCIA NAS CENAS EXIBIDAS DO FILME; REALIZAR ATIVIDADES PARA CONSTATAR SE O CONCEITO DE RESILIÊNCIA E O PERÍODO HISTÓRICO RETRATADOS NAS CENAS FORAM COMPREENDIDOS. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZAMOS OS SEGUINTES AUTORES: FERRO (1992); MORETTIN (2011); ASSIS (2008); ANGST (2009). PARA TANTO FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER QUALITATIVA, NO QUAL FOI APLICADO UM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 10 E 16 ANOS. FRENTE AOS DADOS OBJETIVOS, AVERIGUAMOS QUE OS FILMES SE CONFIGURAM COMO EXCELENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS, IMERSOS DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, SUA UTILIZAÇÃO FOMENTA DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NA COMPREENSÃO E NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS, DESENVOLVE O PENSAMENTO CRÍTICO DO ALUNADO ALÉM DE TORNAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "RESILIÊNCIA, DIREITOS CIVIS, FILMES HISTÓRICOS, CINEMA, CINEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID1215_03102019213918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DE ARAÚJO LIMA" "autor_nome_curto" => "VALERIA ARAUJO" "autor_email" => "valeriaaraujo1941@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }