AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO METODOLOGICO PARA O ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM JOÃO PESSOA/PB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59239 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3659 "inscrito_id" => 5694 "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO METODOLOGICO PARA O ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM JOÃO PESSOA/PB" "resumo" => "O ENSINO, EM SUA TAMANHA COMPLEXIDADE, É ABORDADO POR MUITOS AUTORES COMO SENDO INTERLIGADO À VÁRIOS FATORES EXTERNOS, TAIS COMO: CONTEXTOS SOCIAIS NO QUAL A ESCOLA OU OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS; AS PARTICULARIDADES DE APRENDIZAGEM; ALÉM DE FATORES OBSERVADOS NO COTIDIANO EM SALA DE AULA, UMA VEZ QUE CADA ALUNO POSSUI SUAS CARACTERÍSTICAS E TEMPO DE APRENDIZAGEM, CABENDO AO EDUCADOR TRAÇAR A MELHOR ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AS MAIS VARIADAS TURMAS AS QUAIS SE DEDICA. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A ANÁLISE DAS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO SÉTIMO ANO (TURMAS “A” E “B”) DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL APOLÔNIO SALES DE MIRANDA, SITUADA NO BAIRRO DE CRUZ DAS ARMAS, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA POR ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB, NO PERÍODO DE CINCO MESES, E LEVOU EM CONSIDERAÇÃO A DIVISÃO DAS TURMAS JÁ EXISTENTE PARA EFEITO DE APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS (NA TURMA “A”) EM COMPARAÇÃO AOS MÉTODOS TRADICIONAIS ADOTADOS NA TURMA “B”. PARA A COLETA DE DADOS E POSTERIOR ANÁLISE DOS RESULTADOS, FORAM EFETUADOS TESTES NO INÍCIO E NO FINAL DO PROJETO PARA AMBAS AS TURMAS. TAIS TESTES CONTINHAM QUESTÕES DISCURSIVAS E OBJETIVAS E RETRATAVAM OS ASSUNTOS DISCUTIDOS EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS PRELIMINARES MOSTRARAM-SE BASTANTE POSITIVOS DEMONSTRANDO QUE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS É EFICAZ EM RELAÇÃO MÉTODOS TRADICIONAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PARODIAS, ENSINO APRENDIZAGEM, MODELOS, MODELOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID5694_24092019005537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS FREITAS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MATEUS FREITAS" "autor_email" => "mateus_freiitass@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59239 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3659 "inscrito_id" => 5694 "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO METODOLOGICO PARA O ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM JOÃO PESSOA/PB" "resumo" => "O ENSINO, EM SUA TAMANHA COMPLEXIDADE, É ABORDADO POR MUITOS AUTORES COMO SENDO INTERLIGADO À VÁRIOS FATORES EXTERNOS, TAIS COMO: CONTEXTOS SOCIAIS NO QUAL A ESCOLA OU OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS; AS PARTICULARIDADES DE APRENDIZAGEM; ALÉM DE FATORES OBSERVADOS NO COTIDIANO EM SALA DE AULA, UMA VEZ QUE CADA ALUNO POSSUI SUAS CARACTERÍSTICAS E TEMPO DE APRENDIZAGEM, CABENDO AO EDUCADOR TRAÇAR A MELHOR ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AS MAIS VARIADAS TURMAS AS QUAIS SE DEDICA. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A ANÁLISE DAS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO SÉTIMO ANO (TURMAS “A” E “B”) DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL APOLÔNIO SALES DE MIRANDA, SITUADA NO BAIRRO DE CRUZ DAS ARMAS, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA POR ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB, NO PERÍODO DE CINCO MESES, E LEVOU EM CONSIDERAÇÃO A DIVISÃO DAS TURMAS JÁ EXISTENTE PARA EFEITO DE APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS (NA TURMA “A”) EM COMPARAÇÃO AOS MÉTODOS TRADICIONAIS ADOTADOS NA TURMA “B”. PARA A COLETA DE DADOS E POSTERIOR ANÁLISE DOS RESULTADOS, FORAM EFETUADOS TESTES NO INÍCIO E NO FINAL DO PROJETO PARA AMBAS AS TURMAS. TAIS TESTES CONTINHAM QUESTÕES DISCURSIVAS E OBJETIVAS E RETRATAVAM OS ASSUNTOS DISCUTIDOS EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS PRELIMINARES MOSTRARAM-SE BASTANTE POSITIVOS DEMONSTRANDO QUE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS É EFICAZ EM RELAÇÃO MÉTODOS TRADICIONAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PARODIAS, ENSINO APRENDIZAGEM, MODELOS, MODELOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID5694_24092019005537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS FREITAS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MATEUS FREITAS" "autor_email" => "mateus_freiitass@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }