FILOSOFIA POP: ANÁLISE DA LETRA DA MÚSICA “AGITO E USO”, DE ÂNGELA RO RO SOBRE A PERSPECTIVA FEMINISTA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60524 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2096 "inscrito_id" => 5267 "titulo" => "FILOSOFIA POP: ANÁLISE DA LETRA DA MÚSICA “AGITO E USO”, DE ÂNGELA RO RO SOBRE A PERSPECTIVA FEMINISTA" "resumo" => "HISTORICAMENTE, SÃO MARGINALIZADOS E SILENCIADOS TEMAS LIGADOS À IMAGEM DA MULHER NA SOCIEDADE E SITUAÇÕES TRIVIAIS COMO: DESMORALIZAÇÃO, CONSTRANGIMENTO, ASSÉDIO, VIOLÊNCIA, AGRESSÃO VERBAL, FÍSICA E SIMBÓLICA. ACERCA DISTO, CITAMOS ASPECTO DE INCONFORMISMO COM SITUAÇÕES DE CONFIGURAÇÕES SÓRDIDAS, GRUPOS QUE BUSCAM E COMPARTILHAM CHAVES NA QUAL ABREM AS “JANELAS” DO INTELECTO, FECHADO A NOVOS HORIZONTES. UM GRANDE EXEMPLO ENTRE TANTOS É O USO DE MÍDIAS LIBERTADORAS COMO FONTE DE APELO SOCIAL, DENTRE ELAS, A MÚSICA TORNA-SE AQUI UMA GRANDE ARMA, PROPULSIONANDO IDEAIS DE LIBERDADE TRAZIDAS DE FORMA EXPLÍCITA OU IMPLÍCITA. DEBRUÇARMO-NOS SOBRE A ANÁLISE DA MÚSICA “AGITO E USO”, DE ÂNGELA RO RO, EM INTERTEXTO CONTEMPORÂNEO CULTURAL E SEU PROCESSO HISTÓRICO, TODAVIA, NÃO SEGUIMOS NESTE ARTIGO, CEGAMENTE, TODAS AS CORRENTES IDEOLÓGICAS FEMINISTAS, EXPLICITAMOS AS DELIMITAÇÕES UNITÁRIAS DO MOVIMENTO COMO: IGUALDADE, LIBERDADE, E QUEBRAS DE NORMAS PATRIARCAIS MACHISTAS E SEXISTA (PRECONCEITO OU DISCRIMINAÇÃO BASEADO NO SEXO OU GÊNERO DE UMA PESSOA). O ESTUDO MOSTRA A INTERTEXTUALIDADE E DIÁLOGOS EXISTENTES ENTRE A MÚSICA E DISTINTOS PENSADORES E PESQUISADORES, UTILIZAMOS LINGUAGENS DIFERENTES, COM MESMO TEOR, O DESPOJAMENTO DO OLHAR E EXPERIÊNCIAS DO JOVEM SOBRE A TEMÁTICA FEMINISTA PARA ADENTRAR EM SEU UNIVERSO COMO SUGERE A FILOSOFIA POP. COMO SUPORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE: ADICHIE (2005); PERROT, (2012); WOOLF, (2004); VALCÁRCEL, (1991). SOBRE ESSA BASE DA PERSPECTIVA FEMINISTA NA ANÁLISE DA MÚSICA “AGITO E USO”, APRESENTAMOS CONCEITOS E QUESTIONAMENTOS FEMINISTAS, VISANDO A DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS IMPREGNADOS NAS COMUNIDADES E O FIRMAMENTO IDEOLÓGICO DA IGUALDADE ENTRE GÊNEROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "FEMINISMO, FILOSOFIA POP, ANÁLISE DA LETRA DA MÚSICA AGITO E USO, DE ANGÊLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID5267_15082019162659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCICLEI DA GRAÇA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ALCICLEI CRUZ" "autor_email" => "ac.alciclei@gmail.com" "autor_ies" => "UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60524 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2096 "inscrito_id" => 5267 "titulo" => "FILOSOFIA POP: ANÁLISE DA LETRA DA MÚSICA “AGITO E USO”, DE ÂNGELA RO RO SOBRE A PERSPECTIVA FEMINISTA" "resumo" => "HISTORICAMENTE, SÃO MARGINALIZADOS E SILENCIADOS TEMAS LIGADOS À IMAGEM DA MULHER NA SOCIEDADE E SITUAÇÕES TRIVIAIS COMO: DESMORALIZAÇÃO, CONSTRANGIMENTO, ASSÉDIO, VIOLÊNCIA, AGRESSÃO VERBAL, FÍSICA E SIMBÓLICA. ACERCA DISTO, CITAMOS ASPECTO DE INCONFORMISMO COM SITUAÇÕES DE CONFIGURAÇÕES SÓRDIDAS, GRUPOS QUE BUSCAM E COMPARTILHAM CHAVES NA QUAL ABREM AS “JANELAS” DO INTELECTO, FECHADO A NOVOS HORIZONTES. UM GRANDE EXEMPLO ENTRE TANTOS É O USO DE MÍDIAS LIBERTADORAS COMO FONTE DE APELO SOCIAL, DENTRE ELAS, A MÚSICA TORNA-SE AQUI UMA GRANDE ARMA, PROPULSIONANDO IDEAIS DE LIBERDADE TRAZIDAS DE FORMA EXPLÍCITA OU IMPLÍCITA. DEBRUÇARMO-NOS SOBRE A ANÁLISE DA MÚSICA “AGITO E USO”, DE ÂNGELA RO RO, EM INTERTEXTO CONTEMPORÂNEO CULTURAL E SEU PROCESSO HISTÓRICO, TODAVIA, NÃO SEGUIMOS NESTE ARTIGO, CEGAMENTE, TODAS AS CORRENTES IDEOLÓGICAS FEMINISTAS, EXPLICITAMOS AS DELIMITAÇÕES UNITÁRIAS DO MOVIMENTO COMO: IGUALDADE, LIBERDADE, E QUEBRAS DE NORMAS PATRIARCAIS MACHISTAS E SEXISTA (PRECONCEITO OU DISCRIMINAÇÃO BASEADO NO SEXO OU GÊNERO DE UMA PESSOA). O ESTUDO MOSTRA A INTERTEXTUALIDADE E DIÁLOGOS EXISTENTES ENTRE A MÚSICA E DISTINTOS PENSADORES E PESQUISADORES, UTILIZAMOS LINGUAGENS DIFERENTES, COM MESMO TEOR, O DESPOJAMENTO DO OLHAR E EXPERIÊNCIAS DO JOVEM SOBRE A TEMÁTICA FEMINISTA PARA ADENTRAR EM SEU UNIVERSO COMO SUGERE A FILOSOFIA POP. COMO SUPORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE: ADICHIE (2005); PERROT, (2012); WOOLF, (2004); VALCÁRCEL, (1991). SOBRE ESSA BASE DA PERSPECTIVA FEMINISTA NA ANÁLISE DA MÚSICA “AGITO E USO”, APRESENTAMOS CONCEITOS E QUESTIONAMENTOS FEMINISTAS, VISANDO A DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS IMPREGNADOS NAS COMUNIDADES E O FIRMAMENTO IDEOLÓGICO DA IGUALDADE ENTRE GÊNEROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "FEMINISMO, FILOSOFIA POP, ANÁLISE DA LETRA DA MÚSICA AGITO E USO, DE ANGÊLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID5267_15082019162659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCICLEI DA GRAÇA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ALCICLEI CRUZ" "autor_email" => "ac.alciclei@gmail.com" "autor_ies" => "UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }