SANTOS, Cláudia Costa Dos et al.. Gestão democrática na escola pública. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60661>. Acesso em: 22/11/2024 18:20
A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM COLETIVA, PELO SIMPLES FATO DE QUE SOCIALIZA E FAZ PARTILHA COLETIVAMENTE DAS IDEIAS E DECISÕES TOMADAS NA ESCOLA, INCENTIVANDO E RECONHECENDO A INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR, NUMA CONVERSA COM PROFESSORES(AS), ALUNOS(A), PAIS, MÃES, FUNCIONÁRIOS(A), QUE TOMA CONHECIMENTO DA REALIDADE LOCAL. A IMPORTÂNCIA DO TEMA SE DÁ PELO DESTAQUE DA GESTÃO DEMOCRATICA EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PODER ENTENDER MELHOR O PROCESSO EDUCATIVO DO PONTO DE VISTA DA GESTÃO DAS ESCOLAS PESQUISADAS E PODER CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA PARA MELHORAR ESSE PROCESSO. NA EVOLUÇÃO DESTA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DO TIPO DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA,(QUESTÕES SUBJETIVAS E ENTREVISTAS). O UNIVERSO ESTUDADO COMPREENDE GESTORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESFERA MUNICIPAL DE UMA CIDADE DO AGRESTE PARAIBANA. SERÁ VERIFICADO SE AS ESCOLAS TRABALHAM COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, EM UMA PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA, ONDE PASSAMOS A TER UMA VISÃO DIFERENCIADA SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA E A DEMOCRATIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. ALMEJAMOS ALCANÇAR RESULTADOS POSITIVOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO OU ABRANDAR PROBLEMAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE AS ESCOLAS ESTUDADAS TÊM DADO GRANDES PASSOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, EM VISTA QUE JÁ SE TEM ALGUNS ELEMENTOS QUE LEVA A ESSE CAMINHO, PORÉM, AINDA HÁ UMA LONGA CAMINHADA A SER PERCORRIDA.