, Leilanesantosjorge. O ensino da eja na educação escolar quilombola. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61318>. Acesso em: 22/11/2024 19:15
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE É UM PROCESSO CONTÍNUO E QUANTO MAIS AUTOCONHECIMENTO POSSUÍMOS, MELHOR SE DÁ ESTE PROCESSO. PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO TRABALHAR A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA PARA QUE ELA SAIBA QUEM É, SUA ORIGEM, DE ONDE VEIO E O SEU PAPEL NA SOCIEDADE EM QUE VIVE. VISTO QUE, QUANDO NÃO CONHECEMOS A NOSSA IDENTIDADE, NOS SENTIMOS MENOS IMPORTANTE, FAZENDO COM QUE DEIXEMOS DE REALIZAR TODO NOSSO POTENCIAL, O QUE ACABA SENDO DESPERDIÇADO. É IMPORTANTE QUE DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA A CRIANÇA APRENDA CONHECER E RECONHECER SUA IDENTIDADE, PORÉM, ISSO SÓ É POSSÍVEL QUANDO ALGUÉM INTERMEDIA POR ELA, AJUDANDO-A A CONSTRUIR UM PENSAMENTO MAIS CRÍTICO SOBRE. E POR SE TRATAR DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA, É IMPORTANTE ESTAR ATENTO ÀS SUAS DIVERSAS CARACTERÍSTICAS PECULIARES. PUDE PERCEBER A DIFICULDADE DOS PROFESSORES NO MOMENTO DE EXERCER SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, DECORRIDO DA FALTA DE CONHECIMENTO DA CULTURA QUILOMBOLA E PRINCIPALMENTE, ELES DESCONHECEM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA, PORÉM, EXISTE UM PRESSUPOSTO QUE MESMO DIANTE DE TAIS DIFICULDADES APRESENTADAS, ESTES PROFISSIONAIS AINDA PODEM CRIAR MECANISMOS DE APRENDIZAGENS PARA ESSES ALUNOS, MAS PARA ISSO, É IMPORTANTE QUE OS MESMOS SE ESPECIFIQUEM COM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAR NAS ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS, TENDO COMO BASE UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO DAS DIRETRIZES.