GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: O PROVIMENTO DO CARGO DE GESTOR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE AREZ/RN
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60662 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4854 "inscrito_id" => 11280 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: O PROVIMENTO DO CARGO DE GESTOR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE AREZ/RN" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, MAIS ESPECIFICAMENTE NO QUE TANGE AO PROCESSO QUE REGE A ESCOLHA DO GESTOR ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE AREZ/RN. EM LINHAS GERAIS, SÃO ELENCADOS ELEMENTOS QUE SERVIRÃO À REFLEXÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, BEM COMO APRESENTAMOS UM BREVE PANORAMA DA GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE AREZ/RN, PARTINDO DO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO E EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO, INCLUINDO O PROCESSO DE SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, TENTANDO ESTABELECER SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO ENSINO OFERTADA. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSTA DE ENFOQUE QUALITATIVO, UTILIZANDO-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ENFATIZANDO AUTORES COMO PARO(1990), SANTOS E PRADO(2013) E GOMES(2013), BEM COMO A LEGISLAÇÃO PERTINENTE À TEMÁTICA PROPOSTA. OBSERVOU-SE QUE A AUSÊNCIA DE UM ENTENDIMENTO INTEGRAL ACERCA DA DEMOCRACIA NA ESCOLA ENFRAQUECE A CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO DE QUALIDADE. DEMOCRACIA ESSA QUE VAI ALÉM DE ELEIÇÕES PARA GESTORES ESCOLARES, UMA VEZ QUE O FATO DO GESTOR SER UM PARTÍCIPE DA COMUNIDADE LOCAL LEVA À COMUNIDADE ESCOLAR A DESCONSIDERAR SUAS HABILIDADES, FORMAÇÃO E CAPACIDADE TÉCNICA AO CARGO, NECESSITANDO EM DETERMINADAS SITUAÇÕES TERCEIRIZAR SERVIÇOS RELACIONADOS ÀS DEMANDAS BUROCRÁTICAS INERENTES ÀS SUAS FUNÇÕES DE GESTOR, EVIDENCIANDO A A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, NESSE CASO NO MUNICÍPIO DE AREZ/RN, CONDIÇÃO PRIMORDIAL À MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA QUE SE COMPROMETA EM DIALOGAR COM AS NECESSIDADES DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTOR ESCOLAR, MUNICÍPIO DE AREZ/RN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID11280_26092019235428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIONE VICENTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DIONE SILVA" "autor_email" => "dioneforte@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60662 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4854 "inscrito_id" => 11280 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: O PROVIMENTO DO CARGO DE GESTOR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE AREZ/RN" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, MAIS ESPECIFICAMENTE NO QUE TANGE AO PROCESSO QUE REGE A ESCOLHA DO GESTOR ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE AREZ/RN. EM LINHAS GERAIS, SÃO ELENCADOS ELEMENTOS QUE SERVIRÃO À REFLEXÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, BEM COMO APRESENTAMOS UM BREVE PANORAMA DA GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE AREZ/RN, PARTINDO DO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO E EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO, INCLUINDO O PROCESSO DE SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, TENTANDO ESTABELECER SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO ENSINO OFERTADA. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSTA DE ENFOQUE QUALITATIVO, UTILIZANDO-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ENFATIZANDO AUTORES COMO PARO(1990), SANTOS E PRADO(2013) E GOMES(2013), BEM COMO A LEGISLAÇÃO PERTINENTE À TEMÁTICA PROPOSTA. OBSERVOU-SE QUE A AUSÊNCIA DE UM ENTENDIMENTO INTEGRAL ACERCA DA DEMOCRACIA NA ESCOLA ENFRAQUECE A CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO DE QUALIDADE. DEMOCRACIA ESSA QUE VAI ALÉM DE ELEIÇÕES PARA GESTORES ESCOLARES, UMA VEZ QUE O FATO DO GESTOR SER UM PARTÍCIPE DA COMUNIDADE LOCAL LEVA À COMUNIDADE ESCOLAR A DESCONSIDERAR SUAS HABILIDADES, FORMAÇÃO E CAPACIDADE TÉCNICA AO CARGO, NECESSITANDO EM DETERMINADAS SITUAÇÕES TERCEIRIZAR SERVIÇOS RELACIONADOS ÀS DEMANDAS BUROCRÁTICAS INERENTES ÀS SUAS FUNÇÕES DE GESTOR, EVIDENCIANDO A A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, NESSE CASO NO MUNICÍPIO DE AREZ/RN, CONDIÇÃO PRIMORDIAL À MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA QUE SE COMPROMETA EM DIALOGAR COM AS NECESSIDADES DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTOR ESCOLAR, MUNICÍPIO DE AREZ/RN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID11280_26092019235428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIONE VICENTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DIONE SILVA" "autor_email" => "dioneforte@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }