IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DO TURISMO EM FORTALEZA/CE: UMA REFLEXÃO SOBRE A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60743 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3709 "inscrito_id" => 10288 "titulo" => "IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DO TURISMO EM FORTALEZA/CE: UMA REFLEXÃO SOBRE A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE" "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE EM UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) PAULO PETROLA, LOCALIZADA NO BAIRRO BARRA DO CEARÁ, FORTALEZA-CE. A MESMA POSSUI O SISTEMA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO, ONDE HÁ A INCLUSÃO DO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO REGULAR, AGREGADO EM 2006 A LEI DE DIRETRIZES E BASES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS COMPREENDER A REALIDADE DO ESPAÇO ESCOLAR E DE SEUS SUJEITOS, BEM COMO ANALISAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA, TENDO COMO FOCO A TURMA DE 1° DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE GUIA DE TURISMO. A PARTIR DISSO, FOI PROPOSTO UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO QUE TRABALHASSE A GEOGRAFIA DAS REPRESENTAÇÕES DO TURISMO NA CIDADE DE FORTALEZA, POSSIBILITANDO UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DOS ALUNOS ENQUANTO FUTUROS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TURISMO. PARA ISSO, AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA CONSISTIRAM EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; ANÁLISE DO CONTEXTO DA ESCOLA; PESQUISA DOCUMENTAL; OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA; E A ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO. A PESQUISA SE FEZ IMPORTANTE DIANTE DOS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO MÉDIO INTEGRADO QUE TENHA DE FATO O TRABALHO EDUCATIVO E O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO CIDADÃ, POIS MUITAS VEZES O ENSINO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEM SEU FOCO MAIS VOLTADO PARA A FORMAÇÃO TÉCNICA E MERCADOLÓGICA. ENTRETANTO, MAIS DO QUE FORMAR PROFISSIONALMENTE, O AMBIENTE ESCOLAR DEVE ESTAR COMPROMETIDO EM FORMAR SUJEITOS PENSANTES E ATIVOS QUE TENHAM CONSCIÊNCIA CRÍTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, REPRESENTAÇÕES, TURISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID10288_24092019172854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIA MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIA MARQUES" "autor_email" => "lidiammsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA PROFISSIONALIZANTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60743 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3709 "inscrito_id" => 10288 "titulo" => "IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DO TURISMO EM FORTALEZA/CE: UMA REFLEXÃO SOBRE A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE" "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE EM UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) PAULO PETROLA, LOCALIZADA NO BAIRRO BARRA DO CEARÁ, FORTALEZA-CE. A MESMA POSSUI O SISTEMA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO, ONDE HÁ A INCLUSÃO DO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO REGULAR, AGREGADO EM 2006 A LEI DE DIRETRIZES E BASES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS COMPREENDER A REALIDADE DO ESPAÇO ESCOLAR E DE SEUS SUJEITOS, BEM COMO ANALISAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA, TENDO COMO FOCO A TURMA DE 1° DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE GUIA DE TURISMO. A PARTIR DISSO, FOI PROPOSTO UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO QUE TRABALHASSE A GEOGRAFIA DAS REPRESENTAÇÕES DO TURISMO NA CIDADE DE FORTALEZA, POSSIBILITANDO UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DOS ALUNOS ENQUANTO FUTUROS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TURISMO. PARA ISSO, AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA CONSISTIRAM EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; ANÁLISE DO CONTEXTO DA ESCOLA; PESQUISA DOCUMENTAL; OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA; E A ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO. A PESQUISA SE FEZ IMPORTANTE DIANTE DOS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO MÉDIO INTEGRADO QUE TENHA DE FATO O TRABALHO EDUCATIVO E O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO CIDADÃ, POIS MUITAS VEZES O ENSINO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEM SEU FOCO MAIS VOLTADO PARA A FORMAÇÃO TÉCNICA E MERCADOLÓGICA. ENTRETANTO, MAIS DO QUE FORMAR PROFISSIONALMENTE, O AMBIENTE ESCOLAR DEVE ESTAR COMPROMETIDO EM FORMAR SUJEITOS PENSANTES E ATIVOS QUE TENHAM CONSCIÊNCIA CRÍTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, REPRESENTAÇÕES, TURISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID10288_24092019172854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIA MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIA MARQUES" "autor_email" => "lidiammsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA PROFISSIONALIZANTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }